120 nomes gregos para cães machos

Você não sabe qual nome dar ao seu novo amigo? Aqui vamos apresentar nomes de deuses gregos e alguns personagens proeminentes da mitologia para inspirar você na hora de fazer sua escolha.
120 nomes gregos para cães machos

Última atualização: 04 abril, 2022

Se você está procurando um nome para cães machos e não consegue encontrar a melhor escolha, não se preocupe. Apresentamos aqui uma seleção de 120 nomes gregos que você vai adorar.

Sabemos que essa não é uma escolha fácil e que muitos tutores gostam de incluir um significado especial por trás do nome do cão. Se esse for o seu caso, continue lendo, pois com certeza você encontrará várias opções de nome para seu cão que serão do seu agrado.

Por que usar nomes gregos para cães machos?

A primeira razão para usar nomes gregos para cães machos é porque eles são muito originais. Também é uma boa ideia porque é muito provável que você encontre vários que se adaptem à personalidade de cada um dos seus peludos e, além disso, você poderá ter o seu próprio Olimpo em casa.

Por outro lado, você notará que a maioria dos nomes são curtos e muito sonoros, o que tornará mais fácil para seus cães aprendê-los mais rapidamente e responder às suas ordens a cada chamado.

Por último, mas não menos importante, quando você chama seus cães em público, é quase impossível evitar o olhar de admiração das pessoas ao redor. O simples nome vai gerar simpatia nas pessoas que conhecem a história da Grécia.

10 nomes de deuses gregos para cães

Não perca nenhum dos nomes gregos para cães que vamos apresentar. Contaremos brevemente o seu significado para que você possa encontrar uma relação com o jeito de ser dos seus peludos e assim possa tomar a decisão de batizá-los dessa forma (ou não). Preparado? Vamos lá!

Você conhece os nomes gregos para um cachorro macho?

1. Caos ou Khaos

De acordo com a mitologia grega, caos ou khaos é o estado primitivo de existência, do qual surgiram os primeiros deuses. Esse termo também significa “vazio que ocupa um buraco” e diz-se que designou o primeiro deus a aparecer, encerrando a existência do nada.

É um nome neutro que combina com machos e fêmeas e rompe com o conceito tradicional de caos.

2. Érebo

A tradição oral grega diz que o Caos se dividiu em três deuses: Gaia, Nicte (femininos) e Érebo, que personaliza a escuridão, a qual preenche todos os cantos e buracos. Outras histórias o relacionam ao destino: seja como for, é um nome muito bonito para cães pretos.

3. Cadmo

Cadmo é conhecido como o lendário fundador de Tebas. É um nome que está relacionado com a obediência, uma vez que Cadmo sempre seguiu as instruções de diferentes reis, oráculos, deuses e deusas. Portanto, é ideal para cães com um jeito calmo de ser e que seguem bem as ordens.

Entre uma grande variedade de anedotas, Cadmo é conhecido por assassinar um dos filhos de Ares. Por causa disso, ele viveu por 8 anos como seu servo.

4. Ares

Ares, filho de Zeus e Hera, é conhecido como o deus da guerra, por isso também representa a virilidade masculina. Não é de surpreender que, ao longo das histórias mitológicas, ele esteja associado a mais de 30 amantes e 60 filhos.

É uma boa opção para cães fortes, guerreiros e que, sem serem agressivos, gostam do confronto com outros animais da mesma espécie. O nome Ares indica presença e atitude.

5. Poseidon

Poseidon é um dos deuses gregos mais lembrados pelas pessoas. Ele é o deus dos mares, rios e oceanos e também é conhecido como o “agitador da Terra”. Era um deus tão importante que em cidades como Corinto e Magna Grécia ele era o chefe da pólis.

6. Pégaso

Pégaso é o nome do cavalo mitológico de Zeus, gerado por Poseidon e gerado pela Górgona Medusa. A mitologia diz que quando Perseu decapitou Medusa, esse lindo cavalo branco saltou de seu pescoço. Em várias histórias ele se destaca por ter ajudado muitos heróis em suas conquistas e batalhas.

Esse lindo cavalo é sempre representado com uma cor branca, brilhante e quase celestial. Portanto, é o denominativo indicado para cães machos e de pelagem branca.

7. Zeus

Zeus é o deus do céu, da ordem, da justiça e do destino do Universo. É filho de Cronos e Reia, dois titãs. Ele também é conhecido como o rei dos raios, pois controla as tempestades com as quais pune os humanos.

Como no início dos tempos os titãs governavam o mundo, Cronos comeu todos os filhos que teve com Reia para evitar que seu reino fosse tirado dele.

Cansada dos abusos, a titã Reia escondeu Zeus com os humanos e, quando ele cresceu, trouxe à realidade o medo de seu pai. Zeus deu um vomitivo a Cronos e conseguiu com que o fizesse regurgitar seus irmãos, iniciando uma longa batalha entre deuses e titãs.

8. Cronos

Cronos é o titã que pertence à primeira geração de titãs e teve vários filhos com sua irmã Reia. Temendo que um deles tirasse o trono como ele mesmo fez com seu pai, comeu cada um de seus filhos, entre os quais estão Deméter, Hera, Héstia, Zeus e Poseidon. Cronos também significa tempo em grego, por isso é um nome ideal para cães cujo afeto é atemporal.

9. Hefesto

Hefesto é filho de Zeus e Hera e é reconhecido como o deus artesão do fogo e da metalurgia. Quando se diz que ele era o deus do fogo, faz-se referência ao fogo criador, pois com ele dobrava metais para fazer ferramentas poderosas.

Na verdade, ele construía os raios de Zeus, as flechas de Ártemis e Apolo e as correntes que Aquiles usava.

10. Hades

Hades é um dos nomes gregos mais marcantes que você pode dar a um cão macho. Ele é o deus dos mortos, controla o submundo e vive lá com Perséfone. Embora nas culturas ocidentais esteja relacionado ao diabo, sua função é controlar as almas que chegam ao que muitos chamam de inferno.

11. Apolo

Apolo é o deus da saúde e da proteção musical. Ele é filho de Zeus e Leto, por sua vez, filha de um titã. O instrumento com o qual ele está mais associado é a lira. Ele também é conhecido como o deus das profecias, já que às vezes usava seus conhecimentos da vontade de Zeus para revelar aos humanos o que aconteceria no futuro.

Além disso, é um excelente atleta e dizem que foi o primeiro a vencer as Olimpíadas. Por esse motivo, é ideal dar esse nome a esses cães de raças esportivas.

12. Hermes

Hermes também é filho de Zeus e se caracteriza por ser muito eloquente e carismático. Ele é conhecido como o protetor dos ladrões e o deus das fronteiras. Sem dúvida, é um nome ideal para cães sociais e charmosos.

Na mitologia, é mencionado que sua maior conquista foi negociar com Hades a liberdade de sua irmã Perséfone, para a qual ele teve que descer para o próprio submundo. Finalmente, conseguiu concretizar a ordem recebida de seu pai.

13. Dioniso

É um dos seres mitológicos gregos mais queridos, pois é o deus do vinho e da vida. No entanto, ele é na verdade um semideus, pois Zeus o gerou com uma humana chamada Sêmele. Dionísio também é a entidade que personifica a agricultura. Esse nome se aplica a cães que gostam de comer frutas, vegetais e verduras.

14. Eros

Pode ser um nome muito romântico, mas, se combinar com a personalidade de alguns cães machos, Eros pode ser o escolhido. Ele é o deus do amor, do desejo amoroso e da fertilidade. É representado com asas e na América Latina é conhecido como cupido.

15. Hélio

Hélio é a personificação do sol, filho dos titãs Hiperião e Teia. É representado por um halo com os raios do sol e a bordo de uma carruagem guiada por cavalos em que observa o céu.

Os 105 nomes gregos adicionais para cães machos

Na seção anterior, dissemos quais são os nomes dos deuses gregos mais conhecidos e quais tipos de cães machos são ideais para eles. Aqui fazemos uma seleção menos detalhada, mas isso lhe dará mais ideias para batizar seus cães:

  1. Anker
  2. Zelos
  3. Zephyr
  4. Atlas
  5. Kratos
  6. Cy
  7. Argos
  8. Aquiles
  9. Peleo
  10. Titã
  11. Scylla
  12. Esfinge
  13. Ajax
  14. Quíron
  15. Cerberus
  16. Cetus
  17. Ortro
  18. Sirius
  19. Yale
  20. Atticus
  21. Éter
  22. Aeolus
  23. Áries
  24. Aquário
  25. Eneas
  26. Alastor
  27. Aristóteles
  28. Agamenon
  29. Baltazar
  30. Boreas
  31. Caerus
  32. Ícaro
  33. Herói
  34. Homero
  35. Hector
  36. Príamo
  37. Patroclo
  38. Eurus
  39. Galeno
  40. Midas
  41. Oceanus
  42. Olimpo
  43. Ulisses
  44. Notus
  45. Morfeu
  46. Orion
  47. Orfeu
  48. Orestes
  49. Perseu
  50. Platão
  51. Spiro
  52. Tântalo
  53. Teseu
  54. Tirésias
  55. Tártaro
  56. Tritão
  57. Cícero
  58. Urano
  59. Inferno
  60. Xenon
  61. Adônis
  62. Ceo
  63. Basil
  64. Vemus
  65. Calix
  66. Demitrius
  67. Dennis
  68. Evan
  69. Ezio
  70. Fausto
  71. Isidoro
  72. Kal
  73. Kosmos
  74. Kristo
  75. Neo
  76. Nyke
  77. Odell
  78. Otis
  79. Owen
  80. Fênix
  81. Proteus
  82. Uranus
  83. Vanko
  84. Attar
  85. Bastian
  86. Constantine
  87. Demian
  88. Hilias
  89. Karan
  90. Lander
  91. Myles
  92. Orien
  93. Theo
  94. Zeth
  95. Zarek
  96. Caronte
  97. Calgero
  98. Filippos
  99. Ezio
  100. Deacon
  101. Caesar
  102. Cerbero
  103. Fotios
  104. Dymas
  105. Ambrus
Você conhece nomes gregos para cães machos?

Você gostou desses 120 nomes gregos para cães machos?

Apresentamos uma seleção de 120 nomes gregos para você escolher quais colocar em seus cães machos. Alguns estão relacionados à história da Grécia, então podem soar familiares para você. Outros têm origens específicas e podem parecer um pouco estranhos, mas ainda assim são lindos. De quais você mais gostou?

Pode interessar a você...
4 tipos de nomes para cães machos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
4 tipos de nomes para cães machos

Há momentos em que escolher o nome é um pouco complicado, por isso trazemos algumas dicas de nomes para cães machos que você vai adorar.



  • ana María Shua. Dioses y héroes de la mitología griega. Alfaguara.