Como funciona o check-up de animais de estimação?
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Assim como as pessoas precisam de uma boa dieta, exercícios e um check-up médico regular para cuidar da saúde, a mesma coisa acontece com os animais de estimação. Sejam filhotes ou cães idosos, fazer um check-up anual é vital para prevenir e detectar doenças.
Um prognóstico precoce, além de tudo, garante um tratamento mais simples, uma recuperação mais rápida e uma economia nas despesas veterinárias. Por estas razões, é importante não se esquecer da consulta veterinária de nossos animais e de seu check-up todos os anos.
Mas, como são esses check-ups? O que o veterinário faz durante a consulta? As informações sobre o que esperar de uma consulta com o veterinário prepara tanto o proprietário quanto o animal de estimação.
Como é e o que é feito durante o check-up de seu animal de estimação?
A primeira coisa que o veterinário vai fazer é examinar cuidadosamente o animal de estimação, da cabeça à cauda. Examinar o interior das orelhas, os dentes, as patas. Com um estetoscópio, ouvirá os batimentos cardíacos e verificará a frequência respiratória.
O especialista mede e pesa o animal e procura nódulos ao redor do pescoço, músculos e abdômen, verifica sinais de dor ou inflamação nesses locais e, também, coloca um termômetro no ânus de seu animal de estimação, para medir a temperatura. Em seguida, verifica a capacidade de atenção de seu animalzinho e observa como ele anda e se senta.
Finalmente, o veterinário verifica se a caderneta de vacinação está em dia. No caso de encontrar quaisquer sinais e sintomas de doença durante o check-up, o veterinário irá pedir exames de sangue e de urina específicos.
Em certas ocasiões, será necessário realizar um raio-X, ultrassom ou eletrocardiograma no animal de estimação. Durante o check-up, o veterinário fará perguntas específicas aos proprietários sobre os hábitos de seus animais de estimação.
Por exemplo, perguntará como estão seus movimentos intestinais ou se há algum comportamento estranho que atraia a atenção. É o momento certo para expor todas as dúvidas e preocupações sobre a saúde do animal.
Quantas vezes você deve fazer um check-up em seu animal de estimação?
Durante o primeiro ano de vida de um animal de estimação, as visitas ao veterinário serão frequentes. Alguns dias depois de ele chegar em sua casa, você deve marcar uma consulta com o veterinário. O check-up do filhote inclui uma revisão completa, para descartar possíveis doenças congênitas. As primeiras vacinas serão dadas e as seguintes serão planejadas.
Como medida preventiva, o animal será vermifugado e, se necessário, uma análise das fezes será realizada. O veterinário também dará conselhos aos proprietários sobre a educação e a alimentação apropriadas para cada estágio do filhote.
O mesmo ocorre com os animais idosos. As visitas ao médico devem ser mais frequentes a partir do décimo ano de vida. Entre outras coisas, porque suas defesas diminuem, eles se tornam mais vulneráveis e precisam ser vacinados novamente.
Se o animal vem de um abrigo ou loja de animais, é melhor realizar um check-up médico completo. Como esses animais estavam em contato com muitos outros animais, é melhor eliminar quaisquer sinais de doenças adquiridas ou congênitas.
No caso de animais adultos, que já tenham completado a vacinação, recomenda-se uma visita anual ao veterinário. Se forem observados problemas urinários no animal, exaustão excessiva, fadiga ou, ainda, má digestão, é aconselhável visitar a clínica veterinária o mais rápido possível.
Como preparar o seu animal de estimação para um check-up?
Nenhum animal de estimação gosta de visitar o veterinário, isso é algo que geralmente gera nervosismo. Primeiro, porque eles deixam o ambiente familiar. Depois, porque na clínica ele verá objetos desconhecidos para ele, que produzem insegurança e medo.
Levar o animal para um check-up pode ser muito estressante, tanto para os animais de estimação quanto para os proprietários. Portanto, recomenda-se usar uma caixa de transporte, especialmente se for um felino.
Se é o cão que vai ao veterinário, você terá que levá-lo na coleira. Desta forma, o animal poderá ser contido e isso impedirá que ele escape ou que tente atacar outros animais dentro da clínica.
Para proporcionar mais tranquilidade, o dono deve estar calmo. Os animais notam o nervosismo, então o dono deve falar com o animal com uma voz suave, mas firme. Carícias contínuas também ajudam.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Cleaveland, S., Kaare, M., Knobel, D., & Laurenson, M. K. (2006). Canine vaccination-Providing broader benefits for disease control. Veterinary Microbiology. https://doi.org/10.1016/j.vetmic.2006.04.009
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.