
É necessário conhecer as propriedades da spirulina para a saúde dos cães para decidir incluí-la na dieta ou não. Por isso, neste artigo, veremos quais são os principais benefícios que o seu cachorro vai obter a partir deste suplemento nutricional…
A chlorella é uma alga unicelular amplamente utilizada como complemento alimentar para humanos e animais de estimação.
Chlorella é um gênero de algas verdes unicelulares amplamente utilizadas como suplemento alimentar. É uma alga microscópica com uma cor verde intensa produzida por seus pigmentos fotossintéticos. A chlorella proporciona muitos benefícios para os cães, assim como para os seres humanos e outros animais.
A chlorella é comercializada em cápsulas como um suplemento dietético. Esta pequena alga marinha contém uma alta proporção de proteínas, ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas.
Atualmente, é considerada um superalimento, e suas propriedades purificadoras são cada vez mais reconhecidas.
Estes são alguns dos benefícios da chlorella para cães:
Os componentes dessas algas reforçam as defesas do corpo contra patógenos, como vírus, bactérias ou fungos. Sua eficácia também foi comprovada ao assimilar nutrientes e melhorar a saúde gastrointestinal.
Além disso, seu alto teor de antioxidantes naturais atrasa o envelhecimento celular.
Certas vitaminas são necessárias para manter a pele e o pelo saudáveis. A chlorella contém uma boa quantidade de vitamina A, vitamina C e minerais que ajudam a pele e o pelo dos cães.
A espécie chlorella vulgaris ajuda a sintetizar o colágeno, fundamental na produção de novos regeneradores capilares e cutâneos. Por esses motivos, é recomendada em problemas de pele, como dermatites.
Suas propriedades incluem a capacidade de eliminar toxinas do corpo, através da desintoxicação de metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio no fígado, rins, intestino e sangue.
A chlorella une estes metais e os remove do corpo. Este processo é chamado de quelação de metal.
Esse efeito quelante também a torna uma ajuda contra a infertilidade, uma vez que a toxicidade de metais pesados na dieta influencia a reprodução. Por exemplo, na qualidade espermática dos machos.
A chlorella contém aminoácidos essenciais, uma alta proporção e variedade de vitaminas A, B e C e minerais, entre os quais podemos destacar o ferro, o fósforo, o magnésio e o potássio.
Também possui um alto teor de clorofórmio e, de fato, esse percentual é superior ao de muitas algas unicelulares.
A clorofila também ajuda a purificar o corpo e age contra o mau hálito, uma vez que muitos cremes dentais e snacks para cães contêm clorofila entre seus ingredientes. Também podemos encontrá-la em vegetais e frutas.
Devido a todos esses nutrientes, esta é uma rica fonte de proteínas, vitaminas e minerais, ideal para complementar a dieta do cão. Muitos snacks já possuem algas marinhas em sua composição.
Se estudarmos a composição da ração que oferecemos ao nosso cão, podemos saber se é um alimento de qualidade suficiente para manter nosso animal saudável durante todas as etapas de sua vida, ou se é necessário algum tipo de suplementação.
A chlorella e outras algas são vendidas em forma de comprimido ou pó seco, e a dosagem indicada depende da concentração e do peso do cão. Quanto a outros suplementos, devemos consultar o veterinário antes de incorporá-lo à dieta.
Uma intoxicação por excesso de algas na dieta é muito rara, mas devemos ter cuidado.
As algas são amplamente utilizadas na alimentação animal. Chlorella, spirulina e dunaliella são comercializadas como suplementos alimentares para gatos, cães, peixes de aquário, pássaros ornamentais, cavalos, vacas e touros reprodutores.
Muitas vezes encontramos suplementos alimentares que combinam essas espécies de algas no mesmo produto.
Para os seres humanos, essas algas também têm os mesmos benefícios e são consumidas por veganos e vegetarianos como fonte de proteínas e vitamina B12, necessária para a digestão dos alimentos.