Chlorella para cães: 3 principais benefícios

setembro 24, 2019
A chlorella é uma alga unicelular amplamente utilizada como complemento alimentar para humanos e animais de estimação.

Chlorella é um gênero de algas verdes unicelulares amplamente utilizadas como suplemento alimentar. É uma alga microscópica com uma cor verde intensa produzida por seus pigmentos fotossintéticos. A chlorella proporciona muitos benefícios para os cães, assim como para os seres humanos e outros animais.

A chlorella é comercializada em cápsulas como um suplemento dietético. Esta pequena alga marinha contém uma alta proporção de proteínas, ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas.

Atualmente, é considerada um superalimento, e suas propriedades purificadoras são cada vez mais reconhecidas.

Estes são alguns dos benefícios da chlorella para cães:

1. Melhora a resposta imunológica

Os componentes dessas algas reforçam as defesas do corpo contra patógenos, como vírus, bactérias ou fungos. Sua eficácia também foi comprovada ao assimilar nutrientes e melhorar a saúde gastrointestinal.

Além disso, seu alto teor de antioxidantes naturais atrasa o envelhecimento celular.

Cão feliz e saudável

2. Pele e pelo mais saudáveis ​​e brilhantes

Certas vitaminas são necessárias para manter a pele e o pelo saudáveis. A chlorella contém uma boa quantidade de vitamina A, vitamina C e minerais que ajudam a pele e o pelo dos cães.

A espécie chlorella vulgaris ajuda a sintetizar o colágeno, fundamental na produção de novos regeneradores capilares e cutâneos. Por esses motivos, é recomendada em problemas de pele, como dermatites.

Pelagem mais saudável ​​e brilhante

3. Efeito purificador: elimina tóxicos do sangue

Suas propriedades incluem a capacidade de eliminar toxinas do corpo, através da desintoxicação de metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio no fígado, rins, intestino e sangue.

chlorella une estes metais e os remove do corpo. Este processo é chamado de quelação de metal.

Esse efeito quelante também a torna uma ajuda contra a infertilidade, uma vez que a toxicidade de metais pesados ​​na dieta influencia a reprodução. Por exemplo, na qualidade espermática dos machos.

Alimentação dos cães

O que a chlorella oferece para os cães?

A chlorella contém aminoácidos essenciais, uma alta proporção e variedade de vitaminas A, B e C e minerais, entre os quais podemos destacar o ferro, o fósforo, o magnésio e o potássio.

Também possui um alto teor de clorofórmio e, de fato, esse percentual é superior ao de muitas algas unicelulares.

A clorofila também ajuda a purificar o corpo e age contra o mau hálito, uma vez que muitos cremes dentais e snacks para cães contêm clorofila entre seus ingredientes. Também podemos encontrá-la em vegetais e frutas.

Devido a todos esses nutrientes, esta é uma rica fonte de proteínas, vitaminas e minerais, ideal para complementar a dieta do cão. Muitos snacks já possuem algas marinhas em sua composição.

Se estudarmos a composição da ração que oferecemos ao nosso cão, podemos saber se é um alimento de qualidade suficiente para manter nosso animal saudável durante todas as etapas de sua vida, ou se é necessário algum tipo de suplementação.

Onde podemos encontrar a chlorella para cães?

chlorella e outras algas são vendidas em forma de comprimido ou pó seco, e a dosagem indicada depende da concentração e do peso do cão. Quanto a outros suplementos, devemos consultar o veterinário antes de incorporá-lo à dieta.

Uma intoxicação por excesso de algas na dieta é muito rara, mas devemos ter cuidado.

As algas são amplamente utilizadas na alimentação animal. Chlorella, spirulina e dunaliella são comercializadas como suplementos alimentares para gatos, cães, peixes de aquário, pássaros ornamentais, cavalos, vacas e touros reprodutores.

Muitas vezes encontramos suplementos alimentares que combinam essas espécies de algas no mesmo produto.

Para os seres humanos, essas algas também têm os mesmos benefícios e são consumidas por veganos e vegetarianos como fonte de proteínas e vitamina B12, necessária para a digestão dos alimentos.

  • Spolaore P, C Joannis-Cassan, E Duran & A Isambert. 2006. Commercial Applications of Microalgae. Journal of Bioscience and Bioengineering 101(2): 87-96.