Chorkie: tudo sobre essa raça

Os chorkies são cães muito amorosos, mas um tanto possessivos e ansiosos. Gostam muito dos passeios e da atenção dos seus tutores. Saiba mais sobre essa raça.
Chorkie: tudo sobre essa raça
Samuel Sanchez

Revisado e aprovado por o biólogo Samuel Sanchez.

Última atualização: 15 agosto, 2023

O chorkie é uma das raças de cães mais conhecidas do mundo. Seu pequeno tamanho, sua pelagem bagunçada e seu temperamento amigável o tornam muito fofo e procurado por tutores do mundo todo. Porém, você conhece a origem e as características típicas desse belo exemplar?

Neste artigo, vamos contar tudo sobre essa raça híbrida que vem do cruzamento entre o yorkshire terrier e o chihuahua. Continue lendo e não perca uma única linha, porque garantimos que este cachorro vai cativar você.

Características do chorkie

Embora o momento exato em que os chorkies apareceram seja desconhecido, acredita-se que tenha sido no início dos anos 1990 na Europa. Como a maioria desses tipos de cruzamentos, essa raça surgiu do desejo dos criadores de obter uma variante canina que reunisse as melhores características do yorkshire terrier e do chihuahua, mas com condições de saúde e caráter mais favoráveis.

Até agora, e sendo uma raça híbrida, o chorkie não foi reconhecido como uma linhagem independente. No entanto, é aceito pelo American Hybrid Canine Club. A seguir, vamos nos aprofundar em algumas das características mais distintivas desse belo canídeo.

Um chorkie de perfil.

1. Corpo e cabeça

O chorkie é um cachorro pequeno, pois mede entre 15 e 23 centímetros e pesa cerca de 4 quilos. Além de seu pequeno porte e beleza, esse cão atrai o interesse das pessoas por ter uma expectativa de vida acima da média, chegando a viver até 15 anos dependendo dos cuidados de seu tutor.

No que diz respeito ao físico, esse cão tem um corpo retangular e uma cabeça redonda que se assemelha à do chihuahua. No entanto, sua pelagem o faz parecer um pouco mais com o yorkshire. Suas orelhas são de formato triangular, grandes em comparação com sua cabeça pequena, e permanecem ligeiramente eretas. Por outro lado, seus olhos são proeminentes e de cor escura, enquanto seu nariz é pequeno e escuro.

2. Pelagem e cor

Os chorkies podem ter pelagem lisa se a genética do chihuahua predominar, ou pelagem encaracolada se os genes do yorkshire terrier forem predominantes. Quanto às cores, as mais comuns são marrom, preto, dourado e cinza. Também é possível observar exemplares que mesclam todos esses tons.

Deve-se notar que as cores e a textura da pelagem do chorkie podem mudar à medida que o espécime cresce.

O caráter do chorkie

O temperamento dos chorkies é complexo. Por um lado são autônomos e independentes, mas também exigem muito carinho de seus tutores. Sentindo-se “abandonados” por seu humano, eles ficam ansiosos e até destrutivos.

Apesar de se dar bem com as pessoas, essa é uma raça ideal para quem não tem filhos e prefere se dedicar a cuidar de seus animais de estimação, já que são cães bastante inquietos. O seu pequeno tamanho não é impedimento para desfrutar de passeios.

Por outro lado, é melhor ensinar esses cães a compartilhar com outros animais de estimação desde filhotes. Caso contrário, eles podem se tornar agressivos se expostos a um contato inesperado com outros animais.

Adestramento do chorkie

O chorkie tem temperamento marcante, por isso não gosta muito de seguir ordens. Isso torna seu processo de adestramento lento e exige muita paciência, além de estímulos que os motivem.

Além disso, o tutor deve ser constante, pois precisa traçar um plano e segui-lo todos os dias para obter resultados favoráveis na hora de educar um cão dessa raça. Tendo em conta que é um cão territorial, é conveniente que o processo educativo inclua atividades com outros cães de forma a habituar-se à sua presença.

Cuidados e condições de saúde

O chorkie é um cão que requer os cuidados básicos que todo animal de estimação precisa e merece. A alimentação deve ser de qualidade e muito equilibrada e deve incluir dias de exercício na sua alimentação para controlar o peso e a ansiedade.

No entanto, sua pelagem requer escovação diária para que se mantenha sempre limpa e sedosa. No entanto, os banhos devem ser limitados a, no máximo, um por mês, considerando que sua pele é sensível e o excesso de água pode afetá-la. A isso se acrescenta que são cães sensíveis ao frio e por isso é melhor que seus cortes de pelo não sejam exagerados (nem deixem a pele exposta).

Sua saúde geral é boa, como esperado pelos criadores que deram origem a essa raça híbrida. De fato, seu estado fisiológico básico é muito melhor do que o das raças que o originaram. No entanto, como mencionamos, os chorkies têm uma pele muito sensível a alergias e outras doenças de pele, então você deve prestar muita atenção nesse âmbito.

Também é necessário cumprir o calendário de vacinação e desparasitação para manter a saúde desse cão. Isso, é claro, se aplica a todas as raças.

Você sabia de todos esses fatos sobre o chorkie?

Como você pode ver, o chorkie é um cachorro que vai além da beleza que muitos de nós apreciamos. Portanto, antes de adotar um, você deve considerar seu temperamento e suas necessidades básicas. Claro, se você decidir que é o certo para você, tenha certeza de que desfrutará de muito amor e proteção ao adotar um desses cães.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.