Saiba tudo sobre a raça yorkshire terrier

Saiba tudo sobre a raça yorkshire terrier

Última atualização: 26 Março, 2021

Não é incomum encontrar um yorkshire terrier nas ruas. São aqueles cachorrinhos fofos de pelo comprido, ativos e inteligentes que não hesitam em latir mesmo para o maior dos seus pares. Considerado um animal de companhia ideal, principalmente se você mora em locais sem muito espaço, muitos tutores tendem a cair na tentação de decorá-los com lacinhos e até vesti-los, como se fossem criancinhas ou brinquedos.

De onde vem o yorkshire terrier

Essa raça de cão vem de cruzamentos entre vários tipos de terrier que, em meados do século XIX, levados por trabalhadores da Escócia para Yorkshire, município do norte da Inglaterra, em busca de trabalho. Empregados em minas de carvão, moinhos e fábricas de algodão e lã, eles usavam seus cães para caçar roedores que infestavam esses lugares.

Yorkshire terrier deitado olhando para a câmera

Como os trabalhadores da indústria têxtil costumavam acariciar esses cães com as mãos impregnadas de lanolina, com o tempo essa prática fez com que os pelos desses animais crescessem mais rápido, aumentando também seu brilho e sedosidade.

Foi assim que a raça evoluiu até que seus padrões foram definidos em 1865 e seu nome oficial foi adotado em 1870. Sua popularidade cresceu e a raça passou a ser escolhida como animal de companhia e exposição, transcendendo os limites do reino.

Aprenda mais sobre o yorkshire terrier, uma raça popular de cães. Pequenos, simpáticos, ativos e inteligentes, esses cães souberam conquistar as preferências entre os animais de companhia, pois são muito afetuosos e se adaptam a viver em lugares pequenos.

Características físicas desses populares cães

Proporcionais e graciosos, os yorkshire terriers são membros de uma das menores raças de cães do mundo. Seus atributos físicos incluem:

  • Altura: entre 20 e 30 centímetros.
  • Peso: entre 1,5 e 3,20 quilos.
  • Orelhas: pequenas, triangulares e eretas.
  • Olhos: cheios de vida e alertas.
  • Focinho: curto com trufa preta.
  • Rabo: de comprimento médio. Por razões que alguns insistem em definir como estéticas, os rabos dos filhotes são geralmente cortadas na metade de seu comprimento natural.
  • Pelagem: reta, longa, brilhante e abundante, de cores marrom, preta e cinza.
  • Expectativa de vida: de 12 a 15 anos.

Conheça o caráter desses minúsculos cães

Yorkshire passando uma cerca

Travessos e alegres, os yorkies tornam-se muito apegados aos tutores e são sociáveis e afetuosos. Eles têm um bom relacionamento com as crianças – desde que os tratem com gentileza – bem como com outros cães ou animais de estimação.

Mas cuidado, se eles não forem educados e socializados adequadamente, podem se tornar criaturas mimadas e caprichosas, além de latirem compulsivamente. Considere também que eles são cães muito protetores e que marcarão seu território para desconhecidos.

E embora estejam adaptados a pequenas casas, o ideal é que façam exercícios regularmente para se manterem saudáveis e equilibrados tanto física quanto mentalmente. Portanto, esses cães devem passear diariamente. Além disso, são animais muito ativos e precisam que você passe um tempo brincando com eles. Eles aprendem muito rápido e tendem a ser muito bons em testes de agilidade.

Uma coisa a ter em mente é que eles não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Estão sempre em busca da companhia de seus tutores.

Saúde e cuidados especiais para o yorkie

Esses simpáticos cachorrinhos são propensos a desenvolver problemas oculares hereditários, como catarata, atrofia retiniana progressiva e ceratite (seca ou ulcerativa). É por isso que uma avaliação veterinária periódica é recomendada para manter esses problemas sob controle.

Além disso, eles podem apresentar:

  • Problemas ortopédicos, como doença de Legg-Calve-Perthes e luxação patelar.
  • Doença de von Willebrand, uma condição congênita que envolve falha na coagulação do sangue.
  • Hipotireoidismo

Por outro lado, dadas as características da sua pelagem, para que fique sedosa e com brilho, requerem uma escovação diária e um bom pente para retirar todos os emaranhados que costumam se formar. Isso leva tempo e paciência. Ou a possibilidade de levá-lo regularmente a um pet shop que oferece banho e tosa.

Pode interessar a você...
Receita de arroz com carne para cães pequenos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Receita de arroz com carne para cães pequenos

Se você quer oferecer um prato especial para o seu cão, passaremos a você uma receita de arroz com carne. Venha aprender a fazer!