Tipos de rabos de cães

· maio 25, 2018
Esse membro faz parte da comunicação canina e, dependendo dos movimentos, será o significado do que eles querem transmitir. Mas, isso pode ser mais ou menos simples de interpretar de acordo com sua forma.

Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, existem diferentes tipos de rabos de cães, desde o nascimento. Como o rabo é uma parte muito importante do corpo em sua comunicação e estética, nós iremos analisar esta curiosa ferramenta de comunicação dos cães.

Tipos de rabos de cães e comunicação

Cães se comunicam uns com os outros e, também conosco, com todo o corpo. É tão importante a posição em que eles colocam suas orelhas, rabo e patas como o movimento que eles fazem com essas partes. Portanto, é importante saber como é o rabo de nosso cão para entendermos sua comunicação conosco.

Como regra geral, um cão abana o rabo quando está feliz. No entanto, existem tipos de rabos que não podem ser movimentados, como os torcidos em cima das costas ou os muito curtos. A mesma coisa acontece quando eles estão com medo e carregam o rabo entre as pernas: essa afirmação não é válida para todos os cães.

Dizem que um cão está alerta quando seu rabo está levantado. Apesar disso, existem cães que tendem naturalmente a ter um rabo levantado, mesmo quando estão relaxados. A seguir, falaremos sobre os diferentes tipos de rabos de cães e como eles afetam sua comunicação:

Rabo reto de inserção baixa

O rabo de inserção baixa é aquele que está naturalmente entre as pernas e que muito raramente pode estar mais alto que o nível da coluna vertebral. É, por exemplo, o rabo do golden retriever, do bull terrier, do border collie e do galgo.

Cão Golden

Isso significa que, quando este rabo está em repouso, ele estará preso às pernas: isso não significa que o cão esteja com medo, pois é sua posição é natural. Da mesma forma, quando o cão está alerta, ele não levará seu rabo muito alto, simplesmente porque não pode levantá-lo acima da coluna vertebral.

Rabo reto de inserção alta

O oposto são os rabos de inserção alta: eles geralmente ficam em uma posição elevada e, muitas vezes, muito acima da coluna. Cães com rabos deste tipo são o beagle, os diferentes tipos de braco, os chihuahuas, os terriers, entre os quais estão o yorkshire, por exemplo.

Beagle correndo

A posição natural destes rabos é muito acima das patas traseiras: eles têm que sentir um medo muito forte para conseguir colocar a cauda entre as patas. Além disso, parecem estar atentos ou apresentam um pouco de curiosidade sobre o que os rodeia, já que aumentam tanto que, se você olhar de frente, pode ver o rabo acima da cabeça.

É um dos tipos de rabos de cães que mais mobilidade tem e, portanto, são animais muito expressivosSerá muito fácil entender o movimento do corpo destes tipos de cães, já que ele é capaz de fazer todos os movimentos e posições de maneira natural e simples.

Rabo enrolado

O rabo enrolado dá mais problemas a esse respeito. Este tipo de rabos de cães está sempre localizado acima da parte de trás do cão, recolhido para formar um anel ou uma alça, e por isso eles têm pouca mobilidade e expressividade.

Cão branco, rabo sobre a espalda

Existem muitas raças com este tipo de rabo, ​​mas entre elas estão o shiba inu, o carlino, o malamute e a shit zu. Muitos desses cães têm pelos muito longos, o que dificulta a comunicação.

Felizmente, os cães são capazes de perceber que eles não são muito expressivos com suas partes traseiras e podem desenvolver outras estratégias para se comunicarem com outros cães: expressão facial, orelhas, movimento do corpo inteiro… Para nós, humanos, será um pouco mais difícil entendê-los.

Rabo curto ou cortado

Existem raças que nascem sem rabo ou com ele muito curto. Um dos tipos de corgi, o bulldog inglês e, também, o boxer nascem sem rabo. Além disso, pela tradição, existem outras raças que têm seus rabos cortados, como o ratonero, o cocker e o pastor inglês.

Cocker na coleira

A falta de um rabo é um grande impedimento para a comunicação. Em alguns casos, você pode imaginar que eles têm algum movimento, mas só o detectamos quando está de lado e nunca sabemos quando estão com medo ou alertas.

Como os cães de rabo enrolado, esses cães sabem que têm uma dificuldade adicional quando se trata de se expressarem, mas, geralmente, conseguem supri-la. No entanto, eles podem ter problemas frequentes e mal-entendidos ao interagirem com outros cães.

Tradicionalmente, o rabo era cortado em diferentes raças, porque seu trabalho poderia machucá-lo. Felizmente, em muitos países, já é proibido mutilar cães, pois eles geralmente não são mais cães de trabalho e sim de companhia.

O rabo é um elemento muito importante na comunicação dos cães. No entanto, os diferentes tipos de rabos de cães facilitam ou dificultam sua comunicação. Conhecer a anatomia do seu cão permitirá que você o entenda melhor.