Raças de cães de trabalho

Quando pensamos em um cachorro, automaticamente nos vem à mente a imagem de um belo cãozinho brincando com uma criança, deitado a nosso lado na sala ou passeando no parque. No entanto, alguns animais têm outras tarefas a fazer. Nesse texto, vamos lhe contar quais são as principais raças de cães de trabalho.

Quais são os “empregos” dos cães de trabalho?

Ser um cão de trabalho não quer dizer que eles podem fazer qualquer tarefa. De acordo com suas personalidades, temperamento e características físicas, eles são treinados para um emprego específico. Os mais frequentes são:

1. Policial

Para ser escolhido e levado às forças policiais de um país, um cão deve ser especificamente treinado. Suas tarefas incluem proteger os agentes, perseguir e deter criminosos, cheirar objetos de busca de pessoas, resgatar e salvar pessoas em desastres naturais, etc.

Cão Policial

2. Detector

Por seu olfato espetacular, os cães podem ser adestrados para cheirar e identificar uma substância ilegal, explosivos, mostras de resíduos, restos de animais, sangue e mostras de pelos. Existem até cães detectores que percebem se uma pessoas tem câncer ou se os níveis de açúcar diminuíram drasticamente.

3. Terapia

A zooterapia é cada vez mais utilizada em hospitais e centro de atenção médica. Os animais são treinados e certificados para acompanhar pacientes com câncer e outras doenças terminais, crianças com autismo, suicidas, depressivos, etc.

4. Pastoreio

São responsáveis por levar diferentes tipos de gado (principalmente bovinos) de um lugar a outro. Um cão pastor não precisa de um ensinamento específico já que, como se diz, “nasceu para isso” (ainda que em alguns casos precise ser aperfeiçoado.

5. De serviço

Trata-se de cães que foram treinados especialmente para ajudar pessoas com deficiência como, por exemplo, cegos. Em muitos países, esses cães de trabalho podem começar em lugares públicos (transportes, mercados, bancos) enquanto estão em horário de trabalho.

Exemplos de raças de cães de trabalho

De acordo com os características do animal, ele pode “servir” para uma ou outra tarefa. Estas são algumas das raças de cães de trabalho:

1. Malamute do Alasca

Por se muito veloz, é utilizado para carregar trenó (junto com outros da mesma raça). Tem capacidade de carregar até 20kg durante 70km sem se cansar nem parar. O Malamute do Alasca tem o pelo grosso, para enfrentar condições climáticas adversas. É chamado de “locomotiva do Ártico”.

2. Boiadeiro de Berna

Pode ser empregado em diferentes tarefas devido a sua necessidade de estar sempre ativo. Por exemplo, o Boiadeiro de Berna ajuda em atividades de montanha, busca e resgate de pessoas, mantém a salvo os rebanhos de ovelhas no campo, e inclusive para puxar carros.

3. Dobermann

Fala-se que é um cão violento, no entanto, tudo depende de como seja seu treinamento. É uma das raças escolhidas pela polícia e entidades militares por seu caráter equilibrado, sua força e seus músculos.

4. Grande Boiadeiro Suíço

Este cão robusto foi utilizado na Segunda Guerra Mundial como animal de carga e tração devido a sua força. No entanto, antigamente, já eram empregados como “cães de guerra” (pelos gregos, fenícios e romanos). Também servem como guias de rebanho.

5. São Bernardo

Quando pensamos em cães de trabalho, sem dúvida nos vem à mente esse gigante com cara de bobo. Incansável com seu barril pendurado no pescoço, esse cão começou a ter popularidade quando os monges do Hospício de São Bernardo (daí vem o nome) lhe empregaram para resgatar viajantes perdidos na neve.

São Bernardo com Barril

6. Border Collie

É uma das raças usadas para pastoreio e, além disso, é considerada uma das mais inteligentes do mundo. Tem a capacidade de controlar o gado, como dizem, apenas com o olhar. Desde o século X é o melhor amigo do homem do campo por sua incansável ajuda com rebanhos.

Recomendados para você