Raças de cães asiáticos

Como o nome já indica, o artigo de hoje trata de raças que se originaram na Ásia… mas que, agora, podem ser encontradas em todo o mundo! Alguns desses cães são mais populares que outros, portanto, hoje falaremos mais sobre algumas das raças de cães asiáticos que existem.

Cães asiáticos mais conhecidos

A maioria destas raças de cães asiáticos provem/provêm da China e do Japão. Também há alguns russos, indianos, paquistaneses, tailandeses e afegãos. Estes são os mais “famosos”:

  1. Akita Inu

Inu quer dizer “cão” em japonês, e Akita refere-se à cidade (província) onde nasceu a raça antes do século XVII. É um animal grande e robusto que pode chegar a pesar 50 kg, tem orelhas pequenas e erguidas, pelagem alaranjada, cauda curvada para as costas e olhos pequenos. É um cão carinhoso, confiável, valente e inteligente.

  1. Shih Tzu

Esta raça é proveniente da China e é famosa por sua “juba” parecida com a dos leões. É de tamanho pequeno e nasceu na região do Tibet, por isso é o escolhido por muitos monges dos templos budistas da região. Pesa, em média, 6 kg quando adulto, tem orelhas grandes, cabeça larga e redonda, pelo longo, liso e ligeiramente ondulado. É bastante ativo, terno e carinhoso.

  1. Husky Siberiano

É um dos cães asiáticos mais famosos, e o mais conhecidos da Rússia. Originário da Sibéria, é muito parecido com um lobo (ao invés de latir, uiva) e desde o princípio foi utilizado para puxar trenós, pastorear cervos e até manter aquecidas as crianças. Os machos podem pesar até 28 kg. As fêmeas são mais longevas que os machos (elas vivem 14 anos). Caracteriza-se por seu pelo grosso e seus olhos claros (alguns quase brancos).

Cães na neve

Autor: Ritmó

 

  1. Lebrel Afegão

Esta raça de cães tem sua procedência no Afeganistão e tem uma pelagem longa e fina muito característica dessa raça. É um dos cães mais inteligentes do mundo. Seus antepassados são os Galgos e, na antiguidade, era utilizado para a caça. A cauda termina em “anel”. É um animal muito dependente dos donos e pode ser muito veloz quando corre.

  1. Shar Pei

Este cão chinês é muito conhecido por seu corpo “enrugado” (sobretudo o rosto). Seus antepassados são o Mastin Tibetano e o Chow Chow. Ele é utilizado como pastor e como guardião, e é de tamanho médio. Tem orelhas pequenas e pelos curtos. Os machos podem pesar 30 kg. Quanto a seu comportamento, é bastante sereno e equilibrado. Leve em conta que ele não gosta muito do frio.

  1. Mastin Tibetano

Chama a atenção por seu grande tamanho e suas enormes patas. Trata-se de uma raça de cães asiáticos muito antiga. Esse cão foi utilizado por séculos para pastorear a Cordilheira do Himalaia e como guardião de povoados e rebanhos. Pode chegar a pesar 110 kg e, no entanto, ser bastante hábil e rápido. Também é conhecido como “Dogo do Tíbet” pode viver até 13 anos, tem muitos pelos e não tolera climas quentes e úmidos.

  1. Pequinês

Como seu nome indica, este cão nasceu na capital chinesa, Pequim (ou Beijing). É o símbolo do budismo e o escolhido pela família imperial, que proibiu que ele fosse exportado para outros países (isto se manteve até o século XIX, quando o Exército Britânico ganhou um exemplar de presente para dar à Rainha Victoria). É um cão pequeno mas robusto, com cabeça larga e focinho chato. É um animal de muito temperamental, um pouco teimoso, mas muito inteligente. Não costuma se dar bem com crianças.

Pequinês num campo florido

  1. Chow Chow

O “cão leão” é muito peculiar por vários aspectos: porque tem juba e porque sua língua é de cor preta azulada. É uma das raças asiáticas procedentes da China e suas origens remontam a milhares de anos.

Foi mudando de função ao longo dos anos: de trabalho, de caça, puxar trenos, protetor de templos budistas e, finalmente, como companhia em casas e barcos. É de tamanho médio e robusto, tem orelhas pequenas, boca larga, olhos escuros e densa pelagem com juba. É de caráter dominante, independente, tranquilo e adapta-se bem a apartamentos e casas pequenas.

Fonte de laimagen principal: Marilylle Soveran

Recomendados para você