5 ações que contribuem para a proteção dos animais e do planeta

A proteção dos animais e do planeta depende de todos. Sem a ação conjunta de governos, cidadãos e empresas privadas, não é possível salvar o meio ambiente.
5 ações que contribuem para a proteção dos animais e do planeta

Última atualização: 26 Abril, 2021

A proteção dos animais e do planeta está na boca de todo mundo: o perigo é iminente e, infelizmente, os sinais de que algo está errado estão cada vez mais claros. Muitas pessoas já estão agindo para remediar a situação alarmante em que nos encontramos como espécie.

Se você é uma pessoa que quer salvar o planeta, que ao ver um animal saudável tem seus mecanismos ancestrais de felicidade ativados, esse é o seu espaço. Aqui estão algumas das ações mais úteis para contribuir para a conservação do planeta Terra.

5 ações que contribuem para a proteção dos animais e do planeta

A importância da biodiversidade e, com ela, da proteção dos animais não humanos, pode ser abordada a partir da empatia e do pragmatismo. Não é necessário amar os animais ou a natureza: basta saber que quebrar o equilíbrio do ecossistema global tem consequências negativas para todos.

Com essa ideia em mente, muitas frentes podem ser exploradas para melhorar nossa situação atual.

1. Adotar um estilo de vida vegano

O veganismo é um estilo de vida que rejeita qualquer forma de exploração animal, o que converge diretamente com a luta pela conservação do planeta. O axioma central dessa filosofia é lutar pelos direitos dos animais ao não consumir nenhum produto proveniente de um animal ou de sua exploração.

Essa rejeição inclui tanto a proteção dos animais quanto a redução do impacto ambiental das empresas – como a pecuária industrial ou a pesca em massa. Existem muitas fontes de informação sobre as consequências dessas explorações no planeta. Portanto, as razões para essa escolha são autoexplicativas.

Carne, peixe, peles, cosméticos testados em animais, ovos e leite são alguns exemplos de elementos não adequados em um estilo de vida vegano.

A proteção dos animais e do ecossistema é essencial para a vida.

2. Colaborar com organizações que contribuem para a proteção dos animais e do planeta

Desde santuários até centros de conservação, qualquer ação realizada para ajudar essas instituições será bem-vinda e bem aplicada. Muitas dessas organizações não recebem subsídios do Estado de qualquer tipo, mas fazem um trabalho muito importante.

Normalmente, essa ação é associada a fazer doações em dinheiro, mas nada mais longe da realidade: ajudar essas ONGs em tarefas específicas, fazer voluntariado ou divulgar informações também são ações necessárias. Por que não contribuir com seu grão de areia?

3. Consumir com responsabilidade

Não são apenas os produtos de origem animal que são prejudiciais aos animais e ao planeta. O consumo de lazer, viagens ou simplesmente o dia a dia, produz resíduos que têm um impacto mensurável no meio ambiente. Aqui você encontra algumas ações que pode realizar para reduzir sua pegada individual:

  • Reduza ao máximo o uso de plásticos e materiais descartáveis: sacos, embalagens e outros resíduos que normalmente vão parar no estômago de algum animal ou contaminam a terra, em muitos casos, não são necessários.
  • Recicle: não apenas os resíduos, mas os objetos úteis como roupas, sapatos ou utensílios domésticos.
  • Selecione suas fontes: na medida em que sua vida financeira permita, escolha sempre fornecedores que respeitem o meio ambiente e os animais.
  • Informe-se sobre as melhores maneiras de fazer tudo isso: a publicidade costuma ser enganosa quando se trata de apelar para o seu senso de responsabilidade e é melhor consultar organizações independentes.

4. Respeitar a natureza presencialmente

Em tempos de toques de recolher e isolamento, os passeios na natureza são cada vez mais apreciados. No entanto, o turismo em diferentes ambientes naturais também tem impacto sobre o meio ambiente. Sempre que você pisar em um lugar verde, olhe ao redor: você é o visitante. Deixe tudo como estava, pois é a casa de todos os seres que ali vivem.

5. Denunciar os ataques contra a proteção dos animais e do planeta

Manter uma atitude crítica é importante: não são apenas pessoas comuns que cometem atos prejudiciais contra o planeta. Uma parte imprescindível para corrigir as injustiças é apontá-las e denunciá-las.

Embora muitas vezes a solução não esteja nas mãos de uma só pessoa, ao longo da história foi demonstrado que a união faz a força. Se você testemunhar algum ato de maus-tratos contra os animais ou o meio ambiente, denuncie e participe do processo. É assim que começam as mudanças em grande escala.

Um exemplo de aquecimento global.

Há uma percepção geral de que mudar as coisas é impossível no âmbito individual ou que certos organismos são impossíveis de derrubar. No entanto, nem tudo funciona como nos filmes: a mudança é possível, mas a luta é necessária. Embora às vezes você não consiga contemplar as consequências de suas ações, nunca duvide de que pode mudar as coisas.

Pode interessar a você...
Quais são os animais mais antigos não extintos?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Quais são os animais mais antigos não extintos?

Tartarugas, tubarões e até formigas vivem neste planeta há muitos milhões de anos, sem grandes alterações. Conheça-os neste artigo.