Turismo de observação de aves: 9 lugares lindos

A Espanha é uma referência em termos de reservas e parques nacionais. Neles, você pode ver as aves em seu habitat natural. Além disso, também há locais magníficos para a observação de pássaros espalhados ao redor do mundo.

Se você estiver interessado nessa atividade, recomendamos que você leia este artigo. Vamos te contar onde estão os melhores lugares para os amantes dos pássaros.

Turismo de observação de aves: lugares

Uma das principais características desse tipo de viagem é que vemos todos os tipos de aves em seu ambiente natural. Assim, aproveitamos nossas férias para descobrir como elas voam e desenvolvem a vida sem a intervenção humana.

Essa modalidade é cada vez mais difundida nos países do centro e do norte da Europa. Além disso, o lugar ideal para esse tipo de viagem são áreas consideradas reservas ou parques nacionais.

Não é uma atividade dirigida apenas aos especialistas em aves, os ornitólogosAfinal, todos podem participar, desde que respeitem certas regras. Por exemplo, não caçar e não incomodar os animais.

A Espanha é um dos países mais avançados em relação ao turismo de observação de pássaros. A seguir, vamos te mostrar onde ir se você quiser ver as aves na vida selvagem:

1. Parque Nacional de Monfrague (Estremadura, Espanha)

Cerca de 300.000 pessoas visitam essa reserva de 18.000 hectares anualmente. Na sua maioria, os visitantes são atraídos pela grande diversidade de fauna. Entre os animais nessa região, estão: abutre-petro, abutre-fouveiro, cegonha-preta e águia-cobreira.

Reserva Natural de Lagunas de Villafáfila (Zamora, Espanha)

É uma área protegida de uma das províncias da comunidade autônoma de Castela e Leão. Essa área foi declarada como uma reserva para aves como as pequenas abertadas e o alcaravão.

É possível escolher três observatórios diferentes para observar o voo, nidificação ou alimentação dos animais. Entre eles, o grande lago salgado, a lagoa Barillos e a lagoa San Pedro.

A melhor época para ir a esses três lugares, a fim de realizar turismo de observação de aves, é no inverno e na primavera. Também é possível fazer rotas a pé ou de bicicleta e, também, comer ao ar livre.

3. Parque Natural Marismas de Santoña (Cantábria, Espanha)

Possui uma área de 4.000 hectares, onde além de outras espécies da fauna ibérica, podemos encontrar cerca de 20.000 aves. Entre elas, gaivotas, patos, gansos, garças, cormorões, andorinhas, gavias, entre outras.

Garças

Além disso, na primavera e no outono, também chegam aves migratórias. Você pode optar por caminhar pelo parque seguindo as trilhas ou acompanhado por um guia especializado.

4. Laguna de Gallocanta (Aragão, Espanha)

Sem dúvida, é uma das mais belas paisagens naturais de Aragão. Por isso, é um dos melhores lugares da península ibérica para o turismo de observação de aves. Localizada entre Teruel e Zaragoza, esta lagoa é a casa de milhares de grous entre novembro e fevereiro.

5. Parque Natural do Delta do Ebro (Catalunha, Espanha)

Muitos viajantes interessados ​​em ornitologia visitam essa área alagada e protegida. Ela é cheia de campos de arroz, lagoas e pequenos pântanos. Aqui vivem nada menos que 300 espécies de aves. Entre elas, podemos destacar o pato-trombeteiro, a garça-imperial, a coruja-do-nabal, o flamingo e o tartaranhão-ruivo-dos-pauis.

6. Parque Nacional da Albufeira (Valência, Espanha)

A comunidade valenciana também tem um lugar para o turismo de observação de pássaros. Esse lugar tem uma grande zona úmida. Além de ver as águias-pescadores entre setembro e março, também temos a possibilidade de navegar pelo maior lago da Espanha.

Lugares para o turismo de observação de aves pelo mundo

Existem outros destinos em todo o mundo onde é possível avistar aves nativas e migratórias:

1. Parque Nacional do Corcovado (Costa Rica)

Na selva da Costa Rica, tucanos, araras, quetzales e tangarás vivem. Sendo assim, podemos vê-los na reserva mais importante do país. A melhor época para visitar o parque é entre dezembro e junho. Os passeios geralmente duram três dias.

2. Ilha de Bornéu

Cercada por paisagens naturais fantásticas, essa ilha foi declarada Patrimônio da Humanidade. Ela abriga cerca de 600 espécies de aves, que vivem entre praias e florestas.

Flamingos

3. Colômbia

Todo esse país sul-americano vale a pena ser visitado se quisermos ver aves. Cada região oferece uma fauna diferente para o turismo de observação de pássaros. Das 1.900 espécies de aves que podem ser observadas, cerca de 200 são migratórias.

Um dos melhores lugares para observar os voos de aves é a Reserva San Rafael. Ela fica muito próxima da capital colombiana, a cidade de Bogotá.

Recomendados para você