5 animais que só comem frutas

Os animais que só comem frutas buscam nutrientes e suplementos para esses alimentos. Também são chamados de animais frugívoros, que, além de frutas, podem comer insetos, folhas e sementes de vez em quando.
5 animais que só comem frutas

Última atualização: 02 Junho, 2021

Cada ser vivo desse planeta tem sua própria maneira de se alimentar. Com base nessa premissa, os animais são classificados como onívoros, carnívoros, insetívoros ou herbívoros. Entre os herbívoros, existem algumas espécies de animais que só comem frutas: nesse caso, esses seres são chamados de ‘frugívoros’.

Os frugívoros são animais que só comem frutas, mas, além disso, podem recorrer esporadicamente ao consumo de plantas, ervas, vegetais, cascas e até fungos. São muitas as espécies que têm esta forma de alimentação: conheça algumas delas nas linhas a seguir.

1. Aves calandras

São aves que gostam de ficar em florestas densas e até em pastagens abertas. Elas constroem seu próprio ninho com as fibras da planta da mandioca. São animais que só comem frutas e, além disso, podem caçar alguns insetos. No entanto, bagas, frutas cultivadas e sucos ricos em néctar são seus pratos favoritos.

 

2. O primata bonobo

O bonobo é uma criatura que tem um físico parecido com o do chimpanzé, a diferença é que essa espécie de primata é menor. Esses hominídeos têm testa larga e pernas longas, que podem medir até um metro de comprimento. Sua característica física mais relevante são os lábios rosados, que se destacam no intenso negro do rosto.

É uma espécie que tem seu habitat nas selvas tropicais da África central. Quanto à alimentação, são animais que só comem frutas de base, mas também acompanham o prato com raízes, flores e caules, além de cupins e vermes que podem cruzar seu caminho. Foi observado que eles podem até atacar esquilos-voadores.

 

3. A raposa voadora

Com certeza você pensou que a raposa voadora era um animal de 4 patas, parecido com um cachorro, mas não é verdade. São mamíferos que dormem pendurados nas árvores de cabeça para baixo e, além disso, representam alguns dos maiores morcegos do mundo. Seu nome de raposa voadora se deve à semelhança física do seu rosto tem com o das raposas.

Em relação à sua alimentação, podem ser destacadas as seguintes ideias:

  • São animais frugívoros que saem para comer frutas à noite.
  • Sua comida favorita são os frutos da figueira.
  • Têm um excelente sentido de visão para encontrar uma grande variedade de frutas.

 

Morcegos frugívoros: um dos animais que só comem frutas

4. Iguanas verdes

As iguanas são um desses animais que só comem frutas e tantos outros vegetais. O importante é que esses répteis são seletivos na alimentação, pois preferem alimentos que possam fornecer cálcio e fósforo. Eles procuram alimentos com essa característica para fortalecer seus músculos, ossos e alguns órgãos do corpo.

Esses répteis podem comer uma grande variedade de frutas, como maçãs, amoras, peras, cerejas, uvas, tangerinas e mirtilos, entre outros. Alguns vegetais também não ficam de fora, como a cebolinha e o repolho. São criaturas que têm a reputação de serem estritamente vegetarianas.

 

Iguana: um dos animais que só comem frutas

5. O peixe pacu

O habitat desses peixes são as águas doces da América do Sul, e eles têm uma aparência semelhante à das piranhas. São animais que só comem frutas e possuem dentes poderosos, que lhes permitem agarrar com firmeza o alimento. É um peixe onívoro que em princípio se alimenta de algas e frutas, por incrível que pareça.

A dieta do pacu varia desde maçãs, pêssegos, abóboras e até nozes. Da mesma forma, esses peixes podem comer alface, cenoura e banana. Raramente, foram vistos atacando peixes pequenos. Contudo, é um animal que prefere frutas e vegetais.

Apesar da aparência dos dentes, é considerado um peixe pacífico.

 

Pacu: um dos animais que só comem frutas

A dieta desses animais contribui para o planeta

A dieta de animais herbívoros e frugívoros traz grandes benefícios para o planeta Terra, pois incentiva as interações com as plantas e árvores em seu ambiente natural. Consequentemente, quando esses animais se alimentam de frutas, eles espalham as sementes por toda a floresta, as pastagens, as matas e o ecossistema vegetal que habitam, segundo estudos.

Assim, essas espécies contribuem para o surgimento de novas frutas e para a manutenção do ecossistema.

Animais que só comem frutas dependem de seu habitat natural para poderem encontrar esse alimento e, ao mesmo tempo, contribuem para o nascimento de novas frutas e a expansão de sementes. Assim, sucessivamente, uma cadeia sem fim se desdobra e o sábio equilíbrio da natureza é estabelecido.

Pode interessar a você...
A importância do feno na alimentação dos coelhos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
A importância do feno na alimentação dos coelhos

Uma dieta adequada para cada espécie é essencial para uma boa saúde, por isso enfatizamos a necessidade do consumo de feno na alimentação dos coelh...