5 dicas para lidar com os latidos excessivos

5 dicas para lidar com os latidos excessivos

Última atualização: 12 julho, 2021

Os cães latem, essa é uma realidade que você deve aceitar. Essa é a maneira que eles usam para se comunicar. No entanto, às vezes isso pode se tornar uma atividade compulsiva e será necessário tomar medidas que lhe permitam controlar os latidos excessivos do seu cão.

Existem situações em que é normal um cão latir. Por exemplo, quando alguém bate à porta ou quando ele detecta uma pessoa desconhecida. Mas se o seu cão late o tempo todo, se os latidos duram muito tempo ou continuam mesmo depois que ele identifica a pessoa ou se você já lhe deu a atenção que ele estava pedindo, algumas providências devem ser tomadas. Aqui estão 5 dicas para aprender a lidar com isso.

A constância é o segredo

 

Cachorro latindo agressivamente.

Uma das principais razões do fracasso no treinamento dos cães é a busca p resultados imediatos. Infelizmente, corrigir um hábito que o cão já adquiriu exigirá muita paciência, assim como constância em sua reeducação.

Para corrigir os latidos excessivos, primeiro você deve detectar o que está causando esse comportamento. Por exemplo, um ruído específico ou a vigilância da porta. Você perceberá isso porque, antes de latir, os cães ficam com seus corpos tensos e em estado de alerta. Então, o que você deve fazer é tentar mudar seu estado mental até que o animal relaxe. Você pode fazer isso usando seu olhar, sua voz ou tocando o cachorro na lateral do corpo.

O que geralmente acontece é que o cão vai se acalmar por alguns minutos e vai latir novamente. Nesses casos, você deve ser persistente e corrigi-lo quantas vezes forem necessárias. No início pode não funcionar muito bem, mas aos poucos ele aprenderá que é uma atitude pela qual está sendo repreendido.

Mantenha a calma

Os cães são muito bons em detectar nosso humor e se conectar com ele. Os latidos constantes nos deixam em desespero. No entanto, se o seu cão detectar que você está irritado, isso só vai piorar a situação. Ao corrigi-lo, tente ficar o mais calmo possível, pois ao latir os cães liberam a frustração e se você se aproximar com a energia errada, só fará com que o comportamento seja perpetuado.

Recupere sua posição alfa

 

Como lidar com os latidos excessivos?

Os latidos excessivos também podem ser produto de uma atitude dominante do cão. Ou seja, ele sente que deve assustar qualquer pessoa, animal ou objeto que se aproximar do seu território. Portanto, você deve reivindicar esses espaços como seus, para que ele não sinta mais a necessidade de defendê-los com tanto empenho.

Assim que ocorrer um episódio de latidos, por causa de uma pessoa ou um objeto, o que você deve fazer é se colocar entre esse foco e o seu cão e caminhar em direção ao segundo, reivindicando como seu o que estiver causando o latido. Dessa forma, você começará a criar uma fronteira invisível que o cão passará a respeitar.

Mais uma vez, a constância é importante para que essa estratégia funcione. E lembre-se de manter a calma porque você vai ensinar ao seu cão que esse é o estado mental que ele deve ter.

Pode ser por tédio

Muitos dos problemas de comportamento em cães são derivados do tédio e do estresse acumulado. Portanto, você deve questionar se está fazendo o possível para manter seu cão entretido.

Uma boa maneira de eliminar os latidos excessivos é levar seu cão para fazer longas caminhadas, fazer exercícios e brincar. Dessa forma, o animal vai eliminar grande parte da frustração e do tédio causados por ficar dentro de casa por um longo tempo. Isso é muito importante, especialmente se o cão passa muito tempo sozinho.

Outra forma de liberar sua frustração é ensiná-lo a fazer coisas novas, por exemplo, aprender um truque ou dar algo que desafie sua inteligência. Dessa forma, você o ajudará a canalizar sua energia e o animal terá melhores maneiras de aliviar o estresse.

Procure os conselhos de um especialista

Uma das dúvidas mais comuns que chegam aos especialistas em comportamento animal ou treinadores profissionais está relacionada ao latido excessivo. Portanto, se você já aplicou algumas estratégias sem muito sucesso, pode ser bastante benéfico contratar o serviço de um desses profissionais. Tanto sua vida quanto a dos seus vizinhos ficarão muito mais tranquilas.

Pode interessar a você...
Tipos de latidos e seus significados
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Tipos de latidos e seus significados

Existem diferentes tipos de latidos, e cada um expressa um estado de espírito ou uma necessidade específica do nosso cão. Por isso é importante con...