É possível estimular a inteligência dos cães?

É possível desenvolver a inteligência dos cães através de jogos e atividades interativas. Saiba mais a seguir.
É possível estimular a inteligência dos cães?

Última atualização: 30 março, 2020

Sabemos que os cães são animais capazes de aprender e memorizar certas coisas – como seus nomes ou algumas ordens – além de resolver quebra-cabeças mentais simples. No entanto, seria possível estimular a inteligência dos cães?

Sim, é possível. Você deve estar se perguntando: como fazer isso? Não se preocupe, porque vamos explicar a seguir.

Quão inteligente um cachorro pode ser?

Graças a vários estudos realizados com espécimes de diferentes raças, foi possível comprovar que a inteligência média de um cão é semelhante à de uma criança de dois anos de idade.

Os cães podem aprender sinais, gestos e uma média de 165 palavras. Vale destacar que os cães mais inteligentes já chegaram a aprender 250 palavras no total.

Cachorro sentado com bebê

Tipos de inteligência canina 

A inteligência pode ser medida de várias maneiras: linguagem, aritmética, inteligência social… em todas essas, os cães mostram resultados muito positivos.

Stanley Coren é um famoso pesquisador conhecido por classificar as raças de cães pelo seu QI, em diferentes testes que medem os diferentes tipos de inteligência canina. A lista é encabeçada pela raça Border Collie.

Segundo Coren, os cães têm uma compreensão muito básica da aritmética e podem contar até quatro ou cinco.

Em um dos testes aritméticos, os pesquisadores mostram uma porção de comida ao cão, e depois mostram uma segunda porção. Se o cachorro entender o conceito de 1 + 1, quando for solto, ele vai procurar duas porções de comida. Foram testadas somas de até quatro ou cinco.

Cachorros usando óculos

Outro tipo de inteligência é a resolução de espaços. Os cães são capazes de estudar seu entorno e localizar objetos de valor como comida, brinquedos, o lugar favorito para dormir. Eles também fazem isso encontrando o caminho mais rápido e resolvendo obstáculos no caminho, como abrir uma porta ou encontrar um espaço para passar de um lugar para outro.

No entanto, a habilidade de maior destaque dos cães é reconhecer e entender as expressões humanas e se comunicar de acordo com elas.

Todas essas capacidades cognitivas fazem do cachorro um animal inteligente e social.

Como estimular a inteligência de um cão?

Ao estimular a inteligência dos cães, conseguimos reduzir os níveis de estresse, evitar o tédio e melhorar o vínculo entre dono e animal de estimação. Algumas atividades que podem estimular a inteligência são:

  • Jogos de inteligência para cães. Os mais típicos consistem em uma espécie de tabuleiro com formas e espaços para esconder a comida. As formas são dispostas em uma espécie de quebra-cabeça que o cão precisa resolver para receber seu prêmio. Também existem outros em que o animal precisa abrir uma espécie de fechadura, mover algumas peças sequencialmente, levantar uma tampa, acionar uma alavanca…. Esses brinquedos estimulam a inteligência e a memória do animal.
  • Brinquedos para esconder comida. Existem muitos tipos de brinquedos para esconder ração ou guloseimas: na forma de OVNI, bola, do tipo Kong … eles são projetados para que o cão utilize a boca ou as patas para tirar a comida do interior. Além disso, é uma boa maneira de alimentar cães ansiosos com a comida,  pois eles levarão mais tempo para obtê-la e comerão mais lentamente.
  • Jogos de esconder e procurar. Podemos esconder petiscos pela casa ou no parque, sem que ele nos veja, e dar a ele a ordem de “busca” quando tudo estiver pronto. Essas brincadeiras aprimoram o olfato e a capacidade de autocontrole, pois o cão deve ficar quieto e tranquilo até ouvir o comando.
  • Treinamento. Através do reforço positivo, é possível treinar um cachorro com comandos básicos e até tentar executar circuitos de obstáculos e outras atividades que exijam a resolução de espaços.

Em suma, para estimular a inteligência dos cães, é aconselhável brincar com eles e incluí-los em atividades interativas. Como donos, devemos tentar levar isso em conta e não deixar passar muito tempo entre uma sessão de jogos e outra.

Um cão que brinca regularmente com seu dono pode ser muito mais inteligente do que um cão que raramente tem companhia para brincar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • PortalVeterinaria. En pruebas de CI los perros demostraron ser más listos que los niños pequeños.
  • Howell, T. J., Toukhsati, S., Conduit, R., & Bennett, P. (2013). The Perceptions of Dog Intelligence and Cognitive Skills (PoDIaCS) Survey. Journal of Veterinary Behavior: Clinical Applications and Research, 8(6), 418–424.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.