É possível estimular a inteligência dos cães?

março 30, 2020
É possível desenvolver a inteligência dos cães através de jogos e atividades interativas. Saiba mais a seguir.

Sabemos que os cães são animais capazes de aprender e memorizar certas coisas – como seus nomes ou algumas ordens – além de resolver quebra-cabeças mentais simples. No entanto, seria possível estimular a inteligência dos cães?

Sim, é possível. Você deve estar se perguntando: como fazer isso? Não se preocupe, porque vamos explicar a seguir.

Quão inteligente um cachorro pode ser?

Graças a vários estudos realizados com espécimes de diferentes raças, foi possível comprovar que a inteligência média de um cão é semelhante à de uma criança de dois anos de idade.

Os cães podem aprender sinais, gestos e uma média de 165 palavras. Vale destacar que os cães mais inteligentes já chegaram a aprender 250 palavras no total.

Cachorro sentado com bebê

Tipos de inteligência canina 

A inteligência pode ser medida de várias maneiras: linguagem, aritmética, inteligência social… em todas essas, os cães mostram resultados muito positivos.

Stanley Coren é um famoso pesquisador conhecido por classificar as raças de cães pelo seu QI, em diferentes testes que medem os diferentes tipos de inteligência canina. A lista é encabeçada pela raça Border Collie.

Segundo Coren, os cães têm uma compreensão muito básica da aritmética e podem contar até quatro ou cinco.

Em um dos testes aritméticos, os pesquisadores mostram uma porção de comida ao cão, e depois mostram uma segunda porção. Se o cachorro entender o conceito de 1 + 1, quando for solto, ele vai procurar duas porções de comida. Foram testadas somas de até quatro ou cinco.

Cachorros usando óculos

Outro tipo de inteligência é a resolução de espaços. Os cães são capazes de estudar seu entorno e localizar objetos de valor como comida, brinquedos, o lugar favorito para dormir. Eles também fazem isso encontrando o caminho mais rápido e resolvendo obstáculos no caminho, como abrir uma porta ou encontrar um espaço para passar de um lugar para outro.

No entanto, a habilidade de maior destaque dos cães é reconhecer e entender as expressões humanas e se comunicar de acordo com elas.

Todas essas capacidades cognitivas fazem do cachorro um animal inteligente e social.

Como estimular a inteligência de um cão?

Ao estimular a inteligência dos cães, conseguimos reduzir os níveis de estresse, evitar o tédio e melhorar o vínculo entre dono e animal de estimação. Algumas atividades que podem estimular a inteligência são:

  • Jogos de inteligência para cães. Os mais típicos consistem em uma espécie de tabuleiro com formas e espaços para esconder a comida. As formas são dispostas em uma espécie de quebra-cabeça que o cão precisa resolver para receber seu prêmio. Também existem outros em que o animal precisa abrir uma espécie de fechadura, mover algumas peças sequencialmente, levantar uma tampa, acionar uma alavanca…. Esses brinquedos estimulam a inteligência e a memória do animal.
  • Brinquedos para esconder comida. Existem muitos tipos de brinquedos para esconder ração ou guloseimas: na forma de OVNI, bola, do tipo Kong … eles são projetados para que o cão utilize a boca ou as patas para tirar a comida do interior. Além disso, é uma boa maneira de alimentar cães ansiosos com a comida,  pois eles levarão mais tempo para obtê-la e comerão mais lentamente.
  • Jogos de esconder e procurar. Podemos esconder petiscos pela casa ou no parque, sem que ele nos veja, e dar a ele a ordem de “busca” quando tudo estiver pronto. Essas brincadeiras aprimoram o olfato e a capacidade de autocontrole, pois o cão deve ficar quieto e tranquilo até ouvir o comando.
  • Treinamento. Através do reforço positivo, é possível treinar um cachorro com comandos básicos e até tentar executar circuitos de obstáculos e outras atividades que exijam a resolução de espaços.

Em suma, para estimular a inteligência dos cães, é aconselhável brincar com eles e incluí-los em atividades interativas. Como donos, devemos tentar levar isso em conta e não deixar passar muito tempo entre uma sessão de jogos e outra.

Um cão que brinca regularmente com seu dono pode ser muito mais inteligente do que um cão que raramente tem companhia para brincar.

  • PortalVeterinaria. En pruebas de CI los perros demostraron ser más listos que los niños pequeños.
  • Howell, T. J., Toukhsati, S., Conduit, R., & Bennett, P. (2013). The Perceptions of Dog Intelligence and Cognitive Skills (PoDIaCS) Survey. Journal of Veterinary Behavior: Clinical Applications and Research, 8(6), 418–424.