Como ensinar um cão a sentar

agosto 31, 2019
O simples fato de ficar parado é um grande desafio para alguns cães, principalmente para filhotes com problemas de comportamento hiperativo.

Para ensinar um cão a sentar e, mais tarde, permanecer nessa posição, você deve começar devagar, até ele entender o comando com facilidade e fazer o que lhe pedem. Para um filhote jovem e enérgico, isso pode significar sentar por meio segundo, e nada além disso.

Mas tudo bem, pois a partir de meio segundo, você pode “construir” o seu caminho até 1 segundo, depois 2, e daí em diante.

As tentativas curtas e bem-sucedidas são melhores para as habilidades de obediência do seu cão em comparação com as longas que terminam com um animal distraído e um dono frustrado.

Como ensinar um cão a sentar

Ensinar um cão a sentar é o primeiro exercício de treinamento que você deve experimentar, e um dos comandos mais importantes que seu cão aprenderá.

  • Comece o treinamento com um presente ou uma guloseima e mostre-o ao seu animal de estimação (as guloseimas sempre funcionam melhor).
  • Quando seu cão mostrar interesse, ele o seguirá com a cabeça e tentará alcançá-lo.
  • Segure a guloseima sobre a cabeça do cachorro para que ele olhe para cima e coloque-a logo atrás do seu nariz, de modo que ele tenha que mover a cabeça para trás. A única maneira por meio da qual seu cão conseguirá alcançar a guloseima será colocando o traseiro no chão.
  • No momento em que ele fizer isso, faça muitos elogios.
  • Depois de algumas tentativas, seu cão saberá como ganhar sua recompensa, e sua resposta será mais rápida.

Aspectos importantes a considerar

Comece estas etapas simples em um lugar que seja familiar para o seu cão, sem distrações tentadoras. Mantenha seu cão focado em você, ficando na frente dele, enquanto presta atenção total e mantém os olhos nele.

Mulher adestrando cães

Se o seu cão mantiver a posição por um segundo ou dois, elogie-o e ofereça um presente como recompensa. Repita o processo, desta vez fazendo seu cão segurar a posição por mais alguns segundos, antes de dar a recompensa.

Uma vez que seu cão responder de forma confiável, adicione o sinal visual. Peça ao seu cão para se sentar ou deitar, depois diga para ele “ficar”, enquanto mantém a mão estendida com a palma da mão em direção ao nariz dele, na posição de “parado”.

Se ele mantiver a posição por um segundo ou dois, elogie e ofereça um presente. Repita a sequência, adicione gradualmente um segundo de cada vez para pedir uma permanência mais longa.

Quando ele entender completamente o que é esperado, apresente o gesto com a mão com a qual seu cão aprenderá. Use um gesto, como sua mão na vertical na frente de você, que seja consistente entre todas as pessoas que treinam ou vivem com o cachorro.

Diga “senta” enquanto o seu cão estiver sentado, então ele aprenderá a associar a palavra à ação. Agora que você adicionou o sinal, com a prática você pode pedir para ele se sentar sem ter que atraí-lo para a posição com a guloseima.

Se não estiver funcionando

No momento em que seu cão sair da posição, diga “sente!”, “fique!” ou “abaixe!”, dependendo da posição em que ele estava originalmente. Então, tente uma permanência mais curta novamente.

Mulher treinado seu cachorro

Se você já pratica há algum tempo e seu cão conhece o comando de ficar, você pode deixar sua voz séria, como se estivesse dando uma bronca, quando ele mudar de posição.

No entanto, não o castigue. No momento em que você ficar chateado com o seu cão, ele vai associar a punição com o que ele estava fazendo no momento em que foi punido.

Como aumentar o desafio ao ensinar um cão a sentar

Uma vez que o seu cão tenha aprendido o comando ‘ficar’, você pode lentamente torná-lo mais desafiador. Fique a um pé de distância do seu cão quando lhe pedir para ficar, depois dois pés, e continue aumentando a distância.

Peça a ele para ficar quando você virar de costas, quando houver outra pessoa ou cachorros nas redondezas, e depois quando essas distrações estiverem bem próximas. Depois, quando você estiver balançando uma bola e, finalmente, quando houver brinquedos espalhados ao redor dele.

Adicione um novo desafio apenas se o seu cão responder de forma confiável. Se o animal sair do lugar no qual deveria ficar alguma vez, elimine um desafio, encurte o tempo, elimine as distrações ou se aproxime dele e tente novamente.

A paciência e a perseverança serão as chaves para ensinar o cão corretamente.