5 dicas para melhorar a convivência de vários gatos em casa

É possível melhorar a convivência de vários gatos em uma casa. Embora sejam animais reservados e tímidos, eles podem desenvolver laços emocionais uns com os outros.
5 dicas para melhorar a convivência de vários gatos em casa

Última atualização: 01 Agosto, 2021

Se você adora esses pequenos peludos, certamente já caiu na tentação de adotar mais de um – ou está pensando em fazer isso. Nesse caso, você pode precisar saber como melhorar a convivência de vários gatos em casa.

Na natureza, os gatos são animais solitários e territoriais. Isso não significa que não possam aprender a conviver com outros seres da sua espécie, mas será necessário fazer uma série de ajustes para evitar conflitos, principalmente se os animais não saírem de casa.

Tipos de comportamento em gatos

Quando os felinos domésticos vivem juntos, sua interação é construída em torno da territorialidade, e isso não é uma coisa ruim, é parte de seu comportamento natural. Em um mesmo espaço, os felinos vão dormir, comer, brincar e socializar, tanto entre si quanto com os humanos da casa.

Portanto, os comportamentos dos gatos que podem ser observados nesse ambiente podem ser classificados de acordo com sua valência:

  • Comportamentos afiliativos: são comportamentos que promovem o vínculo entre os indivíduos, como a catação social, brincar ou dormir juntos.

Embora os conflitos façam parte da coexistência de qualquer espécie, o ideal como tutores é tentar minimizar os comportamentos agonísticos, já que eles produzem estresse e ansiedade nos gatos.

 

Cinco gatos diferentes.

5 dicas para melhorar a convivência de vários gatos em casa

Se você decidiu acolher outro gato ou os que vivem com você estão em conflito, aqui estão algumas dicas para aliviar essa tensão. Não deixe de conferir!

1. Escolha um companheiro adequado para a convivência de vários gatos

Se você tiver oportunidade de escolher, a ideia é adotar um gato do sexo oposto ao que já tem em casa – desde que os dois sejam esterilizados, é claro – e que seja um filhote. Com este último aspecto, você ajudará o gato que o recebe a não vê-lo como um competidor e a formar um vínculo, à medida que o novo cresce ao seu lado.

2. Prepare a chegada do novo inquilino

Introduzir um novo gato em casa requer uma série de passos para garantir que ele seja gradualmente integrado ao ambiente. Não force o contato entre os animais nem os repreenda, pois eles devem se conhecer em seu próprio ritmo e estabelecer uma hierarquia.

O uso de feromônios pode ajudar a tornar o processo mais suportável. No entanto, é melhor consultar um especialista a respeito dessa opção.

3. Forneça tigelas e camas suficientes

O número ideal de tigelas e camas é igual ao número de gatos mais um. Por que mais um? Pois assim, se algum deles quiser comer ou beber de outra tigela ou dormir em outro lugar, sempre tem uma opção livre, o que implica não ter que entrar em conflito pelo território.

4. Ambiente físico e sensorial para melhorar a convivência de vários gatos

Adaptar o espaço para os gatos que vivem na casa vai enriquecer a vida deles e permitir que tenham mais variedade de locais para descansar. Para isso, você pode fazer o seguinte:

  • Adicione espaços horizontais e verticais para gatos ou adapte superfícies para eles.
  • Espaços protegidos devem ter entradas e saídas para fornecer rotas de fuga rápidas em caso de conflito. Você pode usar caixas transportadoras ou de papelão, por exemplo.
  • Permita o acesso ao exterior de forma controlada.
  • Introduza estímulos agradáveis: brinquedos, arranhadores, feromônios e outros acessórios que permitem o correto desenvolvimento dos comportamentos instintivos dos seus gatos.

5. Introduzir melhorias no ambiente social

Os gatos não interagem apenas entre si, pois você também faz parte do grupo e deve definir o seu lugar. As suas interações com seus felinos devem ser calmas, agradáveis e previsíveis. Adapte-se ao ritmo de cada um deles. Gatos tímidos podem precisar de mais tempo para se integrar outros gatos ou se aproximar de você. Respeite-os.

Para promover comportamentos de afiliação, introduza o enriquecimento ambiental. Manter seus gatos entretidos e felizes vai deixá-los de bom humor, como acontece com qualquer outra pessoa, e aliviar o estresse: isso sem dúvida se reflete na maneira como eles interagem.

 

Como melhorar a convivência de vários gatos?

Como você pode ver, compartilhar sua vida com mais de um felino pode ser a realização de um sonho. Porém, quanto maior for o número de gatos, maiores serão as responsabilidades, os imprevistos e o dispêndio de recursos. É importante tomar decisões responsáveis, pois a felicidade e o bem-estar deles dependem de você.

Pode interessar a você...

Como ganhar a confiança de um gato de rua
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como ganhar a confiança de um gato de rua

Quer saber como ganhar a confiança deum gato de rua? Então não deixe de acessar o nosso artigo e conferir as nossas dicas! Boa leitura.