5 países com a maior biodiversidade

Essas nações são ricas na variedade de espécies de animais e plantas que habitam seu território. Entre os 17 países da lista, não há nenhum europeu
5 países com a maior biodiversidade

Última atualização: 08 Março, 2021

Cada nação possui diferentes espécies de flora e fauna. No entanto, existem alguns países com maior biodiversidade do que outros. Você gostaria de saber quais são e quais animais vivem neles? Neste artigo, vamos falar sobre isso.

Quais são os países com maior biodiversidade do mundo?

De acordo com o Centro de Monitoramento da Conservação Ambiental, existem 17 países com uma grande biodiversidade no mundo. Sete deles estão na América, cinco na Ásia, três na África e dois na Oceania. Não há representantes da Europa. Alguns dos mais destacados são:

1. África do Sul

Com um típico ecossistema de pastagem e um pouco de cerrado, a África do Sul é o lar de muitos mamíferos como o leopardo, o leão, o impala, o hipopótamo, a girafa – foto de capa deste artigo – e o gnu. Entre os animais endêmicos, podemos destacar o coelho-bosquímano.

Nesse país, encontramos vários parques nacionais como o Kruger (onde se pode fazer safaris fotográficos), bem como a reserva Mala Mala. Além de uma grande fauna, podemos encontrar aqui cerca de 20 000 plantas diferentes, 10% das espécies conhecidas mundialmente.

2. Brasil

O maior país da América do Sul e um dos maiores do mundo possui uma rica fauna e diversos ecossistemas, embora o maior seja a o da Amazônia. No Brasil também existem costas e florestas.

Biodiversidade: o tucano do Brasil

Algumas das espécies que podemos encontrar aqui são o puma, a onça, a raposa, o tamanduá, o veado, o coiote, a preguiça, a anta, o tatu, a arara, o tucano, a sucuri, a piranha, a boto-cor-de-rosa e nada menos que 69 primatas.

O patrimônio natural brasileiro está seriamente ameaçado pela exploração madeireira, pela pecuária, pela agricultura e pela mineração. E também devido à poluição da água, e à extração de gás natural e petróleo.

3. Austrália

Com grande parte de seu território desértico ou semiárido, a Austrália também é um dos países com maior biodiversidade do mundo. Possui selvas, pântanos, florestas e costas, e tanto a flora quanto a fauna são únicas. Cerca de 90% dos peixes, 85% dos mamíferos e 50% das aves são endêmicos.

Os marsupiais da Austrália.

Os animais australianos mais ‘conhecidos’ são os marsupiais – cangurus, coalas e demônios-da-tasmânia, entre outros. Também podem ser encontradas aranhas, lagartos, cobras marinhas, polvos, vespas marinhas, ornitorrincos, emas, cacatuas, tartarugas, crocodilos e lagartos do gênero Varanus.

4. México

Mais um dos países megadiversos que não poderia faltar na nossa lista. O México abriga cerca de 200 000 espécies de animais e plantas, o que representa 10% da vida em todo o mundo. Com 170 mil km² de áreas naturais protegidas, busca reduzir o impacto do ser humano no ecossistema.

A onça do México.

Alguns animais que podemos encontrar aqui são onças, leões-marinhos, pumas, axolotles, ursos-negros, águias, antílopes, cascavéis, rãs, tartaruga-marinha-comum, perus, raposas, lobos cinzentos, borboletas-monarcas, baleias-azuis, iguanas, caititus, araras e bisões.

5. Filipinas

O último na lista de países com biodiversidade tem nada menos que 1736 espécies por 100 km² de território, incluindo mamíferos e aves endêmicas. Uma peculiaridade das Filipinas é que não existem grandes predadores, com exceção de pítons e cobras ou aves de rapina, como a águia-das-filipinas.

Países com maior biodiversidade: társio, da Austrália.

A fauna dessas ilhas é composta pelo cervo-malhado-de-visayan, o cervo-rato, o javali, o Cynocephalus volans, os morcegos, o társio (primata), a civeta-de-palmeira-asiática, o dugongo, as tartarugas, os lagartos e o porco.

Os outros países do mundo com grande biodiversidade são Madagascar, Congo (África), Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru, Venezuela (América), China, Índia, Indonésia, Malásia (Ásia) e Papua Nova Guiné (Oceania).

Pode interessar a você...
8 dicas para observar a vida selvagem
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
8 dicas para observar a vida selvagem

Ir à natureza para observar a vida selvagem é uma atividade que está ganhando mais e mais popularidade. Muitos querem conhecer os segredos desses animais.