Coisas que os filhotes ainda não sabem fazer

· outubro 13, 2018

Há algumas coisas que os filhotes ainda não sabem fazer em seus primeiros meses de vida. Por isso, é preciso paciência para educá-los corretamente.

Muitas pessoas, quando querem ter um cachorro, adotam um filhote. Eles são divertidos, adoráveis ​​e muito sociáveis. No entanto, existem várias coisas que ainda não sabem fazer sozinhos. Saiba quais são para poder educá-lo no ritmo certo.

Coisas que os filhotes ainda não sabem fazer

Os filhotes de cachorro são adoráveis, afetuosos e muito ativos. No entanto, um cão jovem não atende a ordens, sendo preciso que você o ensine com cuidado: desde dormir sem perturbar até sentar-se.

1. Ficar sozinho

Até o cão chegar em sua casa, ele sempre esteve acompanhado, seja da mãe ou dos irmãos. Chegar a uma casa estranha e ficar sozinho pode ser algo que ele ainda não esteja pronto para fazer.

Deixar o animal sozinho significa mais do que sair para trabalhar e deixar o cão esperando sua volta. Significa também deixar o animal sozinho num quarto por um período de tempo e até fazê-lo dormir só.

Muitas pessoas trancam os filhotes à noite, porém, essa pode ser uma situação que eles ainda não estejam preparados para viver.

Filhotes aprendem a ficar sozinhos com o tempo. À medida que crescem, tornam-se um pouco mais independentes e começam a explorar coisas sem estar colados a sua família humana.

Além disso, podemos ensiná-los a ficar sozinhos fazendo breves saídas ou incitando-os a brincar em um local vazio. Porém, essa aprendizagem deve ser feita pouco a pouco.

2. Controlar a força da mordida

Os filhotes ainda não são capazes de controlar sua força, e muitos não têm consciência de que podem causar danos com seus dentinhos. Além disso, eles exploram o mundo com sua boca. Então, por um tempo, brincarão conosco e com seus brinquedos até machucar-nos ou destroçar tudo.

Normalmente, eles aprendem rápido a controlar sua força, brincando com seus irmãos ou outros filhotes. Eles praticam morder um ao outro para ver qual o limite aceitável de força. Caso seu filhote não tenha aprendido com outros filhotes, ele aprenderá pouco a pouco no convívio.

Dê a ele brinquedos que você sabe que ele vai destruir. Assim, ele aprenderá a não quebrar tudo com a as mordidas. Caso queira brincar com você, pare a brincadeira quando você sentir que ele o está machucando. Dessa forma, ele perceberá que não pode brincar desse jeito e logo aprenderá a se controlar.

3. Não se exceder

Assim como cães adultos podem ser preguiçosos, e quanto mais velhos ficam mais apreciam a tranquilidade, os filhotes não sabem lidar com a agitação.

Em uma casa muito animada ou com muito desconforto, como televisão no volume alto, visitas ou crianças brincando, um cão adulto será capaz de decidir quando está agitado demais e irá procurar um lugar tranquilo onde possa relaxar.

Este é outro exemplo de coisas que os filhotes ainda não sabem fazer. Eles amam a emoção, a excitação e o barulho, não sabendo pôr um fim na diversão. Desse modo, se você não controlar quando o cãozinho já tiver vivido emoções suficientes por um dia, acabará criando um cão superexcitado, incapaz de relaxar ou descansar.

4. Concentrar-se

Quanto temos um filhote, queremos ensiná-lo algumas ordens, como sentar, dar a pata, girar ou trazer coisas. No entanto, talvez o cão ainda não esteja preparado para aprender. Concentrar-se e atender ao que queremos ensinar implica fazer um esforço.

O cérebro dos filhotes ainda não está pronto para se concentrar na mesma tarefa por mais de alguns minutos. É algo fisiologicamente impossível. A partir dos cinco meses, há a possibilidade de concentrar-se para aprender tarefas simples. Antes disso, talvez seu treinamento não funcione.

5. Controlar os esfíncteres

Quando o veterinário terminar o programa de vacinação e lhe der permissão para levar o filhote para a rua, você vai querer que ele se alivie fora de casa. Entretanto, embora eles possuam muita vontade de aprender, podem ainda não estar preparados para controlar com perfeição seus esfíncteres. 

Claro, você pode começar a ensiná-lo a fazer suas necessidades na rua, mas essa habilidade não surge da noite para o dia. Serão necessárias algumas semanas e paciência para que ele consiga dominar e controlar seus esfíncteres.

Quando trazemos um novo filhote para casa, desejamos ensiná-lo várias coisas e fazer dele um cão perfeito. No entanto, devemos ter em conta que há coisas que os filhotes ainda não sabem fazer, pois seu corpo é jovem e ainda não está preparado. Com um pouco de paciência e tempo, vocês atingirão suas metas.