Coleira cabresto: como usá-la corretamente

abril 29, 2019
A coleira cabresto é um acessório que serve como um método de ensino muito útil e válido... desde que você saiba como usá-lo!

Quando falamos de treinamento canino, há muitos métodos, alguns recomendados pelos profissionais, que são os mais indicados, e outros sugeridos por amigos, vizinhos e conhecidos porque já os utilizaram. Seja como for, o que está claro é que devemos conhecê-los para obter bons resultados e não prejudicar a saúde física ou emocional de nossos cães. Um desses métodos é a coleira cabresto.

Coleira cabresto: o que é isso?

Se esta é a primeira vez que você adota um animal de estimação, você provavelmente não sabe o que é esse tipo de coleira. Bom, vamos contar tudo o que sabemos sobre ela.

É possível que você tenha percebido que tem problemas para controlar seu cão; especialmente em suas caminhadas. Na verdade, às vezes parece que é ele quem comanda e não o contrário.

Quando isso acontece, é essencial saber escolher um tipo de coleira que nos ajude a educar o nosso cão. Para isso existe a coleira cabresto. Uma das razões pelas quais o seu cão se comporta desta maneira é porque ele não entendeu o seu lugar no grupo e, assim, ele se considera o líder da matilha. Portanto, acredita que você deve fazer o que que ele quer, e não o contrário.

Cão deitado com coleira
Fonte: https://notesfromadogwalker.com

É fundamental que você corrija essa atitude o quanto antes, porque dependendo do tipo de raça que você adotou, ela pode até se tornar agressiva com você ou com os membros da família. Essa coleira servirá para erradicar esses comportamentos, mas devemos sempre usá-la com reforço positivo e não com gritos ou punições.

Como usar a coleira cabresto

Como dissemos no início, é provável que muitos conhecidos e amigos queiram nos aconselhar sobre certos métodos ou maneiras de usar esta coleira, mas quando se trata de algo tão delicado, recomendamos que você seja aconselhado por um profissional.

Se a coleira estiver mal colocada ou for usada de maneira errada, você alcançará o objetivo oposto e não avançará nada. Portanto, a melhor maneira de evitar que isso aconteça é saber como colocá-la e como usá-la com precisão. Embora à primeira vista essa coleira possa parecer uma focinheira, não é.

Coleira cabresto
Fonte: https://paws4udogs.wordpress.com

Aqui estão algumas dicas para usá-la:

  • Não coloque antes de oito meses. Embora sempre digamos que a melhor maneira de ensinar um animal de estimação é quando ele é um filhote, você não poderá usar a coleira cabresto antes dos oito meses de idade, independentemente da raça do cão. Pense que os ossos e os músculos do animal precisam de um tempo de desenvolvimento, e que colocar uma pressão extra poderia prejudicar seu desenvolvimento.
  • Eles não devem usá-la durante todo o dia. Não é recomendado que um cão use a coleira mais de 18 horas por dia. Se você quer ensinar em casa, alterne as horas de colocar entre a rua e a casa. Não é necessário dizer que o máximo de 18 horas é para cães adultos. Além disso, se você acabou de começar a colocá-la em seu cão, deverá aumentar gradualmente as horas.
  • Não dê puxões. Essa coleira é para educar o cão com pequenos gestos que lhe dizem por onde andar ou quando parar. Não é apropriada para dar fortes puxões, irritado e com má vontade, porque com isso você pode machucar o seu cão.
  • Firme, mas não apertada. Pense que a coleira cabresto, como dissemos antes, não é uma focinheira. Portanto, você deve colocá-la com firmeza, mas sem impedir o animal de ofegar e abrir a boca normalmente.

Você gostou de descobrir como usar a coleira cabresto? É um método muito útil ao ensinar certas regras de comportamento seu animal de estimação. Mas lembre-se: todo ensino deve ser baseado em amor e respeito. Sempre!

Fonte da imagem principal: https://vcahospitals.com