Colocar um gato para dormir à noite: conselhos práticos

O gato doméstico é um animal com tendências noturnas, que costuma ter problemas para dormir à noite. Descubra como solucionar essa situação aqui!
Colocar um gato para dormir à noite: conselhos práticos
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Escrito e verificado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 02 novembro, 2023

O gato doméstico é bastante propenso a se tornar mais ativo durante a noite, por isso é normal que seus tutores tenham dificuldade em fazê-lo dormir. Na realidade, esse comportamento é um vestígio de seu comportamento selvagem. No entanto, é possível reduzi-lo ou evitá-lo totalmente seguindo algumas orientações e recomendações.

Assim como os humanos, os gatos domésticos também precisam atender às suas necessidades de sono. Para isso, é fundamental que mantenham o horário da soneca em “equilíbrio”, pois disso dependem seu descanso, bem-estar e saúde. Quer saber como ajudar seu gato a dormir à noite? Continue lendo!

Os gatos são animais noturnos

Os gatos domésticos (Felis silvestris catus) são na verdade uma linhagem domesticada do gato selvagem (Felis silvestris). Por esse motivo, é normal que ainda apresentem certos comportamentos “selvagens” comuns ou frequentes em seu ancestral.

Segundo o portal Animal Diversity, os felinos selvagens são caracterizados por hábitos crepusculares ou noturnos, pois a escuridão facilita sua caça. Devido às necessidades da espécie, ambas as linhagens —doméstica e selvagem— desenvolveram adaptações que melhoram sua percepção em ambientes pouco iluminados, tais como:

  • Tapetum lucidum: é um tecido que reveste a parte de trás do olho. Tem a capacidade de “refletir” a luz para melhorar sua percepção. Essa adaptação é o que faz com que os olhos dos gatos brilhem no escuro.
  • Lentes multifocais: refere-se a modificações oculares que permitem focar objetos próximos e distantes simultaneamente.
  • Predominância de bastonetes sobre cones (células fotorreceptoras): bastonetes e cones são células sensoriais nos olhos que detectam luz e cores ambientais, respectivamente. Os gatos aproveitam a predominância dos bastonetes sobre os cones para enxergar melhor em ambientes com pouca luz. Contudo, em troca, eles têm uma visão de cores ruim.
Um gato deitado.
Por causa de sua natureza predatória, os olhos dos gatos permitem que eles percebam movimentos no escuro. Crédito: Master1305/Freepik.



6. Ofereça comida antes de dormir

De acordo com a The Mobile Society for the Prevention of Cruelty to Animals, os gatos tendem a se sentir sonolentos após uma grande refeição. Por esse motivo, recomenda-se dar a última porção do dia alguns minutos antes de dormir. Essa prática pode servir de incentivo para o animal desistir da atividade noturna.

7. Faça uma avaliação com um veterinário

Em algumas ocasiões, o gato não consegue dormir à noite porque tem uma condição que o impede de adormecer. A organização Cats Protection especifica que alterações no ciclo do sono felino podem denotar a presença de condições dolorosas, como artrite.

Além disso, se o gato estiver saudável e ainda não conseguir dormir à noite, o veterinário também pode prescrever o uso de relaxantes ou feromônios. Ressalta-se que isso fica a critério do profissional e é altamente dependente dos achados clínicos.

A importância de os gatos dormirem à noite

Embora possa parecer complicado, é possível treinar um gato para dormir à noite. A insônia é prejudicial para ambos, por isso é melhor corrigi-la o mais rápido possível, para evitar problemas no futuro.

É claro que atingir esse objetivo requer muita paciência e comprometimento. Além disso, a hiperatividade de um felino não deve levar a brigas ou desentendimentos constantes, capazes de prejudicar a relação com seu pet.

Como você pode ver, o simples fato de os gatos não dormirem à noite pode causar diferentes conflitos em casa. Embora seja verdade que na maioria dos casos não é uma questão de risco iminente, é sempre melhor optar por harmonizar a interação entre a família. Lembre-se de que vocês vivem juntos para compartilhar experiências gratificantes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.