Com que idade um cachorro pode ser castrado ou esterilizado?

março 28, 2020
Os benefícios de castrar ou esterilizar um cachorro se popularizaram nas últimas décadas, a ponto de este se tornar um procedimento de rotina. Atualmente, se você adotar o seu animal de estimação em um abrigo, o mais provável é que essa tarefa já tenha sido realizada.

Todos os donos de animais se perguntam: todos os animais de estimação devem ser esterilizados ou castrados com a mesma idade? Estudos recentes revelaram que escolher a idade certa para que um cachorro seja castrado pode não ser tão simples.

Os benefícios de castrar ou esterilizar um cachorro

Primeiramente, devemos reconhecer que a esterilização e a castração estão fortemente associadas a uma maior expectativa de vida. Acredita-se que, nas fêmeas esterilizadas, a expectativa de vida aumente em 26% em comparação com as fêmeas que não fizeram o procedimento. Nos machos castrados, a expectativa de vida aumenta em 18% em comparação com os seus pares não castrados.

A expectativa de vida aumenta porque a gonadectomia reduz substancialmente o risco de morte por diversas doenças (por exemplo, alguns tipos de câncer, traumas, infecções, etc.).

Esse benefício é maior do que o risco associado de sofrer com certos problemas – outros tipos de câncer e problemas ortopédicos – presentes na população de cães submetidos à gonadectomia.

Filhotes de cachorro

Quando castrar um cachorro filhote?

Geralmente, os cães são castrados quando ainda são filhotes, às vezes aos dois ou três meses de idade, em situações de resgate em abrigos de animais. Nesse caso, o objetivo é controlar o crescimento da população canina.

Nesse cenário, é imperativo que os animais realocados através dessas organizações não contribuam mais para a superpopulação de animais de estimação. Uma vez adotado, o cumprimento dos compromissos de esterilização ou castração é de apenas 40%. Por esse motivo, a castração ou esterilização de um cachorro filhote, antes da adoção, é algo razoável.

É necessário observar que essa prática busca o controle populacional e o combate ao problema do sofrimento animal e da saúde pública. Ainda restam dúvidas sobre a segurança e os efeitos a longo prazo do procedimento em idades precoces. Isso ocorre apesar da extensa literatura sobre o assunto, uma vez que alguns dados são contraditórios.

Existe uma idade ideal na qual o cachorro deve ser castrado?

Os riscos e benefícios da gonadectomia associados à idade são uma área que continua a evoluir. Sem dúvida, à medida que novas informações se tornarem disponíveis, as recomendações atuais serão revisadas e reavaliadas.

  • Cães de raças pequenas, com menos de 22 kg de peso esperado na idade adulta: a recomendação é aos seis meses de idade para os machos e antes do primeiro cio – 5 ou 6 meses de idade – para as fêmeas.
Cachorro de raça grande e de raça pequena

  • Cães de raças grandes, com mais de 22 kg de peso esperado na idade adulta: a recomendação é menos taxativa.

Para os machos castrados quando são mais velhos, o risco de alguns tipos de câncer e de problemas ortopédicos é reduzido. No entanto, problemas de comportamento podem precisar ser tratados.

Para as fêmeas, a esterilização na idade adulta pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer, mas aumentar o risco de outros. Também pode reduzir o risco de alguns problemas ortopédicos.

O caso dos cães de raças grandes

Um estudo recente sobre a associação entre a idade da gonadectomia e o desempenho, realizado com 450 cães treinados como animais de trabalho, determinou as seguintes idades como ideais para a gonadectomia:

  • Cachorro em abrigo: antes da adoção (a partir de 6 semanas de idade).
  • Cachorro de raça pequena, macho ou fêmea: antes dos 5 meses de idade.
  • Cachorro de raça grande, fêmea: antes dos 5 meses de idade.
  • Cachorro de raça grande, macho, vida livre: antes dos 5 meses de idade
  • Cachorro de raça grande, macho, animal de estimação: Dos 7 aos 11 meses. Idealmente, após o fechamento das placas de crescimento: 15-18 meses

Porém, assim como acontece com qualquer outro assunto, há exceções para cada regra. Recomendamos que você discuta todos os problemas e preocupações com o seu próprio veterinário, a fim de tomar a melhor decisão para você e para o seu animal de estimação.

Em resumo, depois de analisar todos os prós e contras, a idade na qual um cachorro costuma ser castrado é entre os cinco e seis meses, na maioria dos casos.

  • Zlotnick, M., Corrigan, V. K., Griffin, E., Alayon, M., & Hungerford, L. (2019). Incidence of Health and Behavior Problems in Service Dog Candidates Neutered at Various Ages. Frontiers in veterinary science, 6, 334.
  • Bushby, P. A. (2018). The Optimal Age for Spay/Neuter: A Critical Analysis of Spay Neuter Literature. In Southwest Veterinary Symposium.