5 espécies em que fêmeas são maiores que machos

fevereiro 20, 2019

O tamanho dos animais de acordo com o sexo não é um mero capricho da natureza. Na verdade, isso geralmente tem a ver com funções de sobrevivência relacionadas à reprodução. Conheça 5 espécies em que as fêmeas são maiores que os machos.

Nós tendemos a pensar que os machos são mais robustos e altos que as fêmeas. No entanto, isso acontece apenas em uma parte do reino animal, que inclui seres humanos e outros primatas.

Há várias espécies com fêmeas maiores do que os machos devido a uma necessidade biológica. Falaremos sobre elas abaixo.

Fêmeas maiores que os machos?

Se analisarmos várias espécies de animais que nos rodeiam, é comum que os machos sejam maiores que as mulheres em termos de peso e constituição física. Isso acontece com cães, gatos, macacos e muitos pássaros. Entretanto, na natureza há muitas exceções, com fêmeas maiores que os machos. Entre elas destacamos:

1. Águia Dourada

Como na maioria das aves de rapina, nessas águias as fêmeas também são maiores que os machos. Elas podem atingir 2,3 metros de envergadura (distância entre as asas) e um peso de sete quilos. Por outro lado, não ultrapassam dois metros de extensão e cinco quilos de peso.

Em outros aspectos, a águia-real – imagem que abre este artigo – não difere entre os sexos, já que ambos possuem a mesma cor da plumagem: marrom ou marrom com manchas brancas. Vale a pena notar que é uma espécie monogâmica para a vida e que o casal constroi um ninho por ano com galhos grossos em áreas íngremes ou em falésias.

2. Aranha tecedeiras

O gênero da Nephila inclui as aranhas de seda ‘tecedeiras’, cujos fios brilham como ouro quando os tecem. Uma das peculiaridades desse hábito é que em todas as manhãs elas reconstroem parte do tecido formado no dia anterior.

espécies que as fêmeas são maiores que machos

Além disso, o gênero é conhecido por ter fêmeas maiores que os machos. Dessa forma, eles têm um quinto do tamanho de sua parceira! Elas precisam ser maiores em tamanho para poderem acumular ovos após a fertilização.

As fêmeas são mais sedentárias e passam quase todas as suas vidas ao redor da teia, que usam como se fosse uma ponte. Os machos, por outro lado, movem-se rapidamente entre galhos, pedras ou qualquer outro objeto.

3. Tartaruga mapa

Este réptil é endêmico no leste dos Estados Unidos e é chamado assim por causa das marcas que tem em sua carapaça, como se fosse um mapa, pintado de amarelo ou laranja em um fundo marrom ou verde-oliva.

espécies que as fêmeas são maiores que machos

Todas as espécies de tartarugas mapa apresentam um acentuado dimorfismo sexual a favor das fêmeas: elas pesam mais de dois quilos e sua carapaça tem um comprimento de até 30 centímetros. Por outro lado, os machos não ultrapassam 400 gramas de peso e 15 centímetros de carapaça. Além disso, outra diferença é que as fêmeas têm uma cabeça mais larga.

Estas diferenças permitem-lhes acumular um maior número de ovos após a fertilização e cavar ninhos mais profundos onde possam ser depositados.

4. Polvo manta

Estes cefalópodes têm um nome muito curioso: ele é devido à grande membrana apresentada pelas fêmeas, que se desdobram em duas e permitem que pareçam ainda maior depois.

5 espécies que as fêmeas são maiores que machos

O dimorfismo sexual é realmente marcado no Polvo manta, já que fêmes medem até dois metros, enquanto que os machos têm apenas alguns centímetros. Os machos têm um tentáculo cheio de esperma para fertilizar sua parceira e, depois disso, morrem. A “mãe” pode transportar até 100.000 ovos fertilizados em seu corpo.

5. Anaconda

O último dos exemplos de fêmeas maiores que os machos é uma cobra bem conhecida por causa do tamanho das fêmeas. Uma “fêmea exemplar” mede, em média, cinco metros e pesa até 100 quilos. O macho, por outro lado, não excede 3,5 metros ou 20 quilos de peso.

espécies que as fêmeas são maiores que machos

A anaconda é verde escura com manchas pretas e ocre, a cabeça é estreita e as narinas e os olhos têm forma elevada. Graças a isso, ela pode perceber os movimentos em sua volta e perseguir sua presa.