Comida fora da tigela: por que o cachorro faz isso?

03 Janeiro, 2021
Jogar comida para fora da tigela é uma prática muito comum para os cães. Entender por que o animal faz isso é fundamental para agir de forma correta.

É muito comum encontrar a comida fora da tigela depois de um banquete do seu animal de estimação. Quem tem um cachorro em casa passa por essa situação com relativa frequência, mas será que tem solução?

Pode haver uma série de razões pelas quais seu animal de estimação está jogando comida para fora da tigela. E muitas vezes você não consegue impedir que ele coma de forma tão eufórica. Entretanto, o que você pode fazer é evitar que ele tire a ração da tigela com tanta facilidade para evitar ter que varrer a cozinha várias vezes ao dia.

Por que o cão joga a comida para fora da tigela?

Uma das situações em que seu cão joga comida para fora da tigela é quando você coloca algum tipo de alimento macio em cima da ração habitual. Como quase sempre eles querem mais e mais comida, vasculham a ração e a tiram da tigela em busca de algum possível resto daquele alimento macio que ele gostou tanto. Por isso, é aconselhável dar esse tipo de alimento em outro recipiente.

Por que o cão joga a comida para fora da tigela?

Outra razão pela qual os cães tendem a ter esse tipo de comportamento é porque a comida em sua tigela está muito seca ou quando eles não gostam. Experimente colocar algo que ele não goste em sua tigela. O mais normal é encontrar o alimento em qualquer outro lugar da casa depois.

Para evitar que o animal espalhe a ração por toda a cozinha ou pelo espaço onde você costuma alimentá-lo, procure sempre manter a comida em perfeitas condições, pois os cães podem ser muito exigentes.

Em qualquer caso, é um comportamento difícil de corrigir, que costuma exigir muitas horas de aprendizado. Se o que você deseja é evitar essa situação, confira as seguintes dicas:

Dicas rápidas para evitar o problema

Compre um recipiente maior de comida para evitar que seu cão jogue comida fora da tigela quando ele vasculhar a ração. Com uma tigela maior, ele poderá ver e vasculhar melhor a comida e jogar menos ração para fora.

Troque a tigela por outra com lados mais altos. Dessa forma, ele não vai jogar a comida para fora acidentalmente. É claro que se o seu cão for muito pequeno, leve em consideração a altura dele antes de comprar uma tigela muito alta. Caso contrário, será difícil para ele alcançar a comida e, com certeza, ela vai virar o pote para conseguir pegá-la.

Outra medida para evitar essa obsessão por comida é alimentá-lo mais vezes ao dia, mas em menor quantidade. Assim, ele não chegará àquele ponto de fome tão intenso e comerá um pouco mais relaxado. Além disso, se você tiver vários cães em casa e eles se sujarem ao comer, o ideal é dar a comida em cômodos separados para que não haja competição que os leve a comer rápido demais.

Uma última dica…

Para melhorar a limpeza geral, uma medida que não falha é colocar uma bandeja de plástico sob a tigela de comida. Com isso, poderemos manter certa organização, pois os grãos de ração que tiverem caído da tigela ficarão na bandeja e a limpeza será muito mais fácil e rápida.

Dicas rápidas para evitar o problema

Essa bandeja também é útil para colocar embaixo do reservatório de água, pois evita que o chão fique molhado com os respingos.

Por outro lado, existem animais que se incomodam com o ruído metálico que alguns recipientes fazem enquanto eles comem, por isso preferem escolher um local mais tranquilo para experimentar a comida.

Em qualquer caso, a observação do seu animal de estimação vai te dar muitas pistas para descobrir a razão desse comportamento. Assim, você poderá tomar as medidas que achar mais adequadas. Nada é demais quando se trata do bem-estar dos nossos cães

  • Perrospedia. Cómo hacer que un perro deje de botar la comida de su plato. Extraído de: https://www.perrospedia.com/como-hacer-que-un-perro-deje-de-botar-la-comida-de-su-plato/
  • Healthy Pets. Cosas Raras Que Los Perros Disfrutan Hacer – Y Por Que las Hacen. 15 de mayo de 2015. Extraído de: https://mascotas.mercola.com/sitios/mascotas/archivo/2015/05/15/comportamientos-raros-de-los-perros.aspx
  • Bimascotas. ¿Por qué mi perro saca las croquetas del plato para comérselas?. 1 de septiembre de 2014. Extraído de: http://consejos.bienestarparamascotas.com/consejos/Articulos/71/__Por_qu__mi_perro_saca_las_croquetas__del_plato_para_com_rselas_