Como afugentar gatos de rua?

Para afugentar os gatos de rua sem lhes fazer mal, é melhor adaptar a casa e usar repelentes naturais. Aqui contamos todos os truques a respeito do assunto.
Como afugentar gatos de rua?

Última atualização: 27 janeiro, 2022

Afugentar gatos de rua pode ser uma necessidade para pessoas com alergias, fobias ou que estejam cuidando de espécies que podem ser prejudicadas pela presença desses felinos. Um cachorro fugindo de casa perseguindo um gato de rua, um pombal no quintal ou até mesmo outro felino em perigo de pegar doenças virais — todos estes são exemplos válidos de acidentes em potencial.

Claro, os felinos também devem ser mantidos longe da rua sem que sofram nenhum dano. Mas como fazer isso? Existe um método tão eficaz quanto ético? Este artigo responde a essas perguntas e muito mais, então não perca nada.

O que atrai gatos do exterior para as casas?

A primeira coisa que você precisa saber é por que os gatos estão vindo para sua casa e não para outros lugares. Talvez você nunca descubra, pois são animais que viajam longas distâncias à noite em busca de alimento. Talvez sua casa seja apenas mais uma parada no percurso.

No entanto, sempre há certos fatores que devem ser controlados quando se trata do relacionamento com gatos de rua. Para evitar que eles se aproximem de sua casa, a primeira coisa que você deve pensar é se a casa tem algum dos seguintes atrativos:

  • Lixo acessível, que eles vão vasculhar para se alimentar.
  • Em sua casa ou jardim existem populações de pequenos mamíferos e aves, como ratos, pardais ou pássaros domésticos.
  • Sua casa tem cantos onde os gatos podem se proteger do frio ou se reproduzir.
  • Você abriga em sua casa animais que os atraem, como presas (roedores e pássaros) ou outros gatos.
  • A sua casa faz parte do território deles, e eles vão até o local para fazer a marcação e procurar alimentos.

Existem mais razões pelas quais um gato de rua pode se aproximar da sua casa, mas isso depende do seu caso específico. As dicas que você encontrará a seguir são gerais e válidas para todas as situações. Além disso, recomendamos que você adicione suas próprias soluções à fórmula acima.

Os gatos selvagens podem se sentir atraídos para sua casa por vários motivos. A presença de presas é uma das mais recorrentes.

Um pequeno gato de rua.

Como afugentar gatos de rua da minha casa ou jardim?

Há muitas maneiras de manter os gatos de rua longe de sua casa, desde medidas básicas até remédios caseiros. O mais eficaz é usar uma combinação de tudo o que você pode realizar, pois algumas medidas não são eficazes por si mesmas.

Medidas básicas

A primeira coisa que você precisa fazer é eliminar os motivos pelos quais gatos de rua vêm à sua casa. Para fazer isso, siga estas medidas básicas:

  • Não deixe o lixo para fora e ao alcance dos gatos.
  • Se você alimenta pássaros selvagens em sua área, use comedouros altos e inacessíveis para gatos. Mudar o ponto de alimentação para fora de casa também é uma boa medida, mas sempre a uma distância segura do solo, árvores, cercas e outros pontos altos.
  • Cubra os cantos que eles possam usar como abrigo (obviamente, sem deixar nenhum gatinho trancado para dentro).
  • Use produtos enzimáticos para limpar a casa e o exterior, principalmente nas áreas onde os bichanos estão urinando e defecando.
  • Afugente também todos os animais que são vítimas do gato, como camundongos, ratos ou pássaros. Claro, nunca tire a vida de um animal para esse propósito.

Remédios caseiros para afugentar gatos de rua

Esses métodos se baseiam principalmente no uso de odores que os gatos detestam para mantê-los afastados. Os mais eficazes são os seguintes:

  • Frutas cítricas: aproveite as cascas dessas frutas (limões, laranjas, toranjas, etc.) e coloque-as em potes e paredes onde haja sinais da passagem desses animais. Eles odeiam a acidez cítrica, por isso não vai demorar muito para ficarem longe de casa.
  • Plantas aromáticas: alfazema, tomilho, manjericão e eucalipto são alguns exemplos de plantas que repelem os gatos pelo cheiro forte quando concentradas. Elas também são eficazes para repelir certos insetos, como vespas ou formigas.
  • Pimenta: essa solução é um pouco mais agressiva do que as outras. Polvilhar pimenta em locais estratégicos do seu jardim ou pátio causará coceira nas vias respiratórias do gato, afastando-o imediatamente. Felizmente, você não causará nenhum dano mensurável ao animal a longo prazo.
  • Café: além de ser mais um dos cheiros que os gatos detestam, é um excelente fertilizante para as suas plantas. Claro, cuidado com as concentrações permitidas.
  • Vinagre branco: borrifar com vinagre as áreas onde os gatos de rua urinam não só os ajuda a se manterem afastados, mas também elimina os odores com eficácia.

Barreiras físicas

Se você puder construir suas cercas ou paredes externas com uma inclinação para fora, evitará que os gatos subam nelas. As redes de proteção para felinos também são uma boa solução para que os animais não entrem no jardim ou para evitar que os seus escapem.

Repelentes sintéticos para afugentar gatos de rua

Existem muitos repelentes que são comercializados com o propósito de afugentar esses animais, mas certifique-se de que eles não causem nenhum dano a longo prazo. Vários deles são feitos com produtos naturais e inofensivos para gatos: mesmo assim, descubra qual é o mais adequado para o seu caso com a ajuda de um veterinário, pois alguns deles podem ser prejudiciais a outras espécies da região.

Usar repelentes sintéticos deve ser sempre uma das últimas opções.

Um grupo de gatos olhando para a rua.

Não é preciso dizer que armadilhas, venenos e outras técnicas que prejudicam ou amedrontam esses animais não são um método aceitável ou eficaz de se livrar de sua presença. A fauna urbana tem o mesmo direito à vida que qualquer pessoa e deve ser respeitada, goste você de sua atividade no meio ambiente ou não.

Finalmente, e se essas soluções não funcionarem para você, tente entrar em contato com as associações e cuidadores de colônias de felinos em sua região. Essas pessoas possuem conhecimentos e recursos muito úteis para lidar com a presença desses animais da forma mais ética possível.

This might interest you...
Como ganhar a confiança de um gato de rua
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como ganhar a confiança de um gato de rua

Quer saber como ganhar a confiança deum gato de rua? Então não deixe de acessar o nosso artigo e conferir as nossas dicas! Boa leitura.