Como as temidas unhas de gatos funcionam?

junho 17, 2018
Os felinos usam suas unhas para múltiplas tarefas. Dentre as quais, destacam-se a caça e a defesa. Além disso, elas servem para os animais manterem o equilíbrio e descarregarem o estresse. Entretanto, eles as usam para marcar território quando são jovens, o que pode causar danos à casa.

Se algo pode se tornar um problema são as unhas de gatos. A verdade é que para os gatos é essencial mantê-las afiadas. Para isso, o sofá da sala de estar pode parecer uma boa lixa. No entanto, os proprietários podem oferecer outras opções igualmente atraentes para o animal.

Os gatos usam muito as suas unhas. Por exemplo, para arranharem ou escalarem alguns lugares. Elas também são um mecanismo de defesa contra a ameaça de outros animais. Além disso, quando ele prega suas unhas em uma superfície, o gato alonga todo o seu corpo.

O ideal, diante das temidas unhas de gato, é oferecer espaços onde eles possam usá-las sem danificar nada. Por exemplo, estruturas de escalada, uma velha peça de mobília, uma cama em desuso.

As unhas de gatos

Embora seja sabido que os gatos usam suas unhas principalmente para caçar e para se defender, esses não são os únicos usos que elas têm. As unhas de gatos estão relacionadas ao equilíbrio e mobilidade do animal. Eles também as usam para marcar o território nos primeiros meses de vida.

Outro uso que os gatos dão às unhas é liberar o estresse. Um felino ansioso vai arranhar continuamente uma peça da mobília ou algum brinquedo. Isso pode realmente se tornar uma comunicação entre o animal e o dono. Assim, o dono pode entender as razões do comportamento de seu gato.

Em alguns países, a remoção das unhas do gato é uma intervenção bastante frequente. Há muitas vozes contra esse tipo de prática. Isso, porque se diz que essa é uma forma de mutilação a qual o animal é submetido. Essas práticas, no futuro, podem causar problemas para andar, atrofia muscular e depressão nos gatos.

Arranhador para gatos

 Como evitar os danos causados pelas unhas de gatos

  1. Mantenha as unhas bem cortadas. Este hábito simples é muito prático e fácil de pôr em prática. Além de higiênico, ajuda a evitar danos ao mobiliário.
  1. Eduque-o para arranhar o mesmo espaço e o mesmo brinquedo. Os raspadores ou estruturas de escalada são ideais para o felino usar as unhas. No caso das estruturas, elas oferecem todas as opções: escalada, enganchar e arranhar.
  1. Cubra o mobiliário com protetores. Embora isso possa ser uma opção pouco atraente ou paliativa, é eficaz para cuidar do mobiliário. É importante garantir que seja um protetor durável: os de plástico são mais recomendáveis ​​do que os de tecido.
  1. Use repelentes ou água. Alguns proprietários optam por usar sprays cheios de água para assustar seus gatos. Há também repelentes com odores desagradáveis ​​ou que neutralizam o seu cheiro. No entanto, esse tipo de coisa deve ser feita constantemente para ter efeito.
  1. Antecipar a marcação de áreas. Os gatos marcam seus espaços esfregando o pescoço ou o rosto nas áreas escolhidas. Em ambas as partes, o felino segrega um óleo com seu cheiro. Um bom truque para antecipar essa forma de “marcação” é esfregar a mobília com um produto desagradável para o gatinho.
Cuidados com as unhas do gato

Cuide das unhas do gato

  • Cortar as unhas. Alguns proprietários têm a coragem de cortar as unhas dos seus gatos. Nesse caso, é importante levar em conta que um cortador de unhas apropriado deve ser usado. O corte da unha não deve exceder a veia interna, pois o animal sofrerá grande dor.
  • Mantenha as patas hidratadas. Há um monte de cremes no mercado para umedecer as almofadinhas de cães e gatos. Isto é importante para evitar o ressecamento e lesões, especialmente no caso de gatos que tendem a subir e escalar.
  • Garantir uma boa nutrição. Como nos humanos, a alimentação influencia o crescimento e a força das unhas.
  • Os alimentos especiais para os gatos possuem os nutrientes necessários para manter o pelo e as unhas do animal saudáveis. É sempre preferível fornecer esse tipo de alimento, a menos que haja uma indicação de alimentação complementar.
  • Use unhas de plástico. Uma opção que ganhou popularidade entre os amantes dos gato são as unhas de plástico. Elas consistem em forros plásticos flexíveis que são colocados nas unhas. Desse modo, o animal poderá continuar arranhando, mas sem causar o dano usual aos objetos.