Como baixar a febre de um animal de estimação

É verdade que existem vários remédios caseiros que ajudam a reduzir o excesso de temperatura. Entretanto, antes de tudo, você tem que ter certeza de que, de fato, o animal está doente. Faça isso antes de tentar baixar a febre de um animal com qualquer um destes procedimentos simples.
Como baixar a febre de um animal de estimação

Última atualização: 25 Maio, 2018

A febre em cães e gatos pode até ter consequências piores do que em nós. É vital saber como agir e como reduzi-la para neutralizar seus efeitos. Então, vamos falar desse assunto, em detalhes, neste artigo. A vida do seu amigo poderá depender da informação que está aqui. Por isso, tome nota de como baixar a febre de um animal de estimação.

 

Como saber se meu cachorro está com febre?

Para determinar se um cão está com febre, devemos entender que a temperatura corporal de nossos animais é maior que a nossa. Por exemplo, em um cão adulto, a temperatura normal varia entre 38 e 39,2 graus centígrados.

Existem vários sintomas que mostram que o nosso cão tem febre. O nariz quente e seco, olhos lacrimejantes, letargia, tristeza, vômitos, perda de apetite ou tosse. Se você perceber que o seu cão ou gato está desorientado, de mau humor ou até mesmo com frio, esses podem ser sintomas de febre.

Sintomas da febre em cães

Outro aspecto a ter em mente é que os filhotes, fêmeas grávidas ou cães velhos podem ter uma temperatura ainda maior do que a mencionada acima, mas nem por isso estarão com febre. Portanto, tenha todos esses detalhes em mente para se certificar de que é uma febre e não outro problema com o seu animal de estimação.

Como baixar a febre de um animal de estimação

Uma vez que você determinou que, de fato, seu animal de estimação está com febre, é necessário que você saiba como agir. Afinal, ela ataca fortemente os animais e pode ter consequências fatais. Estes são os passos a seguir:

Uma toalha

Uma toalha umedecida com água é o melhor remédio parabaixar a temperatura. Ou seja, não é muito diferente do que as pessoas fazem quando têm febre. Então, torça a toalha quando ela estiver aquecida e umedeça quantas vezes for necessário.

Encontre um ambiente tranquilo

Se você tiver uma família grande ou se houver muitas crianças em casa ou, ainda, barulho, leve seu animal de estimação para um lugar calmo e relaxado onde ele possa descansar. Afinal, o barulho pode deixá-lo nervoso e isso pode piorar sua situação.

Tratamento da febre em cães

Se necessário, leve-o para uma sala separada e fique com ele. Abaixe as persianas e coloque alguma música muito suave e com volume baixo, isso vai ajudar o animal a descansar e até dormir.

Dê-lhe um banho

Se você acha que a febre está muito alta, pode ser muito benéfico dar um banho com água fria em seu pet. Quando temos febre (animais também), tendemos a sentir frio, por isso não se surpreenda se o seu animal de estimação não gostar muito da ideia.

No entanto, será ótimo para diminuir a febre do seu animal de estimação, porque a água fria tornará a febre mais suportável para ele. Não se esqueça de secar bem o pelo com uma toalha para ele não se sentir desconfortável. Além disso, tenha certeza de que ele se sente mais calmo depois do banho.

Deixe-o descansar

Será ótimo se houver um espaço interno que você possa reservar para o animal fazer as necessidades. Se isso não for viável, no seu caso, leve-o para fora apenas para se aliviar e volte para casa o mais rápido possível. Não o force a estar na rua mais do que ele precisa, pelo menos até que ele se recupere.

Hidrate-o

A febre fará seu animal suar muito e isso poderá desidratá-lo. Para evitar isso, ofereça muita água. Afinal, esse é um dos passos fundamentais para baixar a febre de um animal completamente.

Claro, nem é preciso dizer que, se a febre durar dois dias, você deve ir com o seu animal de estimação ao veterinário. Afinal, isso pode ser um sinal de que algo mais sério está acontecendo. Observe as mudanças que acontecem nas atitudes do animal. Se com essas dicas você não conseguir baixar a febre de um animal de estimação, peça ajuda a um profissional.

Pode interessar a você...
Como baixar a febre nos cachorros
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como baixar a febre nos cachorros

A febre nos cachorros é um mal comum e pode ter diversas causas. Antes de levá-lo ao veterinário, você pode tentar estas medidas simples.