Por que seu cachorro se deita ao sol?

Além de ser agradável para o animal, é algo bom para o organismo, já que os raios de luz trazem consigo a geração de vitamina D, que fortalece ossos e músculos. Também estimula a criação de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.

Sentar-se e tomar sol é gratificante, e os cães sabem muito bem disso e o fazem sempre que podem. Alguma vez você já se perguntou por que um cachorro se deita ao sol? Por muitos motivos, além do prazer que isso pode trazer.

O astro da vida

Como sabemos bem, o sol é a principal fonte da vida no planeta, antes até mesmo da água. Seus raios solares bombardeiam a atmosfera terrestre o tempo todo, e isso permite a criação de diferentes moléculas e partículas benéficas para os ecossistemas.

É por isso que as plantas aproveitam ao máximo a luz solar e criam oxigênio, um componente vital para a sustentação da vida no planeta.

Esse é um fato que todas as pessoas deveriam saber. Mas você sabia que não são só as plantas que tiram proveito dessa estrela?

Todos os animais aproveitam o sol, de uma forma ou outra, e os cães não são exceção. Na verdade, o astro rei é um componente muito importante no desenvolvimento da vida do animal. Por isso, quando você observar aquela cena clássica de um cachorro deitado ao sol, lembre-se de que ele faz isso porque é benéfico para si próprio.

O cachorro se deita ao sol pela vitamina D

O sol é o principal responsável por gerar vitamina D nos corpos dos animais. Os cães intuem esse benefício, e essa é uma das razões pelas quais o cachorro procura a luz solar.

cachorro tomando sol

A vitamina D é fundamental para seu corpo, já que consegue fortalecer seus ossos de forma constante. Isso lhe permite ter mais resistência no dia a dia.

Mas a vitamina D não serve só para isso. Ela também serve para manter os músculos em forma, juntamente com o exercício diário que o animal deve fazer. Se você der ao seu companheiro uma boa dose de ambos todos os dias, ele estará sempre saudável.

É fundamental que até as raças de companhia tomem sol como qualquer outra espécie. Por que? A musculatura deles também está em constante movimento e, além disso, a vitamina evita que suas extremidades se atrofiem com o tempo.

Na maioria dos casos, a pele absorve a energia do sol e a transforma em vitamina D, mas dessa forma não chega tudo o que seu corpo necessita. Para conseguir níveis ótimos dessa vitamina, o animal lambe seu corpo, para assim obter a máxima quantidade possível.

Serotonina: hormônio da felicidade

Existe outra razão pela qual o cachorro se deita ao sol: para se sentir mais animado. O sol estimula nos cães a geração de serotonina, também chamada de hormônio da felicidade.

É fundamental a geração desse hormônio para que o cão se sinta melhor consigo mesmo e com o seu entorno. A serotonina alivia os sintomas da depressão em cães, estimula o sistema imunológico e alivia a sensação de solidão que ele pode sentir se estiver sozinho.

por que meu cachorro toma sol

É claro que não é recomendável deixar nosso animal sozinho. Estar com seu dono ou com outros cães é a melhor forma de lhe dar a felicidade que ele precisa no dia a dia.

A luz solar, além disso, influi na segregação da melatonina, que é conhecida como o hormônio do sono. Sem ela, os cães não conseguem descansar tão bem como devem.

Se você perceber, é comum que muitos cães durmam enquanto tomam sol, e isso se deve à segregação desse hormônio. Você precisa prestar muita atenção em seu companheiro quando isso acontece, já que o excesso pode ser prejudicial para o animal.

O perigo quando um cão toma sol

Já falamos dos benefícios, mas é importante destacar que tudo em excesso faz mal para a saúde, e a luz solar não é exceção à regra. Por isso, preste muito atenção quando seu cachorro estiver tomando sol.

O excesso de luz solar pode causar queimaduras e irritações na pele do animal, por isso o ideal é aplicar protetor e proteger as zonas sensíveis, como as almofadinhas das patas. Lembre-se de conferir se o chão não está quente demais, para que o cão possa se deitar sobre ele sem se queimar.

Mantenha o animal hidratado, pois o calor pode causar problemas graves de hidratação e dar muita sede no cachorro. Sempre deixe um pote com água perto, para que ele aproveite ao máximo.

Recomendados para você