Como combater uma infestação de ratos?

· maio 19, 2018
A higiene é essencial para evitar a proliferação de ninhos desses roedores. Portanto, há momentos em que temos que agir, seja com ajuda profissional, seja com remédios caseiros. Entretanto, tenha cuidado porque ratos podem transmitir raiva com sua mordida

Uma das pragas mais irritantes e perigosas é uma infestação de ratos ou camundongos. Esses animais se reproduzem de forma rápida e abundante. Entretanto, existem muitos métodos para combater esses roedores.

Roedores se instalam nos cantos mais incomuns. Além disso, sua urina e fezes aumentam o risco de transmissão de doenças. Eles também podem ser uma ameaça para os animais de estimação que tentam caçá-los. Afinal, uma mordida dada em um roedor pode contaminar seu animal com a raiva.

A maneira mais simples de evitar uma infestação de ratos é através da higieneNo entanto, quando os roedores se instalam em nossa casa, é importante exterminá-los rapidamente. A ajuda de profissionais especialistas no combate de pragas pode ser uma solução imediata e eficaz.

Uma infestação de ratos: como e onde

Os ratos têm uma capacidade de reprodução acelerada. Em um ano, eles podem ter cerca de cinco ninhadas de 8 a 12 filhotes. Esse rápido crescimento pode transformar uma invasão em uma verdadeira infestação.

Esses roedores são a causa de doenças como a hepatite, a salmonela e o cólera. Uma mordida pode transmitir a raiva, além disso a presença dos ratos representa um risco de salubridade e de danos estruturais. Entre outras coisas, porque eles podem morder cabos, madeira e outros materiais da casa.

Remédios caseiros para infestação de ratos

A maneira mais comum de identificar as invasões desses roedores é através da presença de fezes. Além disso, a urina dos ratos gera um cheiro particular facilmente reconhecível.

Como combater os ratos

  •  Assistência especializada. Quando se trata de uma infestação de ratos, é melhor contratar a ajuda de especialistas. Embora, isso possa ser caro no início, representa uma economia devido à sua eficácia. Além disso, o combate pode incluir a limpeza e a coleta dos roedores mortos.
  • Uso de produtos químicos. Combater uma infestação de rato com produtos químicos é a maneira mais eficaz. No entanto, devemos ter cuidado, porque eles podem ser tóxicos para os seres humanos e para os animais de estimação.
  • A aplicação desses produtos deve ser realizada por especialistas. Seu uso é recomendado quando a infestação não puder ser combatida pelas armadilhas convencionais. Ou, quando houver uma infestação de ratos ou camundongos.
  • Armadilhas. Existem diversos tipos de armadilhas para capturar roedores. Das clássicas, como a ratoeira, até armadilhas elétricas que produzem uma descarga elétrica poderosa no animal. No entanto, elas perdem a carga rapidamente.
  • As armadilhas mais utilizadas são as ratoeiras, colas e gaiolas. As ratoeiras com gancho são as mais econômicas, mas requerem uma isca apetitosa para atrair o rato. O mesmo vale para a armadilha com cola.
  • As armadilhas de gaiolas são as mais recomendadas pelos ambientalistas. Isso porque eles não ferem ou matam o animal. Os roedores ficam presos e não conseguem sair delas sozinhos.

Remédios caseiros para combater uma infestação de ratos

  • Bicarbonato de sódio. Misture 200 gramas de açúcar com uma xícara de farinha de trigo e uma de bicarbonato de sódio. O bicarbonato causa gases dentro do animal, causando sua morte.
  • Um gato como animal de estimação. Não é um mito que o gato seja um excelente exterminador de ratos. Uma maneira eficaz de manter a casa protegida dos roedores é ter um gato. Até mesmo sua urina funciona como um repelente.
  • O cheiro de mentaA menta pode ser um bom repelente de ratos. Você pode borrifar uma infusão de hortelã nos cantos da sala ou da casa. Plantar uma muda dessa erva na entrada ou nas janelas do local também pode ser uma medida preventiva.
Infestação de ratos

Medidas para prevenir uma infestação de ratos

  • Mantenha todos os espaços limpos. O acúmulo de resíduos orgânicos e inorgânicos atrai a atenção de ratos. Por exemplo, as caixas podem se tornar o lugar favorito para eles se aninharem e comerem.
  • Não deixe alimentos ou detritos ao ar livre. Se houver suspeita da presença de roedores, deve-se evitar o desperdício de alimentos. Nesses casos, é aconselhável armazenar toda a comida na geladeira, evitando assim a contaminação.
  • Cuide da comida dos animais de estimação. Para ratos e camundongos, a ração dos animais é tentadora. Guardar os pratos de comida também os impede de contaminarem a comida.
  • Feche acessos fora de uso. Isso inclui canos, drenos ou portas para animais de estimação que não estão sendo usadas. Não se esqueça que os ratos podem escalar e entrar por qualquer buraco.