O comportamento do javali
O javali é, por natureza, um animal muito social, acostumado a viver em grupo. O comportamento dele é caracterizado pela unidade matriarcal. O grupo costuma fazer suas viagens lideradas por uma ou por várias fêmeas adultas e acompanhadas de seus descendentes.
Na falta de uma boa visão, o javali selvagem tem um sentido muito sensível de audição e de olfato. Eles têm a capacidade de reconhecer um odor a mais de 100 metros de distância. Também é considerado um animal muito inteligente, o que o torna um grande desafio para os caçadores.
A memória dele também é uma das suas virtudes: eles são capazes de se lembrar de ameaças ou de situações de perigo. Essas virtudes aumentam sua capacidade de adaptação perante o meio ambiente.
Características físicas do javali selvagem
O javali selvagem é um parente do porco doméstico e, portanto, há semelhança na fisionomia deles. Como o porco, o javali tem pernas curtas e um corpo baixo. Seu peso varia de acordo com a espécie e o gênero, mas pode ser de entre 60 e 120 quilos.
A característica mais predominante deste animal são as presas que se projetam de seu focinho. Estes caninos são de crescimento contínuo e, além disso, permanecem afiados entre si, pelo movimento de abrir e fechar a boca.
Tem uma pelagem espessa que é escura quando o animal está em tenra idade. No verão, pode ficar mais avermelhada e, geralmente, fica mais escura no inverno. Uma vez por ano, ele perde os pelos, com exceção das fêmeas com crias que, nesse caso, demoram mais para trocar a pelagem.
O comportamento do javali selvagem
Os javalis vivem em grupos compostos por fêmeas e machos jovens. Em geral, os machos com menos de dois anos de idade permanecem na periferia do grupo, enquanto os mais velhos são mais solitários.
O javali selvagem é um animal noturno que fica em seu abrigo durante o dia. Sua rota começa ao pôr do sol e se estende até a noite. É capaz de viajar de 2 a 14 quilômetros em cada caminhada, quase sempre seguindo no mesmo caminho.
Na época de acasalamento, os machos dedicam-se exclusivamente a encontrar uma fêmea no cio. Eles abandonam sua vida solitária para se juntar a um grupo, até cruzarem com a fêmea. Às vezes, isso envolve ter que lutar com outros javalis.
Hábitos do javali
A dieta do javali selvagem é principalmente onívora. Inclui cereais, sementes e raízes. Também a carne de alguma carniça, ovos e vermes, entre outros itens.
Em geral, a comida é um fator determinante na formação de um grupo de javalis. Eles costumam construir seus abrigos ao nível do solo ou um pouco mais abaixo, cavando buracos com suas pernas e presas.
A limpeza representa uma atividade importante na rotina dos javalis, uma vez que eles não possuem glândulas sudoríparas. A maneira como regulam a temperatura do corpo é através de banhos de lama. Este hábito também permite que eles se livrem dos parasitas que estão em sua pelagem.
As fêmeas são sexualmente ativas desde o primeiro ano de vida. O período de gestação dura aproximadamente três meses. A ninhada pode ser de três a seis filhotes e depende da idade da mãe. No momento do parto, as fêmeas se afastam do grupo e procuram abrigo aos pés de alguma árvore.
Sinais de alguns comportamentos específicos do javali selvagem
Existem alguns sinais que acompanham o comportamento do javali em seu habitat natural:
- A juba. Eles têm uma juba que corre ao longo das costas até a testa. Uma maneira simples de saber se o animal está com raiva é quando a juba se arrepia.
- Os sons. É capaz de reproduzir vários sons para se comunicar. Em caso de perigo, ele geralmente emite um longo som, bufando, para alertar seus companheiros, enquanto o grunhido anuncia a fuga.
- Os sons também podem diferenciar um grupo de outro, o que seria uma espécie de sinal de identidade daquele grupo.
- A astúcia. Por causa de sua grande capacidade de memória, eles são capazes de se lembrar das armadilhas que são feitas para eles.
- A personalidade. Os javalis têm uma natureza dócil e, a menos que se sintam ameaçados, não tentarão atacar ninguém que encontrem em seu caminho. As fêmeas podem ser mais perigosas por causa da presença de seus filhotes. Uma maneira de afastar os javalis é fazendo uso de odores fortes, como o do petróleo e o da urina.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Martínez, J., Sanuy, D & Cervantes, J. (1976). Notas sobre comportamiento de jabalíes. Miscelánea Zoológica, vol. III, 243-250.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.