Como cortar as unhas de um gato e não morrer tentando?

· agosto 6, 2018
Uma das chaves é premiar o felino com alguma guloseima para que relacione esse momento com algo positivo. Paciência, delicadeza, uma posição confortável para o gatinho e ferramentas adequadas também ajudam nessa hora.

Manter a higiene de nossos animais às vezes é um desafio. Principalmente quando temos que fazer algo que eles não gostam, como escovar os dentes, ou pior, cortar suas unhas. Se você está cansado de tentar e sofre em todas as tentativas, confira as dicas que reunimos neste texto.

Como cortar as unhas de um gato

Se você não quer passar raiva ao cortar as unhas de um gato, as dicas que listamos abaixo vão ajudá-lo. Quando chegar a hora, o seu gato estará mais relaxado e tranquilo.

Prepare o seu gato

Você já sabe que, quando falamos de algo que nossos bichos não gostam, ou até mesmo odeiam, não podemos simplesmente começar a fazê-lo do nada. Assim, para que o seu gato fique calmocomece a acariciar as patas, assim como outras partes do corpo que você sabe que ele gosta.

Observe as patas e as unhas do felino, fazendo com que ele se tranquilize. É possível que em algum momento o gato se canse e resolva sair. Se isso acontecer, deixe-o ir e não o force.

Pegue as patas suavemente e vire-as quando ele assim permitir. Lembre-se de recompensar o seu gato com alguma guloseima toda vez que ele permitir que você manipule suas patinhas. Se você der alguma guloseima ou prêmio, ele relacionará esse gesto com algo positivo. Assim será cada vez mais fácil cortar as unhas dele.

Como cortar as unhas de um gato

A posição

É muito importante que o felino esteja confortável quando você for tentar cortar as unhas. Quando ele permanece por muito tempo em uma posição desconfortável, é provável que não queira se mexer, mesmo se perceber que você vai aparar suas garras.

Uma das melhores posições nessa hora é colocá-lo sentado em você, com as costas em seu colo ou peito e as patas para frente. Entretanto, é possível que seu bicho de estimação não se sinta muito confortável e queira ficar em outra posição. Ninguém sabe o que o seu felino gosta melhor do que seu dono.

Escolha as ferramentas

É muito importante escolher um bom cortador de unhas, que seja afiado e corte de maneira limpa e firme. Quando mais movimentos forem necessários para cortar as unhas de um gato, mais nervoso ele ficará.

As tesouras ou cortadores pequenos são os mais indicados, principalmente se você for um novato nessa tarefa. Esses instrumentos facilitam o movimento na hora de cortar as unhas de um gato. Também existem cortadores de guilhotina, que funcionam introduzindo a unha do animal e oferecem um corte seco e limpo.

Tenha cuidado com o hiponíquio

Você já sabe que no interior das unhas dos gatos existem veias que podem ser perfuradas sem querer. É importante que você esteja ciente disso e seja muito cuidadoso.

Como cortar as unhas de um gato

De qualquer maneira, é sempre bom ter um lápis estíptico em casa, que pode ser facilmente encontrado em farmácias. Esse lápis cauteriza os vasos sanguíneos, evitando hemorragias. Pode ser de grande ajuda em caso de acidentes desse tipo.

Comece

Uma vez que você tenha cumprido todos os passos anteriores, é chegada a hora de cortar as unhas de um gato. Talvez o animal não permita que você corte todas de uma vez, mas não fique preocupado. Assim que tiver uma nova oportunidade, pegue o animal, coloque-o em seu colo e continue de onde parou.

E claro, não se esqueça das guloseimas. É importante que o animal relacione o prêmio com o momento de cortar as unhas. Dessa maneira, as próximas vezes serão muito mais fáceis.

Você já sabe quanta paciência é necessária para fazer a higiene de nossos bichos de estimação, mas isso é fundamental para a saúde deles. Com os conselhos práticos deste texto, cortar as unhas de um gato será uma tarefa menos irritante. Portanto, mãos à obra!