É possível ensinar um gato a dar a pata?

· agosto 4, 2018

Embora cães e gatos sejam os animais domésticos mais conhecidos e mais presentes nos lares, as duas espécies são muito diferentes entre si. Acredita-se que os cães são fáceis de treinar, ao contrário dos gatos. Será que é verdade? É possível, por exemplo, ensinar um gato a dar a pata? É o que vamos descobrir neste texto. Vamos nessa?

É possível ensinar um gato a dar a pata

Se você tem um gato e quer ensinar a ele alguns truques para impressionar seus amigos e aproveitar mais a companhia com seu bichinho, precisamos te contar que sim, é possível fazer isso. Você pode ensinar um gato a dar a pata, assim como outros truques. Só é necessário seguir os passos abaixo:

Gatos e cães possuem comportamentos e personalidades muito diferentes. Mas isso não impede que as duas espécies sejam parecidas na hora de aprender alguns truques. Com um pouco de paciência e algumas recompensas, tudo é possível.

Consiga um clicker

Um clicker é um pequeno objeto de plástico com uma pequena tira de metal e que, ao ser apertado, emite o som de um click. Para que serve? Se utilizado da maneira correta, o seu gato poderá aprender qualquer coisa que você ensiná-lo muito mais rápido.

A ideia é associar o som do clicker com uma recompensa. Poderá, por exemplo, pedir para ele dar a pata e fazer click. Obviamente, não conseguirá de primeira. Você pode pegar a pata do animal para que ele entenda o que você quer e dar uma recompensa para motivá-lo.

Comece a treinar o gato quando ele tiver fome

As recompensas, que podem ser guloseimas ou comida, devem ser incluídas no aprendizado. Essa é a única maneira de motivar o animal e fazê-lo obedecer. Claro, se o gato tiver comido há pouco tempo, pode ser que a recompensa não o atraia tanto e que simplesmente ignore as ordens.

No entanto, se o adestramento começar quando o animal estiver sem comer, será muito mais fácil que a recompensa o atraia. Com isso, as atenções do gato estarão em você e no que está sendo ensinado.

Deixe-o relaxado

Não só você deve levar em conta o horário da última refeição do gato, mas se ele está em relaxado no momento (mas não dormindo!). Um gato nervoso ou estressado não terá a capacidade de se concentrar e, portanto, não atenderá aos seus pedidos.

ensinar gato a dar a pata

Faça sessões curtas

Não se esqueça que o seu gato não é uma pessoa. Logo, a capacidade de concentração dele é muito menor que a nossa. Por isso, realize sessões de treinamento mais curtas, de uns cinco minutos. Se o seu gato se esforçou um pouco, mesmo que seja apenas para tentar entender as ordens, ofereça um prêmio diferente dos treinamentos mais longos. E não se esqueça de deixá-lo descansar por uns 10 minutos antes de tentar novamente.

Escolha o lugar

Este ponto também é extremamente interessante. O local de treinamento deve ser claro, nem muito quente e nem muito frio, e claro, livre de distrações. Ruídos ou movimentos podem desconcentrar o gato e prejudicar o adestramento.

Relacione o prêmio com a obediência

Chegamos ao passo mais importante. Como usar o click, a ordem e a recompensa de modo que o gato os relacione com o truque? Pegue a pata do gato enquanto diz a palavra escolhida para a ordem. Lembre-se de que ela precisa ser curta e melhor se possuir uma única vogal. Neste caso, a palavra “pata” é mais do que suficiente.

ensinar gato a dar a pata

Enquanto segura a pata do gatinho, faça um click e ofereça a recompensa. Tente fazer isso sem pegar a pata do animal. Você pode dar um toque nela para que o felino entenda o que você quer. Faça um click e espere a reação dele. Desta vez, não dê o prêmio até que ele lhe dê a pata.

Pouco a pouco, e repetindo todo o processo por vários dias, você conseguirá ensinar um gato a dar a pata. Quem disse que só os cães poderiam aprender truques e seguir ordens? A inteligência dos felinos é similar à dos cães, com capacidade mais do que suficiente para aprender as mesmas coisas. Agora é a sua vez de treinar o seu bichano!