Truques que você pode ensinar a um gato

Há truques que você pode ensinar a um gato, eles também podem aprender certos comandos, desde que sigamos algumas instruções precisas. Obviamente, será mais fácil quando eles são jovens. Essa também é uma forma de estreitar o vínculo com seu bichano.

Muitos pensam que os gatos não são animais de estimação que podem ser ensinados. Esta teoria, talvez, tenha sido baseada no hábito de se adestrar mais os cães e na capacidade destes animais de aprender. Porém, um gato também pode aprender comandos e truques que tornarão a convivência mais tranquila e, certamente, mais divertida. Quer saber quais são os truques que você pode ensinar a um gato?

Antes de começar, leve em conta que, se decidir ensinar algumas coisas ao seu gato, deverá ter paciência. E, é claro, cada gato é um mundo, você deverá ser persistente e considerar que não é a mesma coisa ensinar um gato jovem e um adulto. Está pronto?

Os truques que você pode ensinar a um gato

Já imaginou se seu gato desse a pata a você quando você assim o pedir? Pois isto, além de outras coisas, pode ser ensinado. Contaremos como!

Dar a pata

Gato dando a pata

Começaremos por um truque que todos os donos de um animal de estimação desejam ensinar: dar a pata. Pedir a pata ao seu animal e vê-lo obedecer é uma das maiores satisfações que podemos sentir. No entanto, sempre vimos isso em cães, mas é possível ensinar o “truque” também aos gatos? Sim!

  • Utilize recompensas. Você já sabe que, na educação e no ensino de um animal, o reforço positivo é o que mais funciona. Pegue um petisco que seu gato goste e esconda-o em sua mão; não deixe que ele o coma, mas deixe que ele cheire.
  • Escolha um comando. Decida qual palavra usará para que ele a relacione com a ordem: pode ser “toca aqui, olá ou patinha”.
  • Deixe sua mão na frente dele e espere que ele queira tocá-la com a patinha. Se ele tentar fazer com a boca, para apanhar a recompensa, diga-lhe “não”.
  • Quando ele tocar a sua mão com a pata, lhe dê a recompensa.

Pratique estes passos durante vários dias e alterne para ocasiões nas quais não haverá recompensa na mão. Pouco a pouco, o bichano irá entender o que você quer.

Girar ao redor si mesmo

  • Gire sua mão sobre a cabeça dele, enquanto segura a recompensa.
  • Faça desenhos no ar de círculos ou de voltas, para que ele entenda o que quer dele.
  • Mantenha a concentração do gato (para isto é vital que tenha na mão algo que ele goste), ele observará você e começará a repetir os movimentos que você faz com sua mão.
  • Não alongue demais as sessões. Os animais se cansam e se entediam, além de não terem um grande poder de concentração. Por isso, faça sessões curtas, com descansos duas vezes mais longos, e verá como consegue.

Pegar e trazer

Gato com brinquedo

Ensine ao seu gato o exercício de pegar e trazer com estes simples passos, pois este é um dos melhores truques que poderá ensinar a um felino.

  • Escolha um brinquedo que queira que ele goste e ensine. Faça movimentos leves com ele, até que veja em seu gato uma postura de atenção.
  • Jogue o brinquedo o mais longe que puder. O gato precisará ver que tem espaço para correr, portanto, escolha um local que permita isso.
  • Quando o gato for em direção ao brinquedo, certamente, no início, ele ficará lá brincando com o objeto. Pegue-o e volte a jogá-lo.
  • Repita o processo várias vezes.

Você deve saber que, para um gato, o simples fato de lhe ‘jogar’ o brinquedo, já é a motivação necessária para ele o trazer de volta. Ele gosta que você faça isso e pedirá que repita.

Utilize um clicker

Já falamos a você, em um artigo anterior, sobre a utilidade que esse objeto tem; ele é utilizado como uma ajuda ao reforço positivo. O animal associa um comportamento ao ruído que este produz e, assim, conseguiremos o nosso objetivo.

Se, ao som do clicker, você lhe der a recompensa, o resultado será ótimo. Utilize-o apenas para treinamentos, se o utilizar em uma brincadeira, você confundirá o animal e ele não conseguirá aprender.

Viu como há truques que você pode ensinar a um gato? Já tomou nota do que quer ensinar ao seu bichano? Então, mãos à obra!

Recomendados para você