Posturas de repouso: como seu cão dorme?

· julho 24, 2018
Para conhecer a personalidade dos pets não há nada mais interessante do que ver as diferentes posições que eles adotam em suas horas de sono. As posições como seu cão dorme, as chamadas posturas de repouso, também são bem divertidas.

Nossos peludos falam conosco o tempo todo, através de suas atitudes, posturas e expressões faciais. Eles usam seu corpo para expressar seus pensamentos, emoções e humores. A posição que preferem descansar diz muito sobre seus sentimentos; se você prestar atenção em como seu cão dorme, você será capaz de conhecer melhor sua personalidade.

“Diga-nos como você dorme e nós lhe diremos quem é”

Provavelmente, você já ouviu falar que o modo de dormir das pessoas diz muito sobre o estado emocional delas e até sobre a saúde das mesmas, e o mesmo vale para os cães.

Nossos peludos escolhem posições diferentes quando descansam, de acordo com o que sentem ou precisam.

posturas de repouso

Seu cão dorme enrolado?

Certamente você já viu seu cão dormindo todo enrolado, principalmente em um dia mais frio. Seu corpo se inclina em direção ao seu próprio centro, formando uma espécie de ‘bola de pelos’ realmente encantadora. A cabeça repousa sobre as patas que estão perfeitamente unidas e sobrepostas.

cão dormindo

Essa é uma das posturas mais comuns de sono, pois permite que os cães conservem o calor e percam pouca energia para o exterior. E o que isso quer dizer? Que seu animal de estimação se sente calmo e seguro em sua casa, onde ele pode se expressar livremente.

Posição ‘super-dog

Nesta posição, as patas dianteiras e traseiras estão completamente estendidas e a barriga toca o chão ou o tapete. A cabeça, em geral, está centralizada entre as duas patas dianteiras.

cão deitado na rua

Se o seu cão dorme como um verdadeiro super-herói, isso significa que ele está muito feliz e possui muita energia. Portanto, não se surpreenda se o seu peludo adotar essa postura ao retornar cansado e feliz de um belo passeio.

Dormir de lado: o que isso significa?

Essa é outra posição de descanso muito comum entre os cães, porque permite que ele durma muito confortavelmente. Os cães optam por essa postura quando se sentem calmos e relaxados em seu ambiente.

cão dormindo na cama

O clássico e engraçado ‘desmaio’

Nesta posição, o cão se apoia de costas e descansa a cabeça no chão. As patas dianteiras estão apoiadas na barriga, enquanto as patas traseiras estão esticadas “olhando para o céu”. Isso permite que eles resfriem (ou “ventilem”) o corpo rapidamente, bem como permite que eles se levantem imediatamente quando ouvirem qualquer estímulo desconhecido.

labradores brincando

Seu cão dorme de barriga para baixo?

Em geral, essa posição é transitória, isto é, ela é adotada antes de se alcançar um sono profundo. A barriga toca o chão, com as patas traseiras totalmente abertas e uma, ou ambas, as patas dianteiras ficam paralelas ao corpo. Também pode ser uma postura comum em cães mais tímidos ou recém-chegados a uma nova casa.

pug em sua cama

‘Espero que chova’ ou ‘patas loucas’

Esta é a postura de descanso mais divertida de se observar em nossos peludosSuas costas tocam o chão, enquanto suas patas traseiras se abrem e as patas dianteiras caem frequentemente sobre o peito. Antigamente, dizia-se que os cães imploravam por chuva quando iam para a cama dessa maneira.

Quantas horas um cão precisa dormir?

Muitos proprietários se preocupam com a quantidade de horas que seus cães dormem, especialmente quando são filhotes. Estamos tão acostumados com o metabolismo do nosso próprio corpo que parece que nossos peludos dormem demais. Mas, na verdade, os cães precisam de mais horas diárias de sono que os humanos.

O número de horas que um cão adulto precisa para dormir varia de acordo com a idade, tamanho e estado de saúde.  Em geral, raças menores precisam de menos sono do que as raças maiores. Enquanto os pequenos peludos costumam dormir entre 14 e 16 horas, os maiores podem dormir até 18 horas por dia.

Um ser humano jovem, que acaba de chegar ao estágio adulto, terá muito mais energia do que um homem idoso, por exemplo. A mesma lógica se aplica aos cães saudáveis, que mantêm um metabolismo mais ativo e maior resistência física. De fato, cansaço excessivo e sonolência, podem ser sintomas de muitas doenças.

Além disso, a rotina também desempenha um papel central no número de horas que um animal dorme. Um cão sedentário pode dormir mais horas por dia, simplesmente por viver em um ambiente pouco estimulante.