Como cuidar de um Shiba Inu

· março 7, 2019
O Shiba Inu é uma raça de cães que foi originalmente criada no Japão, para espantar pássaros e outros pequenos animais de caça, embora também tenha sido usada para ajudar a caçar javalis. Atualmente, é um cão de companhia. 

Normalmente, o Shiba Inu é um cão muito gentil. São cães audaciosos que estão geralmente em alerta e possuem muita auto-confiança. Isso significa que geralmente têm sua própria ideia do que fazer e de como fazer.

Esta raça é uma das seis raças nativas do Japão, conhecida por ser cheia de energia, sempre feliz, com orelhas eretas e uma agilidade quase felina. Além disso, também se destaca como uma raça hipoalergênica.

Esses cães são incrivelmente leais e carinhosos com a família. No entanto, eles desconfiam de estranhos. Além disso, não gostam muito de compartilhar, o que os leva a manter uma atitude vigilante.

Ocasionalmente, isso pode torná-los agressivos ao proteger a família, a comida, os brinquedos ou o território. Em qualquer caso, o treinamento pode melhorar essa tendência.

Cuidados com o Shiba Inu

Essa é uma raça de pelagem espessa e, consequentemente, solta muitos pelos. Devido a isso, durante a época da troca de pelagem, é necessário escová-lo várias vezes por semana, até mesmo diariamente. Caso contrário, uma ou duas escovadas por semana é geralmente o suficiente.

Mas, apesar do problema de soltura de pelosé um cão fácil de limpar, já que é naturalmente limpo e não tem aquele cheiro forte “de cachorro”. Escovar, além de ajudá-lo a remover os pelos soltos, ajudará a espalhar sua oleosidade natural.

Quanto ao banho, o Shiba Inu precisa de um banho de vez em quando, a cada três ou quatro meses; ou quando você observar que seu cão precisa de um. Se você banhá-lo em excesso, ressecará sua pele e pelagem, portanto, não é conveniente abusar.

Como todos os cães, o Shiba Inu também requer uma limpeza de unhas e dentes. Assim, é aconselhável escovar os dentes do Shiba Inu duas ou três vezes por semana; para prevenir doenças nas gengivas e mau hálito.

As unhas do Shiba Inu devem ser aparadas uma ou duas vezes por mês, para evitar lesões nas patas.

Shiba Inu de unhas pintadas

Adestramento e exercícios

Como o Shiba Inu pode ser um cão extremamente teimoso, é aconselhável começar uma rotina de cuidados regulares o mais cedo possível e tornar esses momentos o mais agradáveis possível.

Portanto, devemos ensinar o Shiba Inu o que esperar e como se comportar desde o início, a fim de corrigir adequadamente qualquer comportamento indesejado, o que facilitará o processo de educação no futuro.

Além disso, é muito importante fornecer ao Shiba Inu oportunidades de atividade física diariamente, sempre que possível. Cães desta raça precisam correr, brincar e serem ativos para ter boa saúde.

Também é importante iniciar seu treinamento bem cedo. Os filhotes de Shiba Inu geralmente precisam de disciplina. De fato, os Shiba Inu são notoriamente teimosos, e considerados difíceis de treinar.

Alimentação do Shiba Inu

O Shiba Inu requer uma dieta nutricionalmente equilibrada para ter uma vida longa e saudável. Tal como acontece com outros cães, alimentos naturais crus são sempre os mais saudáveis.

Alimentos processados ​​fazem muito mais mal do que bem a longo prazo, então escolher uma dieta mais saudável significa melhorar a saúde do seu sistema digestivo.

Dando-lhe comida crua você terá um cão mais feliz, com pelos mais brilhantes e pele e órgãos mais saudáveis.

alimentação do Shiba Inu

Mas isso não significa que você não pode dar ração seca para um Shiba Inu. Apenas leve em conta uma série de características que as rações secas devem ter:

  • A ração deve ter carne como sua principal fonte de proteína.
  • Evite alimentos com trigo, milho ou soja como ingredientes principais (muitos cães são alérgicos ao trigo e ao milho). Para fontes de carboidratos, batatas e arroz são mais fáceis de digerir.
  • Evite alimentos com muitos “subprodutos” na lista de ingredientes (farinha, concentrados…).
  • Evite alimentos com corantes artificiais e conservantes.
  • Evite alimentos com muito sódio.

Cuidados com os filhotes

Filhotes de cão Shiba Inu precisam comer muitas vezes durante o dia. Você tem que alimentá-los com pequenas porções, quatro ou cinco vezes por dia.

Dependendo do tipo de alimento, do valor nutricional e das calorias incluídas, um filhote de cão Shiba Inu deve comer pelo menos uma xícara de comida diariamente, distribuída ao longo do dia. Você também precisa fornecer água suficiente para ele ficar adequadamente hidratado.

Começando com um ano de idade, ele deve comer apenas duas vezes ao dia. Ele normalmente precisa de uma xícara de comida por dia, embora a quantidade dependa do tamanho, nível de atividade e idade de cada cão. É sempre melhor consultar o veterinário.