Raças de cães do Japão

Existem muitos cães que têm origem na Ásia. Por isso, neste artigo, contaremos para você quais são as raças de cães do Japão. Nesse país, a maioria das raças de cachorro tem a palavra “Inu” no nome. Essa palavra significa “cão” na língua local. São raças maravilhosas!

Quais são as raças de cães do Japão?

Aqui está uma lista de raças japonesas. Se você estiver interessado em adotar um novo amigo “estrangeiro”, conheça-as:

1. Akita Inu

É o mais popular entre as raças de cães do Japão. Foi criada na cidade de Akita, para caçar.  Depois disso, foi usada para defesa e em ataques contra guerreiros locais. Na Espanha, esse cão é considerado potencialmente perigoso. É uma raça antiga, pois acredita-se que os primeiros espécimes remontam a três mil anos. Esse cão depois foi cruzado com o Mastiff inglês e Tosa Inu para torná-lo ainda mais agressivo e maior.

O cão akita Inu

O Akita Inu é o Cão Nacional e Monumento do Japão. Essa raça tem uma constituição forte e pelagem grossa (branco, malhado, vermelho ou palha). Seus olhos são pequenos, as orelhas voltadas para frente e as patas palmípedes (como gatos). Ele é um excelente nadador, reservado, silencioso, protetor, cauteloso e muito leal.

2. Shiba Inu

É o menor cão do Japão, ágil e originalmente criado para a caça em terrenos montanhosos. Essa raça é similar em aparência ao Akita, mas é ainda mais antigo do que este. O kanji (símbolo) usado para o seu nome, Shiba, significa “arbusto pequeno”. Tem uma proximidade com o lobo em termos de DNA, no entanto, é um animal de estimação excelente. Carinhoso, guardião, inteligente e apegado ao lar.

3. Spaniel japonês

Também chamado de Chin, é um tipo de cão próprio para companhia. Embora seu nome pareça indicar que nasceu na China, a verdade é que esse é outro dos cães mais característicos do Japão. Uma teoria afirma que o primeiro espécime chegou ao país como um presente do governante da Coréia, em 732 a.C., para a Imperatriz japonesa. Ele tem entre seus antepassados o pequinês e os cães tibetanos. Costuma pesar cerca de 10 kg, no máximo. É muito inteligente e independente. Prefere descansar em superfícies elevadas, como uma cadeira, uma mesa ou sofá, característica de outros animais, notavelmente os felinos.

4. Tosa Inu

É um cão do tipo molosso, de tamanho grande e aspecto imponente. Essa raça surgiu em meados do século 19, após o cruzamento entre várias raças para gerar um cão de luta e defesa. Entre essas raças, estão o braco alemão, o buldogue, o são bernardo, o mastiff e o dogue alemão. Na Espanha e na Colômbia, essa raça é considerada perigosa, e você deve ter uma licença especial para adotá-la e criá-la. O pelo é curto em tons de castanho-claro, vermelho ou malhado e pode pesar até 100 kg.

5. Terrier japonês

Também chamado de nippon terrier, é bastante difícil de ser encontrado mesmo em seu país de origem. Acredita-se que surgiu após a chegada de cães terrier, através de comerciantes holandeses que desembarcaram em Nagasaki. Foi desenvolvido para ser exclusivamente um animal de estimação, e rapidamente se tornou o favorito nesse porto e em outros lugares, como Yokohama. Ele é alto, com uma pelagem branca e a cabeça preta; os olhos são em forma de amêndoa. Quanto a sua personalidade, ele é alegre, protetor e, acredita-se, tem a capacidade de reagir às expressões faciais de seus donos.

6. Spitz japonês

É um dos cães mais elegantes do Japão. Em termos de aparência, ele é semelhante ao spitz alemão, ao samoiedo e ao cão esquimó americano. O spitz tem uma cabeça arredondada e larga, orelhas eretas triangulares, pelagem completamente branca e longa (exceto o rosto e as patas). A cauda fica enrolada como uma pluma. É um animal muito ativo e atento ao proprietário. Sendo um bom animal de estimação, adapta-se ao ambiente familiar e precisa de uma boa rotina de escovação e preparação de sua pelagem. Dessa forma, seu pelo fica parecido com uma bola de algodão.

Raças de cães do japão

7. Hokkaido

Tem vários nomes: Shita, Seta e Ainu-Ken, e é popularmente chamado de Do-ken. Surgiu na cidade de Hokkaido, daí o seu nome. É de tamanho médio, com orelhas triangulares e pequenas, pelagem longa em duas camadas, de várias cores . É uma raça conhecida por sua fidelidade, sua coragem e sua capacidade de resistir ao frio. Além disso, ele tem um grande senso de direção, pode lutar com um urso sem temê-lo e se dá muito bem com as crianças.

As outras raças de cães do Japão, são: Shikoku Inu, Kishu, Kai e o Karafuto Ken.

Fonte das imagens: Susihurtan e Yuliya Strizhkina

Recomendados para você