Como cuidar dos animais de estimação no Natal

· setembro 4, 2018
No fim de ano, é possível que seu cão ou gato sofra grande angústia ou medo dos fogos de artifício e outros barulhos das festas. Por isso, nós lhe daremos dicas para cuidar dos animais de estimação no Natal.

Durante as festas de final de ano, muitos cães e gatos ficam assustados e podem mudar de comportamento. Por isso,é muito importante cuidar dos animais de estimação no Natal. Dessa forma, eles não sentirão o estresse ou a angústia causados ​​pelos fogos de artifício ou por ficarem sozinhos em casa. Neste artigo, daremos algumas dicas para que você possa lidar com essa época do ano da melhor maneira possível.

Por que é importante cuidar dos animais de estimação no Natal

Sem dúvida, as festas de final de ano são um momento muito especial. Nossa casa está lindamente decorada, compramos presentes para os entes queridos e compartilhamos jantares maravilhosos com nossa família e amigos.

O que acontece com os animais de estimação nos dias em que há tanta “agitação”, ruído e movimentos atípicos? Eles podem sofrer muito durante o Natal. Por isso, é essencial termos alguma atenção extra para evitar que sofram demais.

Presentes de natal para gatos

Além de comprar comida especial, dar um presente, colocar um vestido para a ocasião ou decorar a cama dos animais com estrelas. É realmente importante que você cuide da saúde mental e emocional de seu animal de estimação nessa época do ano.

Por quê? Bem, porque, em primeiro lugar, seu cão ou gato não entende o que está acontecendo fora da casa. Tanto barulho do lado de fora ou tantas pessoas do lado de dentro é algo incomum para o animal.

Dicas para cuidar dos animais de estimação no Natal

Enquanto alguns animais não sofrem com o ruído gerado pelos fogos de artifício, outros ficam muito nervosos. Eles podem se tornar agressivos ou fazer suas necessidades em qualquer lugar da casa. Os barulhos altos os incomodam. Por isso, eles não sabem como agir, pois para eles são sinônimo de perigo, não de celebração.

Gatinho brincando com bola de Natal

Esconder-se sob a mesa ou ficar tremendo debaixo da cama é algo horrível. Entretanto, é ainda pior que, por causa do medo, o cão fuja da casa e não consigamos encontrá-lo. Tenha em mente essas dicas para cuidar dos animais de estimação no Natal:

1. Coloque uma identificação no animal

Embora esse “documento” para o seu cão ou gato devesse estar presente em qualquer época do ano, é essencial que você o providencie no Natal. Nessa época, muitos animais fogem de casa por causa do medo de fogos de artifícioAssim, será mais fácil recuperar seu pet se ele fugir quando estiver com medo.

Por outro lado, recomendamos que você não amarre o animal no meio do jardim para evitar que ele escape. A ansiedade e estresse aumentarão a força do animal, e ele pode se machucar com a corda ou a coleira.

2. Brinque com ele

Uma boa ideia para o animal adormecer durante toda a noite de Natal é cansá-lo. Para isso, recomendamos que você reserve um tempo entre tantos preparativos e brinque um pouco com ele.

Você pode levá-lo para o parque, se for um cachorro, ou aproveitar algumas horas de atividade física em casa, se for um gato. O importante é que o animal de estimação descarregue todas as energias e tenha bastante sono. Assim, mesmo que fique um pouco assustado com os fogos de artifício, a fadiga superará o medo.

3. Deixe-o se esconder

Certamente, você já notou que os animais buscam refúgio em certos lugares quando estão assustados. Pode ser no banheiro, debaixo da cama ou da mesa, aos seus pés ou no seu colchão.

Em qualquer caso, recomendamos que você não repreenda ou puna o animal se ele decidir fazer algo diferente do habitual. Com a ânsia de se proteger, ele pode escalar o sofá ou até mesmo quebrar um objeto.

4. Tocar música

Se o cão ou gato for deixado sozinho em casa no Natal ou na véspera de Ano Novo, tente criar o melhor ambiente possível. Afinal, ele terá de passar várias horas sem sua companhia. Por exemplo, você pode colocar alguma música para tocar.

Coloque os alimentos e a água o mais perto possível do animal. Também não esqueça de colocar à disposição dele os brinquedos e objetos de que ele gosta. Dessa forma, ele não se sentirá tão desconfortável. Ficará entretido por um tempo e não vai precisar de comida ou água.

5. Optar por remédios caseiros

Para cuidar dos animais de estimação no Natal, alguns proprietários escolhem medicamentos alopáticos, florais de Bach ou tranquilizantes homeopáticos. Eles estão disponíveis em farmácias, lojas de alimentos saudáveis ​​e certas clínicas veterinárias. Esses remédios naturais são bons para relaxar, desde que a dose adequada seja oferecida ao animal.