Como dar banho em um gato sphynx ou sem pelo?

O gato sphynx é a raça mais famosa entre os gatos sem pelos. Sua personalidade e seu aspecto o tornam um gato muito particular, que também requer cuidados de limpeza bastante especiais.
Como dar banho em um gato sphynx ou sem pelo?

Última atualização: 19 Julho, 2021

Apesar de seu pelo aparentemente inexistente, dar banho em um gato sphynx ou sem pelo é uma atividade que todo tutor desses felinos deve incluir em sua rotina. A higiene desses animais é um de seus cuidados mais exigentes.

O asseio deve ser constante, pois o suor, as secreções sebáceas e sujeira se acumulam na pele desse animal mais do que em outros felinos. Neste artigo, você aprenderá as coisas mais importantes sobre como limpá-lo e como dar banho em um gato sphynx ou sem pelo.

O gato sphynx

A criação do gato sphynx começou no Canadá em 1966. É um animal robusto que pesa entre 3 e 6 quilos. Sua pele tem rugas e pode ser de várias cores. Não ter pelo não é um defeito nem uma doença, porque embora pareçam calvos a olho nu, os sphynx são recobertos por uma penugem que os torna sedosos, semelhante à textura de um pêssego.

São muito amigáveis, sociáveis, afetuosos, brincalhões e gostam da companhia de humanos e animais, mas sofrem muito se se sentirem negligenciados. Além disso, esse gato não é o único sem pelo. Embora seja a raça mais conhecida, os especialistas comentam que também existem outras, como donskoy, peterbald, duende, levkoy ucraniano e dwelf.

Uma das raças de gatos mais agressivas.

 

A limpeza, sua companheira inseparável

Além dos cuidados básicos de que todo gato necessita, consultas periódicas no veterinário e o acompanhamento da vacinação, entre outros, esse felino em particular costuma ser muito dependente do seu humano, devido às exigentes rotinas de escovação que exige.

É sabido que todos os gatos cuidam da higiene, mas no caso dos felinos sem pelos, como produzem muito sebo quando suam, a sua pele necessita ser cuidada e limpa. Isso também inclui suas orelhas, olhos, unhas e dentes. Por isso, é muito importante que você habitue seu gato ao banho desde muito jovem, pois a limpeza terá uma função muito importante em sua vida.

Como dar banho em um gato sphynx ou sem pelo?

Os especialistas recomendam dar banho nesses gatos uma vez a cada 2 a 4 semanas. Para fazer isso, considere os seguintes pontos:

  • Use uma banheira ou balde que caiba o animal e coloque uma toalha no fundo para que ele não escorregue. A água não deve ultrapassar sua altura em nenhum momento, recomenda o site Degatitos.org.
  • Como a pele desse gato é sensível, é importante usar água morna. São animais delicados que não respondem bem a altas e baixas temperaturas, por isso podem pegar um resfriado ou se queimar facilmente. Lembre-se de que a camada de pelo que os protege é muito fina.
  • Molhe o gato aos poucos, para não deixá-lo nervoso. Cuidado para não molhar a sua cabeça.
  • Ensaboe suavemente e enxágue a pele com bastante água.
  • Use um pano úmido para limpar a cabeça e evite deixar entrar água no nariz, nos olhos e nos ouvidos.

Durante o banho, é possível criar um ambiente relaxante com música para gatos, carinhos e fragrâncias específicas para eles. Evite gritar ou falar alto. No final da limpeza, seque o gato com uma toalha e dê um petisco como prêmio.

Qual shampoo usar para dar banho em um gato sphynx ou sem pelo?

Recomenda-se que você procure um shampoo específico para gatos sem pelos ou de pele sensível. O mais importante é não usar produtos para humanos ou outros animais. Para ter certeza, recomendamos perguntar ao veterinário.

Alternativas ao banho

O sebo de textura oleosa produzida por sua pele é saudável e natural. Isso serve para proteger o animal e lubrificá-lo. Portanto, banhos muito frequentes não são recomendados por alguns profissionais, pois eliminaríamos esses óleos essenciais que os protegem e hidratam. Nesse caso, sua pele passaria a produzi-los em maior quantidade e apareceriam irritações.

Embora seja recomendada uma frequência de banho entre 20 a 40 dias, isso depende de cada felino. Preste atenção aos sinais para saber se deve dar banho com mais ou menos frequência e não deixe de consultar um profissional.

Se a pele ficar com uma cor avermelhada, você deve dar menos banhos. Se notar sujeira nas pequenas dobras da pele, o que pode causar dermatites, sarna e outras doenças dermatológicas, você deve alternar o banho com outro tipo de limpeza, como panos úmidos.

Além disso, se seu gato tiver medo de água, não é motivo para negligenciar sua higiene. Para esses casos, existem lenços umedecidos para gatos, embora você também possa limpar sua pele com os panos úmidos mencionados.

Limpeza: olhos, ouvidos, unhas e dentes

Deve-se evitar molhar os olhos e as orelhas do gato durante o banho, mas isso não significa evitar limpá-lo, pois também é fundamental que ele tenha uma boa higiene. Lembre-se dessas dicas finais.

Seus olhos não têm cílios

Sem cílios, mais sujeira ou partículas de poeira entrarão nos olhos do gato. Portanto, seu fluido lacrimal é abundante para prevenir doenças. Recomenda-se limpar os olhos uma vez por semana com soro fisiológico e gaze esterilizada, usando uma gaze nova para cada olho.

Seus ouvidos produzem muita cera

Como são gatos (quase) sem pelos e com orelhas muito grandes, ficam com mais sujeira e acumulam muita cera nas orelhas. Para limpá-los, use uma gaze nova para cada ouvido com o auxílio do dedo ou cotonetes para limpar suavemente a sujeira mais superficial.

Cuidando de suas unhas e dentes

Como já mencionamos, a sebo e o suor produzidos por esses gatos são maiores, por isso suas unhas também tendem a acumular gordura e sujeira, também pela falta de pelos. Para manter a higiene do seu gatinho sphynx, é aconselhável cortar suas unhas, apenas a ponta, e limpá-las regularmente.

Em relação aos dentes, a Clínica Veterinaria Countryside observa que os gatos sphynx frequentemente apresentam problemas sérios com o aparelho bucal. Portanto, sugere-se escová-los pelo menos 3 vezes por semana.

 

Um dos animais que os egípcios adoravam.

Além de manter o animal limpo, sugere-se manter sua casa, a cama onde o gato repousa e os arredores arrumados, já que você vive com um felino sem pelo e deve livrá-lo de doenças ou infecções causadas por sujeira e bactérias.

Pode interessar a você...
Gato Peterbald
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Gato Peterbald

O que você acha que um bichinho esbelto, sem pelos, de olhos oblíquos e orelhas grandes e pontiagudas como animal de estimação? Se a descrição lhe ...