Como dar banho no seu furão corretamente?

Os furões são animais brincalhões e curiosos. Por isso, eles podem se sujar facilmente, uma vez que entram em todos os cantos disponíveis. Contudo, banhá-los com muita frequência não é recomendado.
Como dar banho no seu furão corretamente?
Samuel Sanchez

Escrito e verificado por o biólogo Samuel Sanchez.

Última atualização: 24 maio, 2021

Os furões são companheiros pequenos, silenciosos, amorosos e brincalhões. Esses mamíferos (Mustela putorius furo) foram domesticados há mais de 2000 anos e sua popularidade como animais de estimação tem crescido desde então. Portanto, saber dar banho no seu furão é um dos cuidados que você deve levar em consideração como tutor.

Os furões têm um odor semelhante a almíscar natural, que é mais suave em espécimes castrados. No entanto, acreditar que seu aroma natural vai desaparecer com os banhos é um equívoco, visto que não é adequado que esses animais tomem banho com muita frequência. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, continue lendo.

O furão doméstico

O furão (Mustela putorius furo) é uma subespécie do tourão (Mustela putorius) e pertence à família da doninha (Mustelidae), conforme indicado pela Animapedia. Apesar de sua popularidade como animal de estimação, em alguns países não é legal manter essa espécie em casa, então informe-se antes de adquirir um espécime.

De acordo com a Ferret Association, o furão doméstico é diferente do furão-do-pé-preto (Mustela nigripes), uma espécie em extinção nativa do meio-oeste dos Estados Unidos. Se o furão doméstico escapar, raramente sobrevive mais do que alguns dias na selva, ao contrário dos seus parentes selvagens.

Portanto, se você tiver um furão de estimação, certifique-se de que sua casa seja à prova de fugas.

Você vai se surpreender com o que um desses animais pode fazer e aprender. Por exemplo, os furões reconhecem seus nomes e podem até aprender a fazer truques ou usar a caixa de areia. Contanto que você os recompense com petiscos adequados, eles encontrarão um motivo para internalizar coisas novas.

Seu nome em inglês (ferret) vem do latim furonem, que significa ladrão. Esse nome não é anedótico, já que os furões adoram esconder objetos. Qualquer tutor pode garantir isso. Ademais, eles também gostam de cavar, se esconder e brincar com os tutores.

 

Dar banho em seu furão é mais fácil do que parece.

O que você deve saber antes de dar banho em seu furão

Como afirmamos acima, os furões têm naturalmente um odor suave e almiscarado, um cheiro que se reduz em grande medida quando os animais são esterilizados. Além disso, eles também possuem glândulas olfativas que liberam odores como mecanismo de defesa. Essas glândulas podem ser removidas cirurgicamente, mas não é recomendado.

Portanto, o cheiro dos furões é normal e não indica sujeira. De acordo com a Dumb Friends League, dar banho no furão para evitar esse cheiro não adianta porque, após o banho, suas glândulas dérmicas se encarregam de repor a oleosidade perdida – para proteger a pele.

Nos dias após o banho, o odor do furão pode até aumentar.

Portanto, se você for dar banho em seu furão, certifique-se de fazer isso somente se for realmente necessário. O momento do banho é recomendado para quando o animal se sujar ao entrar em algum buraco ou se estiver muito calor.

Como dar banho no seu furão?

Como os gatos, os furões fazem a catação e se limpam sozinhos – outra razão para não dar banho neles regularmente. Portanto, dar banho no seu animal de estimação deve ser uma atividade que você faz poucas vezes por ano, porque se o fizer com frequência pode danificar a pele do animal, segundo o portal Friendly Ferret.

Alguns furões não gostam de água, mas de acordo com a Animal Rescue League of Iowa, a maioria dos furões gosta de banhos e adora brincar com água. Você pode até encher um pouco a sua pia ou banheira com água morna para eles se divertirem, especialmente durante o verão. Se for fazer isso, siga estas dicas.

1. Mantenha a água na temperatura correta para dar banho no seu furão

A temperatura corporal dos furões é mais alta que a nossa. Portanto, não use água quente – de preferência morna – e certifique-se de que seu furão possa tocar a superfície com os pés, pois isso permitirá que ele descanse e não se estresse. Se o seu animal não gosta de água, ele tentará sair. Mas, para evitar isso, você pode usar petiscos adequados para furões.

2. Aplique com delicadeza o xampu no animal

Uma boa escolha de xampu são aqueles feitos exclusivamente para furões ou para gatos domésticos. Quanto mais suave, melhor. Você também pode usar xampus para bebês humanos, pois são bem suaves e não vão irritar a pele do animal.

Aplique o xampu nas mãos, esfregue e aplique no pelo do seu furão. Esfregue a barriga, a cauda, as pernas e o resto do corpo, exceto a cabeça. Nesse ponto, você pode recompensá-lo com outro petisco. Mantenha o animal em seus braços o tempo todo, segurando suavemente pela pele da nuca – ou enquanto ele fica em pé apoiado nas patas traseiras.

Após a lavagem, você pode colocar o animal debaixo da torneira ou usar um copo para despejar água e enxaguar. Depois disso, você pode dar um brinquedo, para ver se ele ousa se divertir na banheira.

3. Seque bem o animal

Retire o furão da água, remova o excesso de umidade, envolva-o com uma toalha e seque-o o máximo possível. No momento em que você o soltar, ele começará a se comportar como um louco, vai correr e pular para conseguir se secar mais rápido.

Banho de aveia: uma opção diferente

Dar banho no seu furão com farinha de aveia é uma opção muito boa, pois não remove o óleo do corpo do animal e limpa a sujeira. Acrescente a isso o fato de que não existem produtos químicos que possam irritá-lo. O tipo de aveia que você deve usar é a aveia coloidal.

O banho é simples. Você deve colocar aveia coloidal dentro de uma meia e colocá-la na água que será usada para dar banho no seu furão. Depois de alguns minutos a água ficará turva: nesse momento, coloque o seu furão dentro, lave-o e seque-o.

Dicas de higiene

Outra maneira de evitar ter que dar banho no seu furão com muita frequência é seguir estas dicas. Para ajudar o animal a ter uma vida mais limpa e não aumentar seu odor, destacamos o seguinte:

  • Limpe as orelhas do seu animal a cada 2 semanas para evitar o acúmulo de cera ou ácaros. Você também deve cortar as unhas a cada 2 semanas.
  • Lave a cama do animal a cada 2 semanas e alimente-o com uma dieta saudável.
  • Os furões trocam de pelo 2 vezes por ano, então penteie seu animal durante essas épocas para ajudá-lo a trocar de pelo.
  • Escove os dentes dele pelo menos uma vez por mês, com pasta de dentes para furões e uma escova de dentes pequena e macia para animais de estimação.
  • Os laxantes de bolas de pelo felino – 1 a 2 mililitros ou 0,25 polegada – podem ser usados 2 a 3 vezes por semana como um preventivo de bolas de pelo gástrico.

 

Um furão está olhando para a câmera.

Por último, não utilize banhos em pó para o seu furão, pois não o deixarão limpo e não minimizarão o seu cheiro. Além disso, podem causar problemas respiratórios aos animais. Como tutor, é importante conhecer todos os seus cuidados e necessidades – além de saber dar banho no seu furão – para que o animal tenha uma vida saudável e feliz.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.