Troca de pelo em cães: quanto tempo dura?

Chega o outono e, juntamente com a estação, surge uma das épocas de troca de pelo em cães. Felizmente, existem vários truques para lidar com isso.

Última atualização: 22 Janeiro, 2021

Há muitas vantagens em ter um cachorro em nossas vidas, embora na época da troca de pelo possam surgir alguns inconvenientes, como, por exemplo, ter que passar o dia todo com a vassoura na mão. A troca de pelo em cães pode ser bastante enlouquecedora, especialmente para as pessoas que se preocupam muito com a limpeza.

Hoje, vamos falar sobre esse processo tão comum e normal entre todos os cães: a troca de pelo. Vamos explicar quanto tempo dura e dar algumas dicas para acelerá-la – na medida do possível.

A troca de pelo em cães

Em primeiro lugar, é necessário deixar claro que a troca de pelo em cães é um processo totalmente natural e necessário. O pelo, de certa forma, é como se fosse a roupa dos cães. Assim como não usamos as mesmas roupas o ano todo, os cães também não. Nesse sentido, poderíamos dizer que a troca de pelo é a atualização do guarda-roupa dos animais.

É com as mudanças de estação, principalmente com a chegada do frio durante o outono e com a chegada do calor nos meses de primavera, que os cães realizam a troca de pelo. Assim, eles conseguem se adaptar às novas temperaturas que ainda estão por vir, da mesma forma que nós tiramos do guarda-roupa o cachecol ou as roupas de banho, de acordo com a época do ano.

Fundamentos e época da troca

Conforme antecipamos, a troca de pelo mais importante ocorre principalmente nos meses da primavera e do outono. No entanto, uma vez que a maioria dos cães vive em apartamentos e não está exposta às intempéries, esse processo é variável.

É necessário compreender que a troca de pelo responde a diferentes estímulos e que a temperatura e a luz diária são os mais importantes. Os cães que vivem dentro de casa, em geral, são expostos às temperaturas externas apenas durante uma pequena parte do dia. Essa situação faz com que o seu relógio biológico fique um pouco descontrolado.

Para que possamos entender, quando chega o outono, o termômetro biológico do cachorro detecta a queda nas temperaturas e, por isso, tem início a troca dos pelos finos do verão pela pelagem densa do inverno.

Apesar disso, a queda nas temperaturas é detectada pelo cachorro gradualmente durante os passeios, já que enquanto o animal está dentro de casa não há uma mudança notável no clima. Isso faz com que a troca seja menos eficiente.

Duração da troca

Com a premissa anterior, não estamos dizendo que você deve deixar os cães dormirem na rua durante a primavera e o outono para acelerar o processo de troca. Embora com a vida dentro de casa a troca de pelo seja um pouco mais demorada, estamos falando de uma duração de duas a cinco semanas, de forma geral.

Além disso, esse intervalo de tempo sempre será variável e dependerá de muitos fatores. Entre os mais comuns, encontramos os seguintes:

  • Tipo de raçaexistem raças que são mais propensas à queda de pelo, enquanto outras fazem trocas quase imperceptíveis.
  • Clima: o processo de troca não terá a mesma duração em um clima temperado perto do mar e em um ambiente interno com temperaturas muito mais extremas.
  • Alimentaçãoa boa alimentação sempre vai favorecer uma troca de pelo adequada.

Dicas para acelerar ou melhorar o processo de troca

Já dissemos que esse processo é natural, não há forma de detê-lo e ele precisa ocorrer, inevitavelmente. No entanto, as dicas a seguir ajudam a acelerá-lo:

Conforme você pôde ler, a troca de pelo e o processo de queda é algo tão natural para os cães quanto comer e, portanto, não deve ser considerado um problema. A única solução possível para o tutor é se armar com paciência, vassouras e escovas.

Pode interessar a você...
Mis AnimalesLeerlo en Mis Animales
Como se formam os nós nos pelos dos cães?

Embora a sua formação possa parecer espontânea, na verdade os nós nos pelos dos cães surgem como resultado de uma higiene inadequada.



  • Fisiología veterinaria. Albino García Sacristán