A alimentação dos cães no outono

julho 14, 2019
Pode ser que você note uma mudança no comportamento do seu melhor amigo em relação à comida no outono, pois ele vai querer comer mais. Vamos explicar por que isso acontece e o que você deve fazer.

Você sabia que é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação dos cães no outono?

Como todos sabemos, o outono é a estação do ano que precede o inverno. Para o organismo do seu cachorro, isso significa não apenas a passagem do tempo, mas também a necessidade de se preparar para as baixas temperaturas e para as adversidades climáticas desta estação.

Apetite e comportamento dos cachorros durante o outono

Embora os cães de companhia não vivam mais em estado selvagem, o seu organismo ainda mantém muitas necessidades e comportamentos naturais (ou instintivos). Por isso, é provável que o seu cachorro tenha mais apetite e mais energia com a chegada do outono.

Não é necessário se assustar ao identificar essa mudança de comportamento durante o outono. Na natureza, os animais costumam aumentar a ingestão de alimentos antes da chegada do inverno.

Esta é a sua maneira de se preparar para a escassez de alimentos durante a estação mais fria do ano. Desta forma, os cachorros também podem economizar energia no inverno e evitar a exposição às adversidades climáticas em busca de alimento.

Apetite e comportamento dos cachorros durante o outono

Como procurar alimentos e metabolizá-los requer energia, o organismo do seu cachorro estará mais ativo durante o outono.

Os dias mais amenos, com temperaturas agradáveis, permitem que o seu animal de estimação esteja mais disposto a se exercitar, a brincar e a explorar o ambiente sem se sentir pesado ou atormentado pelo calor.

Por tudo isso, o outono também é uma excelente estação para atividades ao ar livre, esportes, passeios ou viagens com os nossos amigos peludos.

Logicamente, precisaremos fornecer a eles uma excelente alimentação, bem como os cuidados adequados para manter o seu organismo forte e saudável durante esta estação.

Como oferecer uma nutrição equilibrada?

Embora o apetite do seu cachorro possa aumentar durante o outono, é essencial oferecer uma nutrição equilibrada. Uma alimentação ruim não é apenas aquela que é pobre em certos nutrientes essenciais, mas também aquela que os contém em excesso.

Se oferecermos comida demais aos nossos cachorros para satisfazer totalmente o seu apetite ou para atender aos seus caprichos, podemos favorecer um quadro de obesidade.

Quando o consumo de alimentos aumenta mas o gasto de energia não, o seu cachorro começa a ganhar peso rapidamente. O excesso de peso é muito perigoso para os cães, pois geralmente leva a problemas articulares, cardíacos, metabólicos, etc.

A chave para uma nutrição ideal é respeitar as necessidades nutricionais do organismo do animal. Portanto, é importante ter a orientação de um veterinário ao escolher a melhor dieta para os nossos cachorros.

O veterinário pode ajudar a escolher a ração ideal ou estabelecer uma dieta natural e caseira com base nas necessidades específicas do organismo do seu cachorro.

Além disso, ele também vai indicar como calcular a quantidade de comida e o número de refeições apropriadas para a sua idade, peso, tamanho, estado de saúde e curva de crescimento.

O que incluir na alimentação dos cães no outono?

Além de oferecer a comida nas proporções corretas, é interessante incluir alimentos benéficos para suplementar a alimentação dos cães no outono. A introdução de alimentos frescos e naturais ajudará a satisfazer o apetite do seu amigo peludo e a fornecer um alto teor de fibras, vitaminas e minerais.

Alguns vegetais, tais como brócolis, aipo e espinafre, oferecem um alto teor de antioxidantes, fibras e ferro, entre outros nutrientes, mas não devemos oferecê-los para os nossos cães em excesso.

Quando estes vegetais são consumidos em doses moderadas, eles favorecem o trânsito intestinal, melhoram a digestão e ajudam a prevenir diversas doenças. No entanto, em excesso, eles podem causar diarreia e gases nos cães.

Alimentos bons para o cachorro durante o outono

Legumes, frutas e verduras

A abóbora, a cenoura e a abobrinha também são alimentos muito saudáveis para os cães durante o outono. Além das vitaminas A, C, E e do complexo B, elas também contêm fibras e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir a constipação, por exemplo.

Em relação às frutas, os mirtilos e os morangos oferecem um alto teor de antioxidantes, fibras e vitamina C. Por isso, eles ajudam a prevenir inúmeras doenças degenerativas, bem como os resfriados e outras doenças comuns durante o outono e o inverno.

Além disso, peras e maçãs também são frutas muito nutritivas e saudáveis para os cachorros, ajudando a manter um metabolismo sempre bem equilibrado.

De fato, muitos cães também podem experimentar estresse devido à mudança de estação, ficando hiperativos ou mais nervosos do que o habitual. Nestes casos, é benéfico oferecer algum calmante natural, como, por exemplo, aveia cozida e chás de camomila ou valeriana.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de oferecer o medicamento preventivo adequado para o seu cachorro durante o outono. Além de consultar o veterinário a cada seis meses, também é essencial manter as vacinas e a desparasitação em dia.