Como escolher o veterinário ideal para o seu bicho de estimação

· fevereiro 5, 2018

Os bichos de estimação são uma excelente companhia para as pessoas. São seres especiais que geram emoções positivas e ajudam a canalizar o afeto. Escolher o veterinário ideal para nosso bicho de estimação é fundamental.

Quando decidimos incorporar outro membro à família, sem importar a espécie à qual pertença, nos tornamos responsáveis por seu bem-estar integral, quer dizer, seu bem-estar emocional, sua alimentação, e também a atenção médica que ele vai receber.

Cuidado básico com os bichos de estimação

Existem condições mínimas para que os animais de companhia dividam um lar com uma família. Uma é considerar o tipo de animal que vai ter que se adaptar ao núcleo familiar. Outra é o tamanho do espaço disponível, comparado ao tipo de animal.

Cachorro e gato na veterinária

E também é preciso considerar se o bicho de estimação exige tempo, além de se avaliar a disponibilidade das pessoas para atender às necessidades do animal. Depois de escolhido o bicho de estimação, deve-se escolher também o veterinário ideal para o bichinho.

O veterinário ideal e perfeito

O profissional que vai se encarregar da saúde de um dos membros mais especiais da família deve preencher determinadas exigências que vão garantir bons cuidados:

Uma decisão em família

Todos costumam se importar com o bicho de estimação. Uma boa maneira de escolher o veterinário ideal é se reunir em família para conversar sobre os requisitos que ele deve cumprir. Todos elaborar uma lista de perguntas e respostas para fazer a escolha.

  • Quais são os serviços que esse veterinário oferece, além da atenção médica básica?
  • Ele oferece atenção 24 horas?
  • Ele atende ligações telefônicas pessoalmente ou temos que nos comunicar com a clínica?
  • Qual é o custo das consultas, aplicações de vacinas e outros serviços?

Escolher o veterinário antes de acontecer uma emergência

As emergências podem levar os donos de bichos de estimação a tomar decisões precipitadas.  Assim, o melhor é escolher o veterinário sem estar sob pressão. No momento de ligar para o veterinário, evita-se o estresse de pensar se estamos tomando realmente a decisão certa.

Um veterinário acessível

Quem procura um profissional, faz isso porque não tem conhecimento nem preparo necessários para atender por conta própria um bicho de estimação. Por isso, é importante que o veterinário saiba se expressar com paciência e sem linguagem técnica para que as pessoas satisfaçam todas as suas dúvidas e aflições.

Como trata os animais

É importante ficar de olho na maneira que o veterinário se relaciona com os bichos de estimação. Ele deve se mostrar paciente, carinhoso e atento.

Sobre a clínica veterinária

Escolher o veterinário ideal para seu bicho de estimação não depende só das características do profissional, também depende das instalações onde ele trabalha. Existem alguns elementos básicos para levarmos em consideração:

Localização

A clínica deve estar próxima da casa do bicho de estimação e ser de fácil acesso para o conforto dos donos. Em caso de emergência, também é recomendável que se encontre próxima, já que isso pode salvar a vida do animal.

Horário de atendimento

Os horários devem coincidir com os dos donos, também é importante que haja a opção de atendimento 24 horas em caso de emergências graves.

Instalações

A clínica veterinária deve, em primeiro lugar, ser limpa. Além disso, deve contar com espaços amplos para os bichos de estimação. É importante dispor de equipes necessárias para a realização de exames médicos como raios X, aparelhos para medir a pressão e para a realização de exames de laboratório.

Os donos dos bichos de estimação devem solicitar uma visita às instalações para verificar se o que é oferecido está de acordo com a realidade. Além disso, pode-se verificar se todas as instalações se encontram em bom estado de conservação, e se têm as condições sanitárias apropriadas para o atendimento dos bichinhos.

Serviços adicionais

Algumas clínicas veterinárias oferecem serviços como salão de beleza, adestramento, odontologia e creche para bichos de estimação. Esses serviços podem ajudar os donos a tomar a decisão a respeito da escolha do veterinário. Sempre é muito mais cômodo ter todos os serviços concentrados em um mesmo lugar, a cargo de uma equipe que já conhecemos e que está familiarizada com o bichinho.

Recomendações

Pedir referências é uma garantia. As pessoas costumam fazer isso quando procuram médicos, e é prudente fazer isso quando se trata de um veterinário que vai se encarregar da saúde do seu pet.

cão e veterinário

Em caso de mudança, é possível pedir uma recomendação ao antigo veterinário.

Sintomas de alerta

Alguns comportamentos do veterinário que devem deixar em alerta o dono do bicho de estimação são os seguintes:

  • Castigos. Os profissionais não usam esse tipo de técnica para corrigir o mau comportamento dos animais.
  • Diagnósticos errados.
  • Falta de limpeza no consultório.
  • Insegurança na hora de pegar o animal.
  • Falta de disponibilidade para se comunicar com o dono.
  • Prescrição de medicamentos sem a realização de testes ou exames prévios.

Diante de qualquer desses comportamentos, é recomendável mudar de profissional e experimentar outras opções. Trata-se de encontrar o veterinário ideal para nosso bicho de estimação.