Como escolher um presente para os bichos de estimação?
Escrito e verificado por a treinadora de cachorros Laura Huelin
As estatísticas dizem que poucos donos se preocupam em dar presente de aniversário ou Natal para os bichos de estimação. No entanto, se você for a minoria que quer agasalhar seu cão ou hamster, podemos dar algumas ideias de como acertar no ponto com qualquer presente para bichos de estimação:
Como escolher um presente para bichos de estimação
Antes de escolher um presente para um bicho de estimação, temos que levar em consideração alguns aspectos básicos do senso comum:
- Esse presente é seguro? Vai lhe fazer mal?
- Ele precisa desse presente ou há outro que pode ser mais necessário?
- Ele vai gostar do presente?
Não deveríamos nunca dar de presente algo que fosse fazer mal ou desagradar nosso bicho de estimação. Por exemplo: uma comida deliciosa, mas indigesta; uma viagem em que ele se esgotasse fisicamente ou uma coleira que machucasse não são presentes: são castigos e são desagradáveis para eles. Se quisermos dar um presente temos que estar certos de que é para ele aproveitá-lo.
Na verdade, às vezes, nos sentimos tentados a dar-lhes de presente grandes objetos muito atraentes para os olhos humanos, mas muito pouco interessantes para o animal: objetos plásticos, comida muito doce ou insossa, cores gritantes…
E cabe ressaltar que costumam ser mais interessantes para os nossos bichos de estimação aquelas coisas boas para morder, que apresentam diferentes texturas e cores não muito agressivas.
Antes de mais nada, devemos priorizar as necessidades de nossos bichos de estimação antes do atrativo visual que possa ter qualquer presente que lhes dermos. Por exemplo: um hamster vai aproveitar indiscutivelmente mais uma gaiola nova com espaço maior do que uma bola, pois ele vai passar mais tempo na gaiola.
E se ao invés de dar de presente um pacote de biscoitos para cães pensarmos em mudar sua ração para uma de melhor qualidade ou mais saborosa? Enfatizamos que as necessidades são mais importantes que os objetos.
Cinco ideias de presente para bichos de estimação: necessidades básicas
Quando as necessidades básicas são atendidas, nossos bichos de estimação ficam mais felizes e saudáveis. Talvez eles possam desfrutar mais de uma melhora nesse sentido do que um brinquedo novo:
- Uma ração de melhor qualidade
- Ossos ou chifres especiais para roer (cães)
- Uma gaiola mais ampla (roedores e pássaros)
- Um filtro melhor (peixes)
- Um poste para arranhar mais alto e com esconderijos (gatos)
Cinco ideias para bichos de estimação: objetos para bichos de estimação
Sempre há objetos que seu bicho de estimação vai aproveitar, que sejam mais úteis e construtivos do que uma bola para jogar ou um laser para perseguir. Há muitas opções que atendem aos gostos de cada espécie:
- Uma correia mais longa e um peitoral novo (cão)
- Uma rede para janela (gato)
- Uma cama nova e mais confortável
- Barrinhas de cereal para roer (roedores)
- Uma caverna (pássaros)
Cinco ideias de presente para bichos de estimação: objetos para o ser humano
Quando seus donos estão mais contentes e motivados, os bichos de estimação retribuem. Talvez possamos presentear o dono do animal, e não o animal em si, dando-lhes algo que seja bom para os dois:
- Uma escova nova
- Um livro sobre adestramento com reforço positivo
- Quebra-cabeças, plumas ou outros jogos para compartilhar
- Um livro sobre adestramento com clicker
- Uma vaga em um workshop sobre passeios ou jogos relaxantes
Cinco ideias de presente para bichos de estimação: os que não são objetos
Os presentes também não têm que ser objetos concretos. Existem presentes abstratos que podem ser muito mais valiosos do que qualquer outro objeto, pois podemos melhorar a vida de nossos bichos de estimação com presentes abstratos, mas que sejam úteis.
Alguns podem não gostar de cara (qual cão desfrutaria de uma ida ao veterinário?), mas podem ter muitos efeitos positivos no futuro do animal. Assim, a prevenção e a melhora na qualidade de vida repercutem na família toda.
- Aulas de obediência básica
- Vales para ir ao veterinário
- Uma visita a um novo parque para cães maior
- Uma sessão de spa em um ambiente com pouco estresse
- Começar a comprar frutas e verduras de uma quitanda melhor do que a de costume (para quem tem animais como coelhos e roedores de estimação)
Você faz parte de uma minoria que sabe que cuidar dos seus bichos de estimação e demonstrar-lhes carinho não é prejudicial e melhora a relação entre ambos. Siga as medidas de segurança básicas, não se deixe levar pelas cores gritantes dos brinquedos nos Pet Shops, e pense sobre o que seu bicho de estimação desfrutaria.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.