Como evitar que as aves danifiquem seu jardim

· dezembro 28, 2018
Os procedimentos recomendados não são tóxicos, por isso, em nenhum caso, irão causar danos às aves, e se destinam apenas a assustar.

As aves são animais lindos que desempenham um papel fundamental no equilíbrio de seus ecossistemas. No entanto, a presença delas em jardins, pomares ou campos produtivos é geralmente um verdadeiro desafio.

Elas podem danificar algumas plantas, podendo até gerar perdas econômicas. Portanto, hoje, falaremos sobre como evitar que as aves danifiquem seu jardim.

O que pode ser feito contra esses pequenos invasores? Nós o convidamos a aprender alguns truques para evitar que as aves não causem danos ao seu jardim ou horta.

Dicas para afugentar aves de pequenos jardins ou hortas

Felizmente, mais e mais pessoas decidem ter seu próprio jardim ou horta, para cultivar organicamente sua própria comida.

Muitos priorizam a estética e decoram a casa com flores e plantas artesanais, sem aditivos químicos.

Além disso contribuir para preservar o meio ambiente, é um excelente investimento em qualidade de vida.

Na prática, a manutenção dessas “áreas verdes” pode ser complicada quando há uma grande população de pombos ou de outras aves.

Aqui estão algumas dicas para evitar que as aves danifiquem seu jardim.

Espantalhos com ultrassom

Atualmente, podemos encontrar vários dispositivos que combatem a presença de insetos, aves e camundongos através da emissão de frequências de ultrassom.

Embora este método seja imperceptível para os ouvidos humanos, geralmente é muito eficaz na remoção de animais indesejados.

Além disso, devemos notar que esses dispositivos são seguros para nossos animais de estimação.

Aves no jardim

Repelentes visuais para aves

Já existem repelentes visuais disponíveis no mercado. Porém, é possível usar soluções caseiras e econômicas para evitar que as aves danifiquem seu jardim.

Uma opção simples e eficaz é pendurar um ou dois CDs nos arredores da área verde para afugentá-los.

Ao refletir a luz solar e dar a impressão de movimento, eles impedem que as aves se empoleirem em suas plantas.

Outra estratégia é colocar uma coruja artificial como um espantalho visual em seu jardim. Nas lojas de jardinagem encontramos bonecos em forma de corujas – que podem ser de plástico ou tecido – que podem fazer isso.

Essas mesmas empresas oferecem moinhos de vento ou outros objetos móveis que impedem que as aves se empoleirem em seu jardim.

Também é possível optar pelos espantalhos tradicionais, nos quais podemos adicionar alguns CDs ou moinhos de vento para melhorar sua eficácia.

No entanto, graças ao seu tamanho grande, eles geralmente são recomendados para campos produtivos ou pomares com grandes dimensões.

Gel repelente

Nas lojas de jardinagem também estão disponíveis alguns géis repelentes para aves. É um produto simples e eficaz em muitos casos.

Este gel pode ser aplicado em superfícies (como cornijas ou balaústres de sacadas), mas não em plantas. Seu efeito não é tóxico para as aves, mas as afasta, porque o contato com o gel é desagradável.

Se tivermos animais de estimação ou crianças em nossa casa, devemos tomar muito cuidado para evitar que o gel seja ingerido.

Embora o produto não seja tóxico ao simples toque, seu consumo pode ser muito prejudicial à saúde humana e animal.

Sacos repelentes para aves

Outra opção relativamente barata são os saquinhos repelentes, que podem ser pendurados nos galhos para espantar as aves.

Mais uma vez, não é um produto tóxico ou letal para as aves. Simplesmente emite odores desagradáveis ​​para evitar que aves se aproximem do jardim.

Passarinho comendo em um saquinho

Dicas adicionais para evitar que as aves danifiquem seu jardim

Para aqueles que têm uma horta ou jardim de grande proporção, alguns dos métodos acima podem ser difíceis de aplicar.

Mas os tradicionais espantalhos ou corujas gigantes geralmente se mostram eficazes também nos campos produtivos.

Aqui estão algumas dicas adicionais para preservar a integridade de suas culturas:

  • Malhas de proteção: às vezes, simplesmente cobrir nossas plantas é a melhor maneira de preservar suas sementes e frutos. Essas telas de proteção são feitas com materiais de qualidade, para serem duráveis, de uso externo e resistentes a intempéries.
  • Canhões: os canhões do “espantalho” realizam pequenas detonações e operam a gás. O usuário pode escolher o volume mais adequado e programar a frequência das detonações. O barulho servirá para espantar as aves e impedir que elas consumam os frutos e sementes.

O propósito do nosso conselho é evitar que as aves danifiquem seu jardim e, também, que não coloquem em risco sua própria vida.

Portanto, os métodos acima mencionados não são tóxicos e não causam danos à saúde das aves.