Como evitar que o cão faça suas necessidades na cama

· março 15, 2018

Esse comportamento por parte do cão é responsabilidade do proprietário, na maioria dos casos. Por isso, é necessário que o dono tenha uma liderança sólida para evitá-lo. Saiba como evitar que o cão faça suas necessidades na cama.

Os cães são considerados os melhores animais de estimação por muitas pessoas. São muito sentimentais e se conectam facilmente aos seus donos. Porém, às vezes, essa relação pode ser dificultada, pois o dono não consegue evitar que o cão faça as necessidades na cama.

O dono é responsável

Na maioria dos casos, esse comportamento por parte do cão é responsabilidade do proprietário. Geralmente, os donos humanizam seus animais, mas é preciso lembrar que eles são acostumados a viverem em matilhas.

Os cães funcionam em sociedades hierarquizadas. Isso significa que um líder fica encarregado de guiar e fixar as regras a serem seguidas pelo resto da matilha. Por esse motivo, é necessário que o ser humano tenha uma liderança sólida para evitar que o cão faça suas necessidades na cama.

A tarefa de adestrar o cão com hábitos higiênicos adequados é um trabalho que importa mais ao dono do que ao animal. É difícil conviver com um ser que faz suas necessidades por toda a casa, por isso que se busca ensiná-lo a se aliviar fora dela.

O que faz com que seu cão faça as necessidades em sua cama?

As razões pelas quais o cão faz as necessidades em sua cama são diversas. Veremos as mais comuns:

  • Mudanças na alimentação.
  • Acidentes dentro da casa, que é mais frequente com filhotes.
  • A administração de algum remédio que causa incontinência.
  • Incontinência ligada a um comportamento submisso. Isso faz com que o cão faça suas necessidades quando algo lhe emociona muito.
Filhote de cachorro sobre tapete higiênico

Há situações nas quais os cães não sabem o lugar certo para urinar. Há também a possibilidade de estarem marcando território – a causa mais frequente – ou que estejam com algum problema de saúde, como infecções, ansiedade, etc.

O que fazer para evitar que o cão faça suas necessidades na cama?

Para resolver esse problema, deve ser estabelecida uma série de rotinas. Essas medidas podem ser:

  • Comer sempre antes que o cachorro, para ensinar-lhe hierarquia.
  • Sair sempre antes que o cachorro pela porta da casa, para que ele saiba que você é o líder.
  • Passear pelas ruas e parques da cidade sempre ao lado do cão.
  • O cão deve ter uma cama e dormir nela, enquanto o dono dorme na sua.
Cachorro passeando com o dono

Recomendações para evitar que o cão faça suas necessidades na cama

Sugere-se levar em consideração as seguintes recomendações:

  • A primeira coisa é não gastar energia reclamando. É melhor corrigir positivamente o comportamento ou os animais se tornarão mais suscetíveis e o repetirão. É aconselhável premiá-lo quando ele fizer as necessidades no lugar correto.
  • Limpe e lave tudo o que estiver sujo. Para isso, recomenda-se o uso de produtos de limpeza à base de enzimas, colocados diretamente sobre a mancha. Depois disso, os lençóis e a caminha devem ser limpos.
  • Vá ao veterinário. Especialmente se a incontinência for por causa de um medicamento, mudanças na alimentação ou se você suspeitar de algum problema de saúde.
  • Passeie rotineiramente, sem muito espaço de tempo entre cada passeio. Isso é muito importante, pois você pode premiá-lo quando fizer as necessidades fora de casa.
  • Quando chegar em casa, fale com ele com paciência e tranquilidade. Isso pode resolver o problema, principalmente se for um filhote.
  • Estabeleça estilos de vida saudáveis. Ofereça uma alimentação balanceada e incentive-o a praticar exercícios, como correr, caminhar, brincar, etc.
  • Estimule sua mente adequadamente. Essa medida é destinada a dar mais tranquilidade para o cão, diminuindo a ansiedade e o estresse. O uso de brinquedos que reduzam a ansiedade pode ajudar, conforme recomendado por veterinários.

Tradições ancestrais

Lobos e cães, desde filhotes, têm o instinto de deixar a toca para fazerem suas necessidades. Dessa forma, podem manter seus aposentos limpos, além de afastarem inimigos, impedindo que os odores atraiam outros animais.

Esses costumes antigos devem ser usados ​​a favor do dono. É necessário aproveitar esse instinto para garantir uma conduta adequada, pois evitará que o cão faça suas necessidades em sua cama.

Para que o cão aprenda condutas adequadas, é importante que o dono participe de sua educação. O cão não faz suas necessidades em sua cama por raiva, vingança, nem nada parecido. Os cães não têm esse tipo de pensamento.

A questão do filhote fazer suas necessidades na cama representa um problema complexo. As causas são muito diversas. Mesmo que alguns casos sejam de difícil solução, eles podem ser solucionados com paciência, vontade e esforço.