Dicas para evitar que seu cachorro faça xixi dentro de casa

Embora o nosso bicho de estimação seja parte da nossa família, ele deve se comportar da melhor maneira possível. Muitas vezes não sabemos como ensinar-lhe certos hábitos, e acabamos colocando-o de castigo quando faz alguma coisa errada sem se dar conta. Por isso, neste artigo daremos a você algumas dicas de como evitar que o seu cachorro faça xixi dentro de casa.

É possível evitar que o seu cachorro faça xixi dentro de casa?

O primeiro e mais importante ponto é entender o porquê de o animal fazer as suas necessidades no lugar errado. Caso se trate de um filhote, é porque não aprendeu ainda a controlar a sua evacuação. No caso de um cão adulto, a situação é diferente. Isso porque pode ter vários motivos, desde o nervosismo ao medo, passando pela ansiedade, ou, até mesmo, devido a sua necessidade de marcar território.

É fundamental entender bem que o adestramento na mais tenra idade é o mais recomendável, ao invés do castigo. Não é preciso dar uma bronca no animal, porque ele não vai entender que a almofada é nova, que o chão estava limpo, ou o que quer que você fale. Simplesmente você tem que falar um “não” firme e contundente para que ele saiba que fez algo errado.

Além disso, no caso de filhotes, você deve pôr em prática a técnica de ignorá-lo por alguns minutos depois de dar a bronca nele. Dessa forma, o cão vai entender que você está chateado e que ele se comportou muito mal. Se, ao contrário, ele parar de urinar dentro de casa e prestar a atenção no que você fala, aconselhamos que você lhe premie com algum brinquedo, guloseima ou, até mesmo, muitos mimos.

Se você não tiver espaço externo e o cachorro passar muitas horas sozinho trancado dentro de casa, você vai precisar delimitar uma área onde ele possa fazer as suas necessidades. Da mesma maneira que os gatos, também existem “caixas de areia” para cães. Algumas delas têm até grama artificial, por exemplo.

Se você for para a casa de outra pessoa, ou durante os primeiros dias de adestramento, é fundamental que o mantenha sob vigilância e que preste muita atenção no comportamento dele. Se perceber que ele está farejando muito um lugar, ou que está a ponto de fazer xixi (levantando a pata ou se agachando), dê uma bronca nele antes que ele faça xixi.

Conselhos para que seu cachorro faça xixi no lugar adequado

Ter paciência é a chave nesses casos. Mesmo que você não tenha muito tempo para dedicar ao seu cachorro, é fundamental que, pelo menos, preste atenção nele, durante os primeiros momentos de convivência com o bichinho. Cada animal leva um tempo para aprender, não o force nem o castigue, se ele não conseguir aprender logo.

Os cães não fazem xixi seguindo uma lógica ou um raciocínio. Simplesmente, veem um lugar que lhes parece adequado e então fazem as suas necessidades. Obviamente, eles vão querer manter limpo o local reservado para eles (por isso é menos provável que façam xixi em sua própria cama), e, por isso vão buscar um local adequado longe das coisas deles.

Alguns conselhos para evitar que o seu cachorro faça xixi dentro de casa:

1. Use uma caixa de transporte de cachorro

Você deve trancar seu bicho de estimação, enquanto lhe ensina que deve esperar para sair à rua para fazer suas necessidades. Com a ajuda de uma jaula ou caixa de transporte, você vai evitar que o animal faça xixi em casa, pois ele só vai poder fazer suas necessidades quando você abrir a portinha (isso não é recomendável se você mora em um condomínio). O tamanho desse “meio de transporte” deve ser suficientemente grande para que o cão possa se deitar e dar a volta. Se você não quiser fazer isso, pode levá-lo com uma coleira, a mais curta possível, e bem grudada a você. Assim, ele não vai conseguir se agachar nem levantar a pata para fazer xixi em qualquer lugar.

 2. Fique de olho nele por 15 minutos

Você sabia que os filhotes costumam evacuar até 15 minutos depois de comer, beber, acordar, brincar ou correr? Depois dessas atividades, recomendamos que você fique de olho nele para evitar que ele faça xixi em qualquer lugar. E se for possível, leve-o para passear nesse intervalo de tempo.

3. Delimite uma área onde ele possa fazer suas necessidades

Se você não for ficar em casa todo dia, não vai querer que o animal aguente ficar sem urinar ou defecar. Portanto, deve escolher uma área onde ele possa fazer as suas necessidades sem problema. Como conseguir fazer com que o cachorro também seja capaz de escolher o local? Jogue algumas gotas da urina dele para que o animal reconheça o local como seu território. Depois de realizadas as suas atividades, leve-o para lá, para que ele saiba que é ali onde deve evacuar.

O que você acha desses conselhos sobre como evitar que o seu cachorro faça xixi dentro de casa? Qual deles você vai seguir?