Quais raças de cães são as mais inteligentes?

agosto 17, 2017

O cão é um animal inteligente. Isso ninguém pode negar. Mas dentre as diferentes raças de cães, há umas mais inteligentes que outras. Hoje te contamos sobre elas e, ainda que não tenha um animalzinho, talvez queira adotar alguma raça ou encontre a do cão de seu amigo na lista.

É curioso que, das raças de cães inteligentes que trazemos hoje, quase todas são de grande porte. Isso não é algo que esteja comprovado cientificamente, mas, quem sabe?

As raças de cães mais inteligentes

Pastor ganadero australiano

Um cachorro de médio a grande porte, podendo pesar entre 15 e 25 quilos. É treinado para conduzir o gado, daí a origem de seu nome. E é devido a sua inteligência que leva toda a vida fazendo esse trabalho.

Com o objetivo de fazer seu trabalho de maneira perfeita, é treinado como cão de mordida. Isso consiste em fazer com o que essa espécie morda o gado de maneira firme, mas sem causar nenhum dano, para o caso de tentativa de fuga de algum animal.

Rottweiller

A má fama que esses cães ganharam não foi por culpa deles, mas pelo mau adestramento feito por muitos donos. Seu peso pode chegar a 55 quilos.

É uma raça alemã caracterizada por possuir uma inteligência sublime, ideal para ser treinado para diferentes atividades. É usado como cão de carga, de defesa e como cão de polícia.

Papillon

Um dos pequeninos da lista, se caracteriza por sua delicadeza, além de sua inteligência.

Seus sentidos auditivos são bastante desenvolvidos e isso o ajuda a entender com muito mais facilidade o treinamento que recebe.

Labrador

Não há dúvida de que esse é um dos cães mais inteligentes que existe. A prova disso é o adestramento que muitos recebem para se tornarem cães-guia, policiais ou de resgate, entre outros.

É obediente, amoroso e paciente. Uma mistura de qualidades únicas que o fazem ser tão especial.

Doberman

Um animal que, devido a sua inteligência, é treinado para ser cão de polícia, vigia ou guardão. É dócil, apesar de sua aparência feroz, e portanto, treiná-los é simples e rápido.

Apesar de muitas pessoas acreditarem ser uma raça agressiva, isso se deve ao mau adestramento. Na verdade, é tão dócil e obediente que tem sido usado até mesmo em terapias para ajudar pacientes.

Golden Retriever

Esse cão muito parecido com o labrador é muito inteligente e, por isso, é treinado como cão de resgate, detector de drogas e cão-guia. Além disso, também é capaz de recuperar animais feridos em caças, já que possuem bastante sensibilidade para arrastá-los sem machucá-los.

Pastor alemão

Não podia faltar em nossa lista o rei dos cães inteligentes. O pastor alemão é um dos mais espertos do mundo e demonstra isso a partir da sua capacidade de aprender qualquer trabalho que lhe seja dado.

Cão de polícia, antidrogas, terapias para crianças, e mais um milhão de coisas.

Poodle

Esse é outro pequenino da lista. Em listas similares a essa, está em segundo lugar, logo depois do Bordie Collie.

Sua inteligência é acentuada pelo seu alto poder de concentração, o que facilita o aprendizado e o desenvolvimento de atividades que lhe são atribuídas.

Essas são as raças de cães mais inteligentes. Caso esteja pensando em adotar, não pense muito e escolha já alguma dessas. Se encontrou seu animalzinho na lista, quanta sorte! Nem todos possuem o prazer e o privilégio de ter um cachorro inteligente.