Como evitar que seu animal se perca num passeio

· fevereiro 6, 2019
É verdade que todo animal de estimação corre o risco de ser perder na rua, mas você sempre pode tomar uma série de precauções para minimizar o risco. Como evitar que seu animal de estimação se perca num passeio? Descubra aqui!

Quando saímos para passear com nosso cachorro, um dos principais medos é que ele escape e não possamos alcançá-lo. O mesmo se sairmos de férias ou formos fazer uma caminhada. Nesse artigo, vamos dar dicas sobre como evitar que o seu animal se perca quando vocês saírem para passear.

Posso evitar que meu animal se perca?

Há muitos fatores que podem aumentar as chances de um animal de estimação se perder, portanto, como donos, devemos minimizar o risco.

É claro que devemos ter em mente que os animais podem às vezes agir de maneira “irracional” e, embora tomemos todas as precauções, alguns são muito habilidosos e podem escapar.

Algumas dicas que podem ser muito úteis para evitar que seu animal se perca durante uma caminhada são:

1. Esterilize-o

Uma das ocasiões em que os machos se perdem é quando correm em busca de uma fêmea no cio. Seu instinto é mais forte que anos de domesticação e aprendizado, por isso não importa o quanto você o adestrou. Se tiver a chance de acasalar, correrá quilômetros.

Para evitar que ele queira fugir ou se perder ao sair, a melhor opção é castrá-lo ou esterilizá-lo.Esse procedimento é muito simples e modifica completamente o comportamento do animal: ele será mais calmo, menos agressivo e mais obediente ao ar livre.

Filhote de husky siberiano no veterinário

2. Ensine-o uma chamada

Os treinadores indicam que este ‘comando’ deve ser ensinado quando o animal é um filhote e a prática deve ser mantida ao longo da vida.

Para obter o efeito desejado, é essencial não repreendê-lo quando ele tentar fugir, mas sim parabenizá-lo quando ele voltar para o seu lado.

Para começar, chame-o pelo seu nome quando for a hora do almoço ou durante a caminhada. Se você tirou a coleira e ele está correndo ou brincando alegremente, não o chame apenas para voltar para casa (com a coleira), pois, na próxima vez, o comando não funcionará. Dessa forma, ele assimilará o comando no final da diversão.

3. Trazer comida ou brinquedos

Uma excelente maneira de evitar que seu animal se perca é chamar sua atenção com algo que ele gosta muito.

Por exemplo, se sair correndo e não voltar quando chamado, use a técnica da comida (biscoitos , ração, petiscos) ou brinquedo (seu favorito ou algum barulhento).

Filhote de cachorro com brinquedo

Isso fará com que o animal sinta vontade de voltar para o seu lado para ganhar algo que gosta muito. Dessa forma, se ele fugir e você perdê-lo de vista, será mais fácil para ele atender a seu chamado.

4. Coloque uma plaquinha na coleira

Em muitas cidades, é obrigatório que os cães tenham um chip de identificação, mas, mesmo assim, é essencial que uma placa de identificação e um número de telefone estejam pendurados na coleira. Isso não impedirá seu animal de se perder, mas ajudará você a encontrá-lo.

5. Deixe-o solto em espaços confinados ou fechados

Se você está levando seu animal de estimação ao parque, é bom que ele seja cercado, para que assim nenhum animal escape.

Cachorros correndo no parque

Também é uma boa ideia caso você queira remover a coleira para que ele corra livremente, faça isso em um espaço menor. Isto é, não em todo o parque, mas em uma parte. Isso reduzirá as chances de o animal se perder.

6. Crie um vínculo

Devemos entender e lembrar que nosso cachorro é nosso amigo e, portanto, é fundamental cuidar dele como ele merece.

Se pudermos criar um vínculo forte com nosso cão, haverá menos chance de ele tentar escapar do nosso lado.

Brincar, dar amor e atenção às suas necessidades são as melhores ferramentas que temos disponíveis para minimizar a possibilidade de que o animal de estimação se perca.

A comunicação visual é essencial, por isso devemos ensiná-lo olhar em nossos olhos. Dessa forma, vamos capturar sua atenção quando necessário.

Seguindo todas essas dicas, você minimizará o risco de seu animal se perder quando sair para uma caminhada.