Como fazer com que seu cão te respeite desde filhote

· julho 23, 2018
Em primeiro lugar, você deverá ter empatia pelo animal de estimação, pois ele pode ter experimentado traumas que apresentará em certos comportamentos. No entanto, você terá que ser firme, evitar punições e usar reforço positivo.

Uma boa educação em tenra idade é a base do futuro relacionamento com seu animal de estimação. Para que vocês dois possam se entender e viver juntos, é importante estabelecer limites claros para um filhote. Dessa forma, seu cão poderá te respeitar quando adulto.

Dicas para donos novatos de filhotes

Um filhote geralmente leva entre 4 e 6 meses para completar seu treinamento. Quando nos referimos ao ‘treinamento’ do animal, estamos falando dele aprender a fazer suas necessidades fora de casa e entender o que seu dono pede, para poder realizar a ordem.

Acredite ou não, o tamanho é um fator determinante para o período que uma pessoa leva para treinar seu animal de estimação. Um cão de raça de pequeno porte, por exemplo, terá uma bexiga menor e precisará de mais saídas do que um cão maior, pelo menos para ir ao banheiro.

As condições de vida anteriores do animal também influenciarão. Um filhote de cachorro que esteve em um ambiente violento, ou que experimentou experiências traumáticas, tenderá a se comportar defensivamente no início de seu relacionamento.

filhote de labrador

Tente dar espaço e deixar que ele se acostume com você. A pior maneira de tratar um cão com estresse pós-traumático é forçá-lo a fazer algo que ele não quer fazer.

Você pode encontrar velhos hábitos que seu filhote incorporou em sua casa anterior e que não combinam com seu estilo de vida. Não tente forçar uma mudança. Tente entender os motivos que o levam a se comportar dessa maneira e ensine-o os benefícios de um comportamento diferente. Isso pode ser feito através de prêmios ou afagos.

O que fazer quando seu filhote estiver em casa

Dada a natureza curiosa dos animais jovens, primeiro tente estabelecer um espaço delimitado onde o filhote possa ficar calmo. Você pode conseguir isso colocando portas na cozinha. Outra medida importante é montar um espaço próprio para ele. Já a comida e água devem permanecer em um cômodo separada da casa.

O mais importante é valorizar a importância de estímulos positivos na educação de seu filhote. Em vez de ensinar-lhe as consequências de suas ações de forma clara, tente ensinar-lhe o que é mais benéfico para ele com prêmios ou carícias.

filhote de beagle

Se seu cão começar a latir, ficar inquieto ou cheirar a porta da frente da casa, ele provavelmente precisa sair para se aliviar. Portanto, tente prestar atenção a esses sinais. Assim, poderá evitar possíveis reações dele que te incitarão a punir seu animal de estimação.

O que não fazer no caso de seu filhote se comportar mal

A atitude que mostramos quando nosso animal de estimação comete um erro é crucial para que ele não sinta medo de nós e que nos respeite. Essa distinção é muito importante.

  • Se o seu filhote fizer suas necessidades dentro de casa, não o castigue. Ele está aprendendo e ter medo de algo tão natural é desnecessário.
  • Se você encontrar danos causados por ele em sua casa, sem ter visto como seu cão fez isso, não o castigue. O filhote não poderá associar tal dano com sua reação e não entenderá o que ele fez de errado.
  • Quando tiver um incidente em casa, relacionado às suas necessidades, limpe o local da melhor maneira possível. Isso para que o filhote não o use novamente da mesma maneira.

Um treinamento baseado em reforços positivos também fortalecerá seu vínculo com seu cão e fará com que ele associe o que você deseja que ele faça com sentimentos agradáveis.