Logo image
Logo image

Como limpar as orelhas de um gato

4 minutos
Como limpar as orelhas de um gato
Última atualização: 01 maio, 2018
Os felinos são muito limpos, mas existem algumas áreas do corpo que obviamente não podem acessar. Nesse caso, é possível darmos uma mãozinha ao nosso animal. Para limpar as orelhas de um gato em casa podemos usar uma gaze umedecida. Apesar disso, a melhor opção é um spray que pode ser comprado nos veterinários. Se durante a limpeza você notar alguma infecção na orelha de seu animal, procure um veterinário.

Todos nós sabemos que, na hora de tocar o nosso gato, se não for para acariciá-lo, é provável que ele se revolte. Por isso, é tão difícil realizar a higiene nos locais em que ele mesmo não pode fazer. Mas relaxe, pois vamos ajudá-lo e explicar como limpar as orelhas de um gato da melhor forma possível.

Por que você deve limpar as orelhas de um gato

Você já sabe que os gatos são independentes e autossuficientes, especialmente naquilo que tem a ver com a higiene. Apesar disso, obviamente, as orelhas são uma área que eles não podem limpar sozinhos. É aí que você entra. Ter um animal é uma responsabilidade, que você já conhece e tem de estar ciente das necessidades do animal. Especialmente, daquelas que eles não podem resolver sozinhos.

A limpeza das orelhas do seu gato é extremamente importante porque essa área do corpo escondida, escura e úmida é foco de bactérias e parasitas. Eles podem causar doenças graves em seu gato. Portanto, estar ciente delas é vital para a boa saúde do animal.

Some figure

Por isso, não hesite em verificar os ouvidos do animal sempre que tiver oportunidade. Nunca passe um mês sem fazê-lo. Lembre-se de que você não deve colocar nada nos ouvidos do seu gato, como cotonetes, palitos com algodão ou algo estreito que possa machucá-lo.

Como limpar as orelhas de um gato

Siga estes passos para limpar as orelhas do seu gato, você vai ver como ele irá permitir o procedimento com calma. Dessa forma, você poderá realizá-lo de uma maneira simples e agradável para ambos:

Escolha o momento

Como já foi dito antes, se você for buscar o seu gato para colocá-lo em seu colo e examinar seus ouvidos, é provável que ele corra e se esconda para bem longe de você. Para evitar essa situação, é melhor esperar por um momento oportuno.

Por exemplo, uma boa ideia é tentar quando o gato for a sua procura para lhe dar abraços ou quando ele estiver com muito sono, mesmo dormindo. Examine os ouvidos nessas ocasiões. Verifique se eles estão sujos e onde. Além disso, lembre-se que esta é uma limpeza superficial, pois o interior da orelha deve ser verificado pelo veterinário.

Some figure

O melhor é um spray

Em clínicas veterinárias, você pode adquirir um spray ou solução para limpar as orelhas do seu animal de estimação. Escolha um que você considere apropriado e aplique uma gota ou borrife um pouco no ouvido do animal. Quando o gatinho sentir o líquido, ele levantará e moverá a cabeça. Não se preocupe, é ótimo que ele faça isso. Afinal, dessa forma, o líquido vai se espalhar por toda parte, favorecendo o seu desempenho na limpeza.

Limpe com gaze

Agora, é hora de finalizar o procedimento. Com uma gaze umedecida, limpe os ouvidos do seu gato para retirar o produto. Isso irá retirar a sujeira que estava acumulada. Tente fazê-lo com cuidado e sempre com um dos seus dedos envolvido pela gaze, não introduza nenhum objeto. Lembre-se de não ir muito longe no canal auditivo, pois, é uma área muito delicada que você não deve tocar. 

Reforço positivo

Nós sempre lhe dissemos que o melhor procedimento com os animais é o reforço positivoSe você tentou fazer tudo com afeição para seu animal se sentir bem, certamente ele aceitou que você o tocasse e limpasse seus ouvidos.

Agora, é hora de oferecer um prêmio. Ele se comportou como um campeão e merece isso. Dê-lhe um presente, acaricie-o e diga-lhe como você está orgulhoso dele e quão bem ele se comportou.

Como você pode ver, limpar as orelhas do seu gato não é difícil se você seguir estas dicas. Claro, mesmo que o animal não goste no início, ele vai apreciar isso mais tarde. Afinal, vale a pena cuidar da saúde de nossos amigos de quatro patas.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.