Como limpar as orelhas de um gato

maio 1, 2018
Os felinos são muito limpos, mas existem algumas áreas do corpo que obviamente não podem acessar. Nesse caso, é possível darmos uma mãozinha ao nosso animal. Para limpar as orelhas de um gato em casa podemos usar uma gaze umedecida. Apesar disso, a melhor opção é um spray que pode ser comprado nos veterinários. Se durante a limpeza você notar alguma infecção na orelha de seu animal, procure um veterinário.

Gatinho filhote

Por isso, não hesite em verificar os ouvidos do animal sempre que tiver oportunidade. Nunca passe um mês sem fazê-lo. Lembre-se de que você não deve colocar nada nos ouvidos do seu gato, como cotonetes, palitos com algodão ou algo estreito que possa machucá-lo.

Como limpar as orelhas de um gato

Siga estes passos para limpar as orelhas do seu gato, você vai ver como ele irá permitir o procedimento com calma. Dessa forma, você poderá realizá-lo de uma maneira simples e agradável para ambos:

Escolha o momento

Como já foi dito antes, se você for buscar o seu gato para colocá-lo em seu colo e examinar seus ouvidos, é provável que ele corra e se esconda para bem longe de você. Para evitar essa situação, é melhor esperar por um momento oportuno.

Por exemplo, uma boa ideia é tentar quando o gato for a sua procura para lhe dar abraços ou quando ele estiver com muito sono, mesmo dormindo. Examine os ouvidos nessas ocasiões. Verifique se eles estão sujos e onde. Além disso, lembre-se que esta é uma limpeza superficial, pois o interior da orelha deve ser verificado pelo veterinário.

Gato no veterinário

O melhor é um spray

Em clínicas veterinárias, você pode adquirir um spray ou solução para limpar as orelhas do seu animal de estimação. Escolha um que você considere apropriado e aplique uma gota ou borrife um pouco no ouvido do animal. Quando o gatinho sentir o líquido, ele levantará e moverá a cabeça. Não se preocupe, é ótimo que ele faça isso. Afinal, dessa forma, o líquido vai se espalhar por toda parte, favorecendo o seu desempenho na limpeza.

Limpe com gaze

Agora, é hora de finalizar o procedimento. Com uma gaze umedecida, limpe os ouvidos do seu gato para retirar o produto. Isso irá retirar a sujeira que estava acumulada. Tente fazê-lo com cuidado e sempre com um dos seus dedos envolvido pela gaze, não introduza nenhum objeto. Lembre-se de não ir muito longe no canal auditivo, pois, é uma área muito delicada que você não deve tocar. 

Reforço positivo

Nós sempre lhe dissemos que o melhor procedimento com os animais é o reforço positivoSe você tentou fazer tudo com afeição para seu animal se sentir bem, certamente ele aceitou que você o tocasse e limpasse seus ouvidos.

Agora, é hora de oferecer um prêmio. Ele se comportou como um campeão e merece isso. Dê-lhe um presente, acaricie-o e diga-lhe como você está orgulhoso dele e quão bem ele se comportou.

Como você pode ver, limpar as orelhas do seu gato não é difícil se você seguir estas dicas. Claro, mesmo que o animal não goste no início, ele vai apreciar isso mais tarde. Afinal, vale a pena cuidar da saúde de nossos amigos de quatro patas.