Como limpar os olhos do seu cão

fevereiro 8, 2019
Os olhos do cão devem permanecer sempre limpos, mas esta é uma tarefa que deve ser feita com cuidado. 

Se você está constantemente preocupado com a limpeza dos olhos do cão, provavelmente é porque você observa muitas secreções dentro dos olhos ou ao redor deles. A primeira coisa que você deve fazer é certificar-se de que essa “sujeira” não está sendo causada por um problema médico.

Independentemente de como forem os olhos do cão, eles devem permanecer sempre limpos. Alguns cães tendem a ter mais sujeira do que outros. A estes, especialmente, devemos prestar mais atenção; mas não devemos negligenciar os cães cujos olhos não parecem tão sujos.

Em qualquer caso, embora seja verdade que muitos cães simplesmente têm um fluxo ocular excessivo, também pode ser um sinal de algo mais sério. Se, juntamente com as secreções, você vir vermelhidão, abundância de remelas e / ou inflamação, você deve ir ao veterinário; especialmente se houver sangramento, porque isso pode ser um sinal de uma infecção ocular ou de algum outro distúrbio sério.

limpar os olhos do cão

Passos para limpar os olhos do cão

Caso não haja nenhum problema médico, a limpeza dos olhos do cão pode ser feita em casa sem qualquer problema. Para remover a sujeira geral nos olhos, limpe suavemente a borda dos olhos com uma gaze limpa embebida em soro fisiológico.

Lenços para os olhos, feitos especificamente para cães, também podem ser usados, mas geralmente não são necessários. Em qualquer caso, é importante limpar todo o olho, mas nunca diretamente a superfície do olho, ou seja, o globo ocular.

Se houver sujeira ou detritos diretamente dentro do olho do cão; o que você precisa fazer é enxaguar com uma lavagem dos olhos. 

Existem soluções específicas para cães; mas salinas fisiológicas também podem ser usadas.

cuidar dos olhos do cão

Para lavar os olhos do cão, coloque o recipiente com o enxague ocular ou soro fisiológico perto do olho, mas nunca dentro, e aperte o recipiente com cuidado para que o líquido saia. O recipiente deve ser inclinado para baixo, pois isso facilitará a saída do líquido e arrastará a sujeira do olho.

Como isso pode ser estressante para o cão, mantenha a calma e dê uma recompensa quando acabar. Caso seja difícil realizar essa tarefa de limpar os olhos; você pode ir a um cabeleireiro canino ou até mesmo o veterinário, para que eles cuidem dele.

O momento ideal para lavar o rosto e os olhos do cão é na hora do banho, mas nem sempre é possível esperar. A limpeza dos olhos é um processo bastante simples e a frequência com que deve ser feita não foi estabelecida. Apenas observe seu cão e limpe seus olhos sempre que necessário.

como-limpar-olhos-cães

Manchas de lágrima na pele clara

Se a pelagem do cão é branca ou muito clara, o animal pode ficar suscetível a manchas de lágrimas. Essas manchas ocorrem quando o acúmulo de líquidos nos olhos descolore o pelo que está sob eles, deixando-os com um tom marrom ou vermelho.

Raças com Poodles, Cocker Spaniels ou Shih Tzus estão suscetíveis ao excesso de umidade em seus olhos; porque seus pelos grossos, muitas vezes irritam os olhos. É importante eliminar essas manchas o mais rápido possível, pois elas podem ser um terreno fértil para bactérias se permanecerem úmidas por muito tempo.

Se a limpeza de rotina com um pano úmido não remover as manchas, existem soluções especialmente projetadas para essa condição. Você também pode fazer um limpador caseiro para remover manchas de lágrimas. Misture partes iguais de amido de milho e peróxido de hidrogênio e aplique a solução no pelo do cão, sem deixar que entre em contato direto com os olhos.

Se esta solução não for suficiente, misture ácido bórico e amido de milho e evite também o contato com os olhos do cão. Deixe a mistura secar por algumas horas e depois enxágue bem com água morna.

A melhor maneira de evitar essas manchas de lágrimas e o risco que elas envolvem é a prevenção. Existem muitos produtos no mercado para evitar a formação de manchas de lágrimas. Consulte o seu veterinário sobre alguns produtos específicos, de acordo com as necessidades do seu cão.

Mellersh, C. S. (2014). The genetics of eye disorders in the dog. Canine Genetics and Epidemiology. https://doi.org/10.1186/2052-6687-1-3